Suaveolens

Este blog foi criado por um cearense apaixonado por plantas medicinais e por sua terra natal. O título Suaveolens é uma homenagem a Hyptis suaveolens uma planta medicinal e cheirosa chamada Bamburral no Ceará, e Hortelã do Mato em Brasília. Consultora Técnica: VANESSA DA SILVA MATTOS

Minha foto
Nome:
Local: Brasília, Distrito Federal, Brazil

Cearense, nascido em Fortaleza, no Ceará. Criado em Ipueiras, no mesmo estado até os oito anos. Foi universitário de agronomia em Fortaleza e em Recife. Formou-se em Pernambuco, na Universidade Rural. Obteve o título de Mestre em Microbiologia dos Solos pelo Instituto de Micologia da Universidade Federal de Pernambuco. Também obteve o Mestrado e o Doutorado em Fitopatologia pela Universidade de Brasília. Atualmente é pesquisador colaborador da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária da Universidade de Brasília.

22.11.21

 


EXTRATERRESTRES EM BRASÍLIA

Por

Jean Kleber A. Mattos


Era 1979, um fim de semana. Eu estava passando em meu carro pela via paralela ao Centro de Convenções de Brasília quando vi o cartaz de um congresso: “Congresso Internacional de Ufologia de Brasília”. Falei para uma amiga que estava no banco do carona:

- Não vou perder esse !

De fato, praticamente passamos aquele fim de semana no Centro de Convenções.

O evento era coordenado pelo general Alfredo Moacir de Mendonça Uchoa, conhecido ufólogo brasileiro.

O congresso contemplava diversas abordagens extra-sensoriais, desde palestras sobre o hiperespaço e contatos extraterrestres em Abadiânia de Goiás, proferidas pelo general Uchoa, até aulas no curso sobre a energia da Pirâmides, proferidas pelo professor Eraldo Muller.

Grupos de jovens ufólogos brasileiros apresentavam em painéis, resultados de suas tentativas de avistamentos e contatos extraterrestres nos mais diversos rincões do país.

O cardápio era variado. Havia desfiles da “Moda do Futuro”, liderados por estilistas locais e até uma sessão de cinema com um filme independente intitulado “Contatos Imediatos de Quarto Grau”. Esta sessão de cinema causou revolta em alguns estudiosas que haviam adentrado a sala, no momento em que descobriram que tratava-se de um filme erótico.

Um malabarista baiano, artista contratado pela comissão organizadora, lotou um auditório com um fantástico show de ioga. Desde contorcionismo avançado até demonstrações de rigidez muscular, passando por uma aula sobre técnicas de respiração.

Cursos diversos eram ministrados durante o evento com destaque para um de astrologia, proferido pelo professor Geraldo Seabra, astrólogo muito conhecido em Brasília.

A apoteose do congresso foi a palestra foi de Dr. J.J. Hurtak, linguista, cientista social e futurista. O palestrante, PhD pela Universidade da Califórnia e pela Universidade de Minnesota era especialista em cosmologia e espiritualidade. Ele começou a falar às 21 horas do sábado. Por volta de duas da manhã, cinco horas depois, a palestra encerrou-se. O auditório permanecia cheio. Ninguém arredava o pé.

Soube que no dia seguinte alguns palestrantes queixaram-se ao General Uchoa do excessivo tempo gasto pelo professor Hurtak, ao que o coordenador respondeu:

-Entendam meus amigos...professor Hurtak já deve estar na categoria de divindade. Dessa forma ele não tem a nossa noção do tempo....

O final dos anos 1970s foram especialmente mágicos para mim. Conheci a egiptóloga Iara Kern, que pesquisou as similaridades físicas, mentais e até mesmo espirituais entre o ex-presidente Juscelino Kubitschek e o faraó Aquenáton (séc. XIV a.C.). Iara é autora do livro “De Aknaton a JK” que investiga semelhanças também entre o Plano Piloto de Brasília e a capital do Antigo Egito, Aquetaton, cidade igualmente construída para funcionar como a capital no reinado que se estendeu de 1352-1338 a.C. 

A Brasília dos anos 1970/1980 era rica na oferta de cursos e eventos diversos relacionados aos estudos sobre a mente humana, bem como sobre realidades intangíveis. Ocorriam geralmente nos fins de semana. Lembro-me bem de ter feito cursos sobre o poder da mente, proferidos pelo professor Sidney de Moraes e Maria Lídia Gomes de Mattos. Também curso de autoajuda proferido pelo conferencista Padre Lauro Trevisan. Surgiu também o famoso curso Silva Mind Control ao qual não compareci em razão de ser demasiado dispendioso para o meu padrão financeiro da época.

Não devemos esquecer do Vale do Amanhecer, que faz parte do roteiro de contatos com o que é definido corriqueiramente como intangível. O Vale do Amanhecer é uma religião espiritualista cristã, fundada em 1959 pela médium clarividente Tia Neiva, com sede na cidade de Planaltina, no Distrito Federal. “Segundo os seguidores do Vale do Amanhecer, seres extraterrestres pousaram na Terra há 32 mil anos para desenvolver as civilizações humanas. Esses seres depois voltaram à Terra mediante sucessivas encarnações passando por várias culturas e épocas.

Meticulosamente projetado, o Vale do Amanhecer reflete as intrincadas doutrinas e crenças abrangidas por sua religião – tirada de uma diversidade de religiões e civilizações, incluindo Cristianismo, Hinduísmo, Judaísmo, religião Inca e o Antigo Egito (National Geographic-Brasil>14 de setembro de 2018).

Visitei várias vezes o Vale do Amanhecer. Algumas delas levando amigos que procuravam tratamentos esotéricos. Em outras, eu era o paciente.

***

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial