Suaveolens

Este blog foi criado por um cearense apaixonado por plantas medicinais e por sua terra natal. O título Suaveolens é uma homenagem a Hyptis suaveolens uma planta medicinal e cheirosa chamada Bamburral no Ceará, e Hortelã do Mato em Brasília. Consultora Técnica: VANESSA DA SILVA MATTOS

Minha foto
Nome:
Local: Brasília, Distrito Federal, Brazil

Cearense, nascido em Fortaleza, no Ceará. Criado em Ipueiras, no mesmo estado até os oito anos. Foi universitário de agronomia em Fortaleza e em Recife. Formou-se em Pernambuco, na Universidade Rural. Obteve o título de Mestre em Microbiologia dos Solos pelo Instituto de Micologia da Universidade Federal de Pernambuco. Também obteve o Mestrado e o Doutorado em Fitopatologia pela Universidade de Brasília. Atualmente é pesquisador colaborador da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária da Universidade de Brasília.

23.6.07

ALMA PENADA E CRIANÇA PENANDO











Por
Dalinha Catunda


Menina mijando na rede,
até mocinha ficar.
Descasquei muito tijolo,
e, háaaaaja lençol pra lavar.!

Não adiantava prometer surras,
nem me fazer limpar chão.
Porque eu mijava na rede,
com medo de assombração.

Minha mãe me falava de alma,
que batia nas panelas.
E, no meio da madrugada,
abria porta e janelas.

Minha Tia catequista,
me ensinava a oração.
Mas também falava de diabo,
com espeto de fogo na mão.

Sempre à boquinha da noite,
com cadeiras na calçada.
A família reunida,
falava de alma penada.

Desenterravam defunto,
que não tinha mais nem o pó.
Deixavam as pobres crianças,
num medo de fazer dó.

Era alma dando botija.
Alma pegando no pé.
Alma querendo reza,
e eu rezando com fé.

Até meus dias de hoje,
não vislumbrei uma só alma.
Por isso perdi o medo,
meu sono é pleno de calma.
________________________________________________
Foto assombração: www.postais.info/step1.asp?cat_fldAuto=99...
_______________________________________________
Maria de Lourdes Aragão Catunda – POETISA, ESCRITORA E CORDELISTA. Nascida e criada em Ipueiras-CE, conhecida popularmente como Dalinha Catunda, vive atualmente no Rio de Janeiro. Publica nos jornais "Diário do Nordeste" e "O Povo", nas revistas "Cidade Universidade" e "Municípios" e nos blogs: Primeira Coluna, Ipueiras e Ethos-Paidéia. É co-gestora convidada do blog Suaveolens.

3 Comentários:

Blogger Jean Kleber disse...

Estes versos de Dalinha sobre assombração eu os considero dos mais deliciosos da obra da poetisa. Publica-lo no Suaveolens foi uma verdadeira curtição.

23.6.07  
Anonymous Anônimo disse...

Belos versos amiga, e me fez lembrar que muitas vezes quando criança, sentia medo de alma rsrs sem nunca ter visto. Nunca passava atrás da Igreja a noite, a não ser correndo sem olhar para trás.

26.6.07  
Anonymous Anônimo disse...

Dalinha, alma penada não tem, mas há muita gente penando por causa de um vintém, versos que bem retratam sua infância,os medos e traquinices, que juntos forjaram a grande poetisa que hoje é. Alegre, bela e criativa poesia.

Bérgson Frota

26.6.07  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial