Suaveolens

Este blog foi criado por um cearense apaixonado por plantas medicinais e por sua terra natal. O título Suaveolens é uma homenagem a Hyptis suaveolens uma planta medicinal e cheirosa chamada Bamburral no Ceará, e Hortelã do Mato em Brasília. Consultora Técnica: VANESSA DA SILVA MATTOS

Minha foto
Nome:
Local: Brasília, Distrito Federal, Brazil

Cearense, nascido em Fortaleza, no Ceará. Criado em Ipueiras, no mesmo estado até os oito anos. Foi universitário de agronomia em Fortaleza e em Recife. Formou-se em Pernambuco, na Universidade Rural. Obteve o título de Mestre em Microbiologia dos Solos pelo Instituto de Micologia da Universidade Federal de Pernambuco. Também obteve o Mestrado e o Doutorado em Fitopatologia pela Universidade de Brasília. Atualmente é pesquisador colaborador da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária da Universidade de Brasília.

8.7.07

VÔOS MAIORES!

Por
Marcondes Rosa de Sousa

Introdução do blog:
O presente artigo de Prof. Marcondes Rosa de Sousa a pesquisa do blog localizou-o na internet. Publicado em 2000, o texto reveste-se de grande atualidade, considerando-se o recente posicionamento do Brasil quanto à qualidade da educação, no cenário internacional.


Educação! Do nascer ao morrer, é um direito subjetivo de todos os cidadãos. Este, o princípio pactuado por todos os países, no ingresso destes anos 2.000. É ela a via mais durável e segura para a distribuição da renda, a inclusão social e a participação no círculo da cidadania.

Em nosso País, realizamos esforço recente para nos ajustar a esse diapasão e compasso. Muito chão temos ainda que andar. Ao final desta década, países desenvolvidos terão universalizado a educação superior, dedicando-se às esferas mais sutis da "high education".

No Brasil, São Paulo promete escola média para todos em 2.008, e Santa Catarina antes disso, em 2.005. No Ceará, eufóricos celebramos o inédito feito dos 98% de crianças de 7 a 14 anos no ensino fundamental, num sinal do fôlego possível para vôos mais altos.

Quantidade (sabemos) não é o bastante, se o sentido é o econômico, o social e o político. Daí, o ataque aos itens onde ela está imanente (qualificação docente, estrutura física adequada, bibliotecas, laboratórios, informatização, revisão dos currículos).

Nesse terreno, os desafios se agigantam. De início, temos de incorporar a educação infantil, ainda no limbo entre a família e a ação social, à "escolar". Fazer, de meros "abrigos de infantes", instituições escolares.E de "tias" (dedicadas que sejam), pedagogas confiáveis.

De resto, é acabar de vez, em toda a cadeia educacional (da básica à superior), com a crônica "cultura da complacência", submetendo-a a um crivo mais rigoroso dos processos de "autorização e avaliação de qualidade pelo Poder Público" (Art.209, II da Constituição Federal).

Com a LDB, a avaliação toma formas diversas ("provão", ENEM, pesquisas etc), invadindo o quotidiano da vida escolar, em todos os níveis. Das instituições, exige-se que sejam "credenciadas".

Dos cursos, que se submetam aos processos de autorização e reconhecimento. E nossa esperança é que essa cultura sepulte as figuras da tolerância, criadas no passado pelos próprios conselhos de educação para a convivência com escola sem qualidade e sem crédito ("escolas cadastradas", “conveniadas" e outros eufemismos do "precário e sem condição").

Nossa sociedade é hoje bem outra. Bem mais vigilante em relação ao adequado uso dos recursos destinados à educação. Iniciativas como a "CPI do Fundef" que o digam. Bem mais conscientes estamos todos sobre o valor e o papel da educação na promoção e vida do homem.

Não há mais razão para que nos enganemos, alimentando escolas e ensino de faz-de-conta!
______________________________
Artigo publicado na Página "Idéias" da edição de domingo no Jornal Diário do Nordeste, em Fortaleza, em 21/05/2000.
______________________________
Foto da decolagem: http://www.plannar.com.br/
______________________________
Marcondes Rosa de Sousa, advogado, é professor da Universidade Federal do Ceará (UFC) e da Universidade Estadual do Ceará (UECe). É uma das maiores autoridades em educação do Brasil. Ex-presidente do Conselho de Educação do Ceará e do Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais de Educação, é Colunista do jornal " O Povo ", onde mantém seus artigos quinzenais.

1 Comentários:

Blogger Jean Kleber disse...

O blog posta um importante artigo do Prof. Marcondes Rosa de Sousa que, mesmo escrito em 2000, reveste-se de inegável atualidade. Educação tem sido um tema recorrente e polêmico face à velocidade das conquistas na área da comunicação. Quando no devido e competente cargo, o esforço do autor para a modernização das escolas no Ceará marcou época, sem dúvida alguma.

8.7.07  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial