Suaveolens

Este blog foi criado por um cearense apaixonado por plantas medicinais e por sua terra natal. O título Suaveolens é uma homenagem a Hyptis suaveolens uma planta medicinal e cheirosa chamada Bamburral no Ceará, e Hortelã do Mato em Brasília. Consultora Técnica: VANESSA DA SILVA MATTOS

Minha foto
Nome:
Local: Brasília, Distrito Federal, Brazil

Cearense, nascido em Fortaleza, no Ceará. Criado em Ipueiras, no mesmo estado até os oito anos. Foi universitário de agronomia em Fortaleza e em Recife. Formou-se em Pernambuco, na Universidade Rural. Obteve o título de Mestre em Microbiologia dos Solos pelo Instituto de Micologia da Universidade Federal de Pernambuco. Também obteve o Mestrado e o Doutorado em Fitopatologia pela Universidade de Brasília. Atualmente é pesquisador colaborador da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária da Universidade de Brasília.

29.3.07

APRESENTAÇÃO DO BLOG


Dei ao presente blog o nome Suaveolens, derivado de Hyptis suaveolens, nome botânico do “Bamburral”, uma planta cheirosa e medicinal que invade os campos brasileiros. Uma homenagem à planta e ao significado dela, por ter marcado com seu perfume a nossa infância encantada.
O presente blog foi inspirado em três outros, relacionados à cidade de Ipueiras, no Ceará: o Primeira Coluna, o Ipueiras e o Ethos-Paidéia. O primeiro gerido por Carlos Moreira e os dois outros por Marcondes Rosa Sousa, editores responsáveis abertos ao intercâmbio “interblogs”. Com eles aprendi sobre blogs.
A criação do presente blog, teve o incentivo de duas ipueirenses ilustres: Maria de Lourdes Aragão Catunda (Dalinha Catunda) e Tereza Melo Mourão. A primeira, escritora e poetisa de nomeada e a segunda, também membro da nobreza ipueirense, filha do histórico e saudoso prefeito da cidade, Francisco Soares Mourão (Tim Mourão). Convidei-as para serem co-gestoras do blog Suaveolens.
Este blog abrigará contribuições literárias variadas (crônicas, poesias, “causos”...), preferencialmente sobre o Nordeste Brasileiro e as plantas medicinais. Dita desta forma a proposta parece restrita, mas discriminar não é a nossa intenção, mesmo porque os temas “Plantas Medicinais” e “Nordeste Brasileiro” são bastante ecléticos, comportando diversos enfoques. Contribuições relevantes mesmo fora destes temas, serão aceitas com prazer. O gestor deverá convidar autores mediante peças originais ou importação de peças já publicados em outros blogs, promovendo-se assim um saudável intercâmbio. Além disso, links de outros blogs a este relacionados, poderão ser aqui expostos. Para facilitar a edição e a leitura, sugere-se que as contribuições não ultrapassem oitocentas palavras.
Um abraço fraterno e votos de sucesso a todos.
Brasília DF, 27 de março de 2007.
Jean Kleber A. Mattos
Gestor

3 Comentários:

Anonymous Anônimo disse...

Jean Kleber,
Estava de plantão esperando o germinar do blog Suaveolens.Que o embrião era de ótima qualidade eu tinha certeza, e sob sua orientação a evolução acontecerá com garantias de sucesso.
Obrigada pelo carinho, pela confiança, é um prazer grande fazer parte do seu time e certamente vestirei com gosto essa camisa pois uma das minhas grandes paixões são as plantas medicinais.
Como diz o nordestino:"Um cheiro"
Dalinha Catunda

30.3.07  
Anonymous Anônimo disse...

Jean Kleber
Sinto-me honrada em poder participar deste seu blog, só não sei se estarei a altura. Sou uma curiosa de tudo de bom que existe nesta internet e minha contribuição será procurar artigos interessantes e curiosidades principalmente dos que dizem respeito aos nordestinos sejam de que raça, cor e religião.
Forte abraço e sucesso sempre
Tereza Mourão a do Seu Tim

30.3.07  
Anonymous Anônimo disse...

Grande, Kleber!!!
Belíssima sua esplanação sobre essa plantinha - suaveolens. Pouco ou quase nada entendo de botânica. Se o assunto fosse ronco de motores até me atreviria a uns palpites. rs
Gde abraço,
Nonato

6.4.07  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial