
Dei ao presente blog o nome Suaveolens, derivado de Hyptis suaveolens, nome botânico do “Bamburral”, uma planta cheirosa e medicinal que invade os campos brasileiros. Uma homenagem à planta e ao significado dela, por ter marcado com seu perfume a nossa infância encantada.
O presente blog foi inspirado em três outros, relacionados à cidade de Ipueiras, no Ceará: o Primeira Coluna, o Ipueiras e o Ethos-Paidéia. O primeiro gerido por Carlos Moreira e os dois outros por Marcondes Rosa Sousa, editores responsáveis abertos ao intercâmbio “interblogs”. Com eles aprendi sobre blogs.
A criação do presente blog, teve o incentivo de duas ipueirenses ilustres: Maria de Lourdes Aragão Catunda (Dalinha Catunda) e Tereza Melo Mourão. A primeira, escritora e poetisa de nomeada e a segunda, também membro da nobreza ipueirense, filha do histórico e saudoso prefeito da cidade, Francisco Soares Mourão (Tim Mourão). Convidei-as para serem co-gestoras do blog Suaveolens.
Este blog abrigará contribuições literárias variadas (crônicas, poesias, “causos”...), preferencialmente sobre o Nordeste Brasileiro e as plantas medicinais. Dita desta forma a proposta parece restrita, mas discriminar não é a nossa intenção, mesmo porque os temas “Plantas Medicinais” e “Nordeste Brasileiro” são bastante ecléticos, comportando diversos enfoques. Contribuições relevantes mesmo fora destes temas, serão aceitas com prazer. O gestor deverá convidar autores mediante peças originais ou importação de peças já publicados em outros blogs, promovendo-se assim um saudável intercâmbio. Além disso, links de outros blogs a este relacionados, poderão ser aqui expostos. Para facilitar a edição e a leitura, sugere-se que as contribuições não ultrapassem oitocentas palavras.
Um abraço fraterno e votos de sucesso a todos.
Brasília DF, 27 de março de 2007.
Jean Kleber A. Mattos
Gestor