Suaveolens

Este blog foi criado por um cearense apaixonado por plantas medicinais e por sua terra natal. O título Suaveolens é uma homenagem a Hyptis suaveolens uma planta medicinal e cheirosa chamada Bamburral no Ceará, e Hortelã do Mato em Brasília. Consultora Técnica: VANESSA DA SILVA MATTOS

Minha foto
Nome:
Local: Brasília, Distrito Federal, Brazil

Cearense, nascido em Fortaleza, no Ceará. Criado em Ipueiras, no mesmo estado até os oito anos. Foi universitário de agronomia em Fortaleza e em Recife. Formou-se em Pernambuco, na Universidade Rural. Obteve o título de Mestre em Microbiologia dos Solos pelo Instituto de Micologia da Universidade Federal de Pernambuco. Também obteve o Mestrado e o Doutorado em Fitopatologia pela Universidade de Brasília. Atualmente é pesquisador colaborador da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária da Universidade de Brasília.

23.6.07

O LATENTE PRECONCEITO


Por
Bérgson Frota


No curso de Filosofia, precisamente no 3º semestre, aconteceu um fato triste, não sei se desencadeado pelo meu nome somado a forma apaixonante do tema que escolhi e expus.

Como chefe de equipe, fiz então uma longa explanação sobre o nascimento e perseguição do povo hebreu, citando nomes de destaque nas ciências, política e literatura, e como um lapso, inconsciente, devo relatar só depois me dado conta, omiti a figura de Cristo, ao mesmo tempo em que falei do grande legislador Moisés.

O fato é que notei certa mudança no tratamento a mim reservado a partir de então pela mestra. Antes atenciosa passou a ser alguém distante a meus questionamentos, coisa que pouco me fazia entender o porquê da atitude.

Passaram-se várias semanas e um dia, ainda no pátio, antes de entrarmos em sala de aula, acerquei-me dela e fiz-lhe uma pergunta. Ela disparou quase me fuzilando com os olhos.

- Você é judeu ?
Fiquei sem ter chão para pisar.
- Não, sou católico, sou de uma família católica praticante.

Ela me olhou como se tivesse tirado uma tonelada de cima de si, e notei seu olhar mudado em minha direção.
- Então por que defende tanto os judeus?

Aquilo era demais, estava lá, latente o preconceito.

Perdi-me, falei que explanei meu ponto de vista e o da equipe, assim como defenderia se fosse a exploração do povo negro ou indígena.

Depois daquela pequena conversa tudo voltou ao “normal”, para ela, quanto a mim, enchi-me de pena ao ver numa docente de universidade, a estreiteza do sentimento humano tão arraigado numa criatura.

Na UECE o curso de filosofia prosseguiu.

E muito tempo depois de formar-me, lembrei deste triste fato, que relato não para divulgar o papel de “vítima inocente” o qual passei, mas como uma denúncia ao mais nocivo preconceito que nos prende e rebaixa sempre que nos quedamos em estreitas definições de respeito ao ser humano.
_____________________________________
______________________________________
Bérgson Frota, formado em Filosofia/Licenciatura pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e em Direito pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR), é um prestigiado cronista ipueirense e pesquisador da história e da geografia da cidade de Ipueiras, no Ceará. É professor visitante da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) e professor de Grego Clássico no Seminário da Prainha - Fortaleza.

6 Comentários:

Blogger Jean Kleber disse...

Um blog se firma pela qualidade dos temas e de seus colaboradores. Professor Bérgson sempre nos brinda com temas importantes e muito bem colocados. Parabéns.

23.6.07  
Anonymous Anônimo disse...

A narrativa de Bérgson Frota nos faz ficar de alerta, porque, mesmo não sendo judeu como foi o seu caso, sentiu e pôde constatar o que é o preconceito. Algo mesquinho que se sustenta no NADA,e as pessoas que assim agem, muitas de forma ingênua, por formação outras por maldade devem estar ciêntes das consequências de seus atos.

Marcos Lutz

26.6.07  
Anonymous Anônimo disse...

O preconceito contra os judeus é uma doença, assim como todo tipo de preconceito seja contra negros, índio e mulçulmanos, este trabalho é louvável por expor de forma clara e crítica esta doença.

26.6.07  
Anonymous Anônimo disse...

O preconceito é sempre uma mancha se o temos em nosso caráter, cultivá-lo é tornar-se pior. Louvemos os que em textos e palavras o denunciam. Valeu amigo.

26.6.07  
Anonymous Anônimo disse...

Gostei do trabalho, sou judeu, tenho orgulho da minha religião e da história do meu povo, sou brasileiro também, amo meu País, e são atitudes como essa de intolerância gratuita que infelizmente às vezes me decepcionam, mas ainda bem que tem muito compatriota sensato e são. Valeu irmão.

26.6.07  
Anonymous Anônimo disse...

Quem � crist�o de verdade aceita seu semelhante como ele � n�o o julga por credo, ra�a nem op�o sexual. Quem faz restri�o faz tamb�m a si mesmo.

27.6.07  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial