Suaveolens

Este blog foi criado por um cearense apaixonado por plantas medicinais e por sua terra natal. O título Suaveolens é uma homenagem a Hyptis suaveolens uma planta medicinal e cheirosa chamada Bamburral no Ceará, e Hortelã do Mato em Brasília. Consultora Técnica: VANESSA DA SILVA MATTOS

Minha foto
Nome:
Local: Brasília, Distrito Federal, Brazil

Cearense, nascido em Fortaleza, no Ceará. Criado em Ipueiras, no mesmo estado até os oito anos. Foi universitário de agronomia em Fortaleza e em Recife. Formou-se em Pernambuco, na Universidade Rural. Obteve o título de Mestre em Microbiologia dos Solos pelo Instituto de Micologia da Universidade Federal de Pernambuco. Também obteve o Mestrado e o Doutorado em Fitopatologia pela Universidade de Brasília. Atualmente é pesquisador colaborador da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária da Universidade de Brasília.

25.2.09

RESGATE LITERÁRIO DE IPUEIRAS - COSTA MATOS - II

PIRILAMPOS
Por
José Costa Matos

Mal chega o inverno, à noite, o bando aéreo
Dos vagalumes esburaca a bruma...
Parecem bolhas de oiro e luz na espuma
Negra de um oceano de mistério...

Serão fagulhas verdes da bigorna
Em que Deus faz estrelas? São fagulhas
Que voejam costurando como agulhas,
O noturno lençol que o mundo exorna?

Aladas, misteriosas ardentias...
Deles, só sei que surgem já crescidos,
Demandando ideais desconhecidos
E que são pagens fiéis das invernias.

Mistério igual a minha vida empalma:
Aos temporais dos fados, - bons e adversos -,
Nascem revoadas brancas dos meus versos...
Pirilampos da noite de minh´alma...
*
(Ipueiras-CE, 1947)
_____________________________

Foto dos vagalumes: site flickr.com/.../in/set-72157600061847805
_____________________________
José Costa Matos - Poeta e contista premiado da Academia Cearense de Letras e Associação Brasileira de Bibliófilos. Nasceu em Ipueiras-Ceará em 1927. É diplomado em economia. Escreveu os livros: “Pirilampos”, “O Sono das Respostas”, “As Viagens”, ”Na Trilha dos Matuiús”, “Estações de Sonetos”, “O Rio Subterrâneo”, “O Povoamento da Solidão”, além de dezenas de contribuições publicadas em periódicos.

7 Comentários:

Blogger Jean Kleber disse...

Mais uma vez temos a honra de publicar, desta vez o primeiro poema de Costa Matos, publicado no livro que levou o nome do poema, Pirilampos, em 1947.Na dedicatória do exemplar de meu pai encontrei:"Meu caro Matos, aqui vai o primeiro; amarre Santo Antônio para que não seja o único. Com um abraço amigo do primo José. Ipueiras, 4 de março de 1948."

25.2.09  
Anonymous Anônimo disse...

Belo poema e quando foi feito nem tinha nascido. Ipueiras realmente e uma terra de grandes poetas e muitos ja nascendo com este dom. Os pirilampos sempre me encantaram, principalmente quando em noite escura estando eu no piquizeiro dos Mourões na casa de meu avo materno, me fascinava muito este tanto de pequenas luzes a piscar assim como se estivesse a saudar a natureza, anunciando a sua chegada.
Carlito puxou o dom do pai no escrever. Desejo ao prof. Costa Mattos muita paz e saude.
Abraços
Tereza Mourão

25.2.09  
Anonymous Anônimo disse...

Um poesia que encerra muito da lucidez, do talento e da grande capacidade poética de nosso grande poeta e escritor.

25.2.09  
Blogger Dalinha Catunda disse...

Olá Jean Kleber,

Costa Matos traz em suas palavras iluminadas a luz da poesia para clarear as nossas mentes.O livro ESTAÇÕES DE SONETO é um livro composto apenas de sonetos. É uma aula e tanto para quem gosta deste seguimento.Tanto em versos como em prosa Costa Matos mada seu recado como ninguém.
Muita saúde a este poeta que tem muito a nos ensinar ainda.
Dalinha Catunda

25.2.09  
Anonymous Anônimo disse...

Prabéns, professor! Sua luz sempre me iluminou desde meus dias menino.

Eu o tenho como a estrela maior de minha terra, que sempre brilhou como energia divina.

E, certamente, mestre, incentivará ainda multidões porque seu brilho não é pequeno.

1.3.09  
Blogger EAT-Fortaleza disse...

José Costa Matos para mim foi um dos maiores escritores deste país, ao nível de um Luiz Carlos Lisboa, de quem ele tanto gostava. Meu amigo, irmão e mestre, de quem guardo as mais vivas saudades, estará por certo embelezando mais ainda o Céu com sua eterna veia poética. Seus melhores livros são “O Sono das Respostas” e “Na última curva da esperança”. Seu poema “Sermão do Primeiro Domingo do Advento” é uma obra prima que ainda hoje retumba nos céus.

11.5.10  
Blogger Valeria Soares disse...

Nossa! Que lindo!

Adorei o blog. Estou seguindo.

29.11.10  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial