Suaveolens

Este blog foi criado por um cearense apaixonado por plantas medicinais e por sua terra natal. O título Suaveolens é uma homenagem a Hyptis suaveolens uma planta medicinal e cheirosa chamada Bamburral no Ceará, e Hortelã do Mato em Brasília. Consultora Técnica: VANESSA DA SILVA MATTOS

Minha foto
Nome:
Local: Brasília, Distrito Federal, Brazil

Cearense, nascido em Fortaleza, no Ceará. Criado em Ipueiras, no mesmo estado até os oito anos. Foi universitário de agronomia em Fortaleza e em Recife. Formou-se em Pernambuco, na Universidade Rural. Obteve o título de Mestre em Microbiologia dos Solos pelo Instituto de Micologia da Universidade Federal de Pernambuco. Também obteve o Mestrado e o Doutorado em Fitopatologia pela Universidade de Brasília. Atualmente é pesquisador colaborador da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária da Universidade de Brasília.

2.7.07

FILHA DO NORDESTE

Por
Dalinha Catunda

Sou Dalinha, sou da lida.
Sou cria do meu Sertão.
Devota de São Francisco
E de Padre Cícero Romão.

Sou rês da Macambira,
Difícil de ir ao chão.
Sou o brotar das caatingas,
Quando cai chuva no chão.

Sou cacimba de água doce,
Jorrando em pleno verão.
Sou o sol do agreste.
Sou o luar do sertão.

Minha árvore é mandacaru.
Meu peixe, curimatã.
Macaxeira e tapioca,
É meu café da manhã.

Sou uma bichinha da peste,
Meu ídolo é Lampião.
Sou filha das Ipueiras.
Sou de forró e baião.

Sou rapadura docinha,
Mas mole eu não sou não.
_____________________________________
Publicado originalmente em:
http://www.grupos.com.br/blog/ipueiras
_____________________________________
_____________________________________
Maria de Lourdes Aragão Catunda – Poetisa, escritora e cordelista. Nascida e criada em Ipueiras-CE, conhecida popularmente como Dalinha Catunda, vive atualmente no Rio de Janeiro. Publica nos jornais "Diário do Nordeste" e "O Povo", nas revistas "Cidade Universidade" e "Municípios" e nos blogs: Primeira Coluna, Ipueiras e Ethos-Paidéia. É co-gestora convidada do blog Suaveolens.

4 Comentários:

Anonymous Anônimo disse...

Dalinha seus trabalhos traduzem a riqueza de sua alma, feita de uma nordestinidade latente,atestando as características que dão autenticidade ao viver e expressar verdadeiro do povo sertanejo.

Bérgson Frota

2.7.07  
Blogger Jean Kleber disse...

Esses versos de Dalinha impressionam pela força. A gente lê e percebe o vigor. Parabéns poetisa.

3.7.07  
Anonymous Anônimo disse...

Sou capixaba de Serra -ES.Seus versos me emocionan, tive o prazer de conhecer a doçura, a bravura, a fe ,e valor que a amizade representa para o povo cearence, lendo seus versos me transportei dias a tras, quando passei quinze dias em balceiros; nunca vivenciei tamanha emoçao em conhecer um povo tao especial.

28.4.08  
Blogger Dalinha Catunda disse...

Edson,
Fico super feliz, com essa sua declaração ao povo cearense. Ipueiras embora seja uma entre tantas cidades do interior, ao meu ver, tem sua singularidade e um encanto maior. Não sei se é apenas meu olhar de filha apaixonada.
Um abraço,
Dalinha Catunda

29.4.08  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial