Suaveolens

Este blog foi criado por um cearense apaixonado por plantas medicinais e por sua terra natal. O título Suaveolens é uma homenagem a Hyptis suaveolens uma planta medicinal e cheirosa chamada Bamburral no Ceará, e Hortelã do Mato em Brasília. Consultora Técnica: VANESSA DA SILVA MATTOS

Minha foto
Nome:
Local: Brasília, Distrito Federal, Brazil

Cearense, nascido em Fortaleza, no Ceará. Criado em Ipueiras, no mesmo estado até os oito anos. Foi universitário de agronomia em Fortaleza e em Recife. Formou-se em Pernambuco, na Universidade Rural. Obteve o título de Mestre em Microbiologia dos Solos pelo Instituto de Micologia da Universidade Federal de Pernambuco. Também obteve o Mestrado e o Doutorado em Fitopatologia pela Universidade de Brasília. Atualmente é pesquisador colaborador da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária da Universidade de Brasília.

25.6.07

LONGO AMANHECER

Por
Marcondes Rosa

Ante o poço sem fundo da corrupção "neste País", a me pautar "paciência histórica", um forte spleen me invade. Decido calar-me e encostar a caneta. "Justo quando te reconheces quixotesco e o Fórum Social Mundial aponta outro mundo possível?", cobra-me Isolda Castelo Branco (UFC).

Para os dicionários, o termo diz do "romântico, sonhador a se meter em estripulias" (Aurélio Séc. XXI), hoje a assumir a conotação de quem se vale da "ordem desordenada da arte, a superar a da própria natureza" (Cervantes), num resgate de Heráclito: "A ordem mais bela é um monte de detritos amontoados ao acaso". O mitológico "no princípio, o caos", e o bíblico apocalipse, em tom de "revelação e aviso". Na mídia, tento decifrar: docentes e guardas a atirar cadeiras e gás de pimenta, uns contra os outros, na agressiva e narcísea "Fortaleza Bela".

Nas ruas, rincões, favelas, prisões, alto escalão, a violência a nos irmanar. Na política, o "passar a limpo o País", com o basta ao salto alto de uns e os tamancos de outros, persistentes UDNs, o povo a exigir, destes, os pés no chão. Aos turistas, o "relaxe e goze", da sexóloga ministra, sedução masoquista de apagões aéreos, ícones do "próspero". Tempos de murici, cada qual a cuidar de si, sob as sombras das mal-humoradas mangabeiras a nos desenhar futuros...

Em nossa bandeira, "ordem e progresso" a chocar-se com a criativa desordem. Mais que império da maioria, quer-se respeito às minorias a compor dissonantes acordes. "Um longo amanhecer", no depoimento otimista deixado por Celso Furtado, no qual, a CNBB "não vê atitude de desesperanças", mas "a metáfora de um país que ainda não encontrou o caminho de um desenvolvimento sustentado"

Pedrinho, o neto, guerreiros voadores seus à mão: "vô, para onde nós vamos?". E eu, a abraçá-lo com emoção: "Porto seguro"!
_______________________________________________
Publicado originalmente em "O Povo" - 25/06/2007 Fortaleza-Ce.
_______________________________________________
Créditos da foto do ipê na Esplanada dos Ministérios:
_______________________________________________
Marcondes Rosa de Sousa, advogado, é professor da Universidade Federal do Ceará (UFC) e da Universidade Estadual do Ceará (UECe). É uma das maiores autoridades em educação do Brasil. Ex-presidente do Conselho de Educação do Ceará e do Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais de Educação, é Colunista do jornal " O Povo ", onde mantém seus artigos quinzenais.

1 Comentários:

Blogger Jean Kleber disse...

Artigo certeiro do professor Marcondes Rosa de Sousa num momento em que nosso país atravessa um de seus momentos mais decisívos na busca de um conceito de nação realmente progressista. Parabéns.

25.6.07  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial