Suaveolens

Este blog foi criado por um cearense apaixonado por plantas medicinais e por sua terra natal. O título Suaveolens é uma homenagem a Hyptis suaveolens uma planta medicinal e cheirosa chamada Bamburral no Ceará, e Hortelã do Mato em Brasília. Consultora Técnica: VANESSA DA SILVA MATTOS

Minha foto
Nome:
Local: Brasília, Distrito Federal, Brazil

Cearense, nascido em Fortaleza, no Ceará. Criado em Ipueiras, no mesmo estado até os oito anos. Foi universitário de agronomia em Fortaleza e em Recife. Formou-se em Pernambuco, na Universidade Rural. Obteve o título de Mestre em Microbiologia dos Solos pelo Instituto de Micologia da Universidade Federal de Pernambuco. Também obteve o Mestrado e o Doutorado em Fitopatologia pela Universidade de Brasília. Atualmente é pesquisador colaborador da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária da Universidade de Brasília.

3.3.09

COSTA MATOS, MAIS UM POETA IPUEIRENSE QUE DEUS CHAMA

Por
Francisco Tadeu Fontenele
*
Amigas e amigos,
*
Quando chega uma notícia dessas para mim, logo mentalizo o mapa das ruas e praças de Ipueiras. E, na rua em que morou o falecido, exatamente na casa de sua família, faço as minhas reminiscências.
*
Foi o que fiz hoje no sobrado do Professor Costa Matos, localizado em parte alta da cidade, de aspecto destacado, pois em seu entorno a predominância de casinhas de taipa, da vila formada pelas famílias de operários da fábrica de algodão do Major Sebastião Matos.
*
O sobrado que frequentei na minha infância, pois amigo de Lalu e Carlito. Na adolescência, quando a família já não residia em Ipueiras, o local ficava a disposição dos dois filhos para passarem as férias de julho e do final do ano.
*
Nós, também de férias, nos juntávamos aos demais amigos da cidade e praticávamos o futebol no campinho que fazia parte da propriedade dos Matos. E aí, a utilização do espaço ficava intercalada entre sessões de leituras de revistas de esportes, de quadrinhos, de então proibidas revistas de sexo, de encontros para umas primeiras golpadas de bebidas nas ocasiões que antecediam a ida para as tertúlias em casas das namoradas ou no Grêmio.
*
Já em Fortaleza, na casa da Avenida Bezerra de Menezes, depois daquelas saudáveis farras de sábado para domingo, terminávamos dormindo nas redes carinhosamente dispostas pela Dona Alderi, no quartinho dos fundos. Lá pelas 10, 11 horas chegava o Professor para conversar, saber como foi a noitada. Ouvia, contava umas daquelas estórias de causos e pessoas de Ipueiras e, depois, uma longa sessão de conselhos e orientações.
*
Tive o privilégio de ser seu datilógrafo em trabalho literário, um conto que o Professor Costa Matos inscreveu para concurso literário no Paraná, que, por certo foi mais um vitorioso dentre inúmeros em que participou.
*
Na sua atuação como dirigente da Receita Federal, aqui em Fortaleza, lembro de uma solidária manifestação que fez a minha família, na pessoa de um irmão que, caixa de Banco, tivera um grande prejuízo ao pagar a mais um valor de um cheque. A pessoa que recebeu o numerário não foi honesta e levou o dinheiro. Ocorreu falta de caixa.
*
A solução encontrada foi promover uma rifa em que, com a arrecadação, seria coberto o prejuízo. Fui até a Receita Federal e, gentilmente, no seu gabinete, o Professor Costa Matos adquiriu cartelas que muito contribuiram para resolver aquele problema.
*
Guardo dele o carinho especial que tinha quando se encontrava comigo. Sempre com um sorriso aberto e com palavras para provocar sorrisos. E sempre se dirigia a mim chamando-me Pequeno Tadeu. Ao nosso grande Poeta, pequeno na estatura física, a lembrança de um conterrâneo que reconhece ser pequeno diante da grandiosidade de exemplos por ele deixados nestes 81 anos de vida terrena.
*
Abraços do Francisco Tadeu Fontenele.

4 Comentários:

Blogger Jean Kleber disse...

Eis a homenagem do ipueirense Francisco Tadeu Fontenele, filho do tabelião Zeca Bento e da professora D.Ineizita. O blog publica, agradecido.

3.3.09  
Anonymous Anônimo disse...

Caro Jean Kleber,
Agradeço pela inserção de minha singela mensagem, em que procurei homenagear o nosso Professor Costa Matos.Abraços do Tadeu.

3.3.09  
Anonymous Anônimo disse...

Bela e merecida homenagem ao professor e poeta Costa Mattos. Não tive muita convivencia com o prof. mas com o seu filho Carlito trabalhei com ele na antiga SUDEPE e por esta época encontrava sempre a Alderi quando vinha a visitar o filho. E através de vc Jean Kleber e de seus alunos como a Cili, e através de minha amiga Dalinha, pude conhecer um pouco dos trabalhos literários deste grande poeta ipueirense. À familia Mattos os meus sinceros pesames e que Deus dê forças a todos para suportar a saudade.
Abraços e até breve
Tereza Mourão

4.3.09  
Blogger Dalinha Catunda disse...

Oi Tadeu e amigos,
É impossivel não lamentar a partida de nossos poetas. Ficam as obras,sim, que os tornarão imortal, mas fica também o vazio da presença física e do convívio maior com o poeta.
Eu queria ter convivido mais e aprendido muito mais com eles. Costa Matos e Gerardo Mello Mourão que hoje faz aniversário de sua ida para outra dimensão.
Meu abraço a todos,
Dalinha

9.3.09  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial