Bloco Abababados – 1989 Por
Bérgson Frota
*
Ipueiras sempre se destacou entre as cidades da zona norte do Estado, ao pé da Ibiapaba, como uma cidade carnavalesca desde as décadas de 30 e 40 do século passado, e manteve esta tradição fortalecendo-se a medida que a cidade crescia chegando ao seu apogeu no século XX precisamente na década de 80.
*
Foram nos anos oitenta que se viu surgir pela primeira vez na sede do município blocos. Fenômeno que repetiu-se em diversos anos seguidos sempre no carnaval, criando uma rivalidade sadia e competindo animadamente entre si.
*
Entre os mais destacados estavam : Mama na Égua, Tosse Braba, Olha nós Aí, Abababados e o Sisigura.
*
Os cinco blocos citados já não mais existem, mas deixaram uma grata lembrança dos últimos carnavais do século passado em Ipueiras. Sendo que alguns dos que deles fizeram parte já se foram, e outros já não moram mais no município.
*
Competiam todos juntos em desfiles pelas ruas e à noite no clube da cidade.
*
O bloco Mama na Égua tinha como principal destaque o porta-bandeira já falecido Moacir Fontenele, figura que para os ipueirenses era a alma do carnaval da cidade, fazendo parte dele outro grande carnavalesco de muito valor José Gerardo, o Dadá.
*
As vestimentas eram de seda com cores diversas e bem desenhadas. Cada bloco tinha seus trajes típicos e concorriam no clube da cidade pelo troféu de bloco vencedor.
*
Com o passar dos tempos os blocos deram lugar ao carnaval de pequenos grupos e é este o que prevalece atualmente na cidade tendo como característica o rápido deslocamento que fazem de uma festa para outra. Já que o carnaval em Ipueiras não se realiza mais em um só salão.
*
Outra característica inovadora é que muitos ipueirenses se deslocam para o carnaval de cidades vizinhas não se restringindo somente ao do município.
*
O tempo passou mas o carnaval de Ipueiras continua sendo uma festa para seus habitantes, antes só restrito aos clubes e à cidade, agora não só na cidade mas levando grupos que animam e enriquecem o carnaval das cidades irmãs.
Bloco Sisigura - 1997_________________________________________
Fotos: (As duas fotos dos respectivos blocos fazem parte do acervo do blog ”Primeira Coluna” de Carlos Moreira.)
_________________________________________
Publicado no jornal O Povo de Fortaleza-Ce, em 26.02.2006
_______________________________________________
Bérgson Frota, escritor, contista e cronista, é formado em Direito (UNIFOR), Filosofia-Licenciatura (UECE) e Especialista em Metodologia do Ensino Médio e Fundamental (UVA), tem colaborado com os jornais O Povo e Diário do Nordeste, desenvolvendo um trabalho por ele descrito de resgate da memória cultural e produzindo artigos de relevância atual.
4 Comentários:
Magnifico relato do carnaval da Ipueiras dos anos 80-90, por Bérgson Frota. Relatos assim merecem figurar nos anais históricos da cidade como testemunho do sucesso que foram aqueles carnavais,o que se dá, é claro, também nos dias de hoje.Parabéns!
Olá Bérgson e Jean Kleber,
Enquanto Bérgson e eu, falamos de antigos carnavais revivendo os bons tempos, Ipueiras, agora, em 2009 fez um animado carnaval na praça principal da cidade. E muitos ipueirense que saiam para passar o carnaval em outras cidades, prestigiaram a nova fase carnavalesca de Ipueiras que pretende incentivar esse evento a cada ano. Parabéna a prefeitura de Ipueiras que potrocinou o evento e o povo que em sua grande maioria participou.
Dalinha Catunda
OLHANDO O VIDEO DO YOUTUBE, O PESSOAL DE IPUEIRAS DANÇANDO O CARNAVAL, ME FEZ RELEMBRAR VARIAS RECORDAÇÕES DA MINHA PRIMEIRO METRÓPOLE, POIS NA MINHA MENTE IPUEIRAS ERA A MAIOR CIDADE DO MUNDO, ASSIM ERA MINHA IMAGINAÇÃO,MAIS MESMO ASSIM ELA CONTINUA SENDO A MAIOR DENTRO DO MEU CORAÇÃO, IPUEIRAS MINHA CIDAD HOSPITALEIRA, MAIS EU VIVO DISTANTE JAMAIS LHE ESQUECEREI.
Obrigado, amigo. Como o comentário foi feito no formato anônimo, V. pode fazer outro apenas para dizer seu nome. Gostaríamos muito.
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial