Suaveolens

Este blog foi criado por um cearense apaixonado por plantas medicinais e por sua terra natal. O título Suaveolens é uma homenagem a Hyptis suaveolens uma planta medicinal e cheirosa chamada Bamburral no Ceará, e Hortelã do Mato em Brasília. Consultora Técnica: VANESSA DA SILVA MATTOS

Minha foto
Nome:
Local: Brasília, Distrito Federal, Brazil

Cearense, nascido em Fortaleza, no Ceará. Criado em Ipueiras, no mesmo estado até os oito anos. Foi universitário de agronomia em Fortaleza e em Recife. Formou-se em Pernambuco, na Universidade Rural. Obteve o título de Mestre em Microbiologia dos Solos pelo Instituto de Micologia da Universidade Federal de Pernambuco. Também obteve o Mestrado e o Doutorado em Fitopatologia pela Universidade de Brasília. Atualmente é pesquisador colaborador da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária da Universidade de Brasília.

13.7.07

CURRICULUM ACIDENTAL

Por
Jean Kleber Mattos

Minha esposa Heloisa é bióloga com diferenciação em ecologia. Via de regra vamos juntos às reuniões científicas. Especialidades afins. Nessas ocasiões aproveitamos para também levar os filhos.

Em 1997 comparecemos ao Congresso Brasileiro de Olericultura em Manaus, onde eu faria palestra. Trataríamos do cultivo de hortaliças no Brasil.

Na chegada, ainda no aeroporto, o microônibus do congresso veio apanhar todos os congressistas que chegavam para levar-nos ao Hotel Tropical, sede do evento.

Por falta de espaço, algumas bagagens foram acomodadas ao lado do motorista, à frente do salão do veículo. Quando o ônibus fez a primeira curva rumo à cidade, repentinamente a porta dianteira abriu-se e duas malas, pela força centrífuga, foram arremessadas ao asfalto. O passageiro do banco dianteiro, lateral ao nosso, certamente temendo mais rolamentos ou para recuperar sua bagagem, precipitou-se para a porta com o veículo ainda em movimento.

Reação instintiva, minha mulher, sentindo a situação de perigo, alcançou-o como pode e o reteve pelo fundo das calças. O ônibus ja se encontrava então, parado. Recuperado, o passageiro voltou-se para agradecer. Nessa hora eu não consegui conter o riso. O cidadão, salvo de modo tão irreverente, era um dileto e famoso amigo meu, verdadeira lenda da Olericultura, um dos chefes de unidade da Embrapa.

Constrangida, Heloisa desculpou-se pelo vigor daquele desajeitado salvamento. Tarde demais. O episódio já então fazia parte de seu curriculum. Ainda nos dias de hoje, quando encontro meu amigo, rememoramos às gargalhadas a grotesca cena.

Mas todos finalmente concordamos que reflexos rápidos podem salvar vidas.
_______________________________________
Figura de sinalização de trânsito:
Foto de Heloisa: blog Suaveolens
_____________________________________
Jean Kleber de Abreu Mattos, cearense, nascido em Fortaleza, viveu em Ipueiras dos dois aos oito anos de idade. Foi universitário de agronomia em Fortaleza e em Recife. Formou-se em Pernambuco. Atualmente doutor em Fitopatologia, é professor da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária da Universidade de Brasília.

4 Comentários:

Anonymous Anônimo disse...

Pequena crônica simples mas instrutiva, na realidade mesmo a reação inconsciênte que temos em salvar alguém ou não perder um bem, nos faz por instantes, estes que rápido agimos, esquecer a comicidade que a situação pode futuramente trazer. Trabalho de verve criativa.Parabéns.

Bérgson Frota

14.7.07  
Blogger Jean Kleber disse...

Caro Bérgson, a crônica é simples e rápida e seu comentário foi gratificante. De cada episódio da vida realmente se pode tirar uma lição, descobrir um valor. Obrigado.

14.7.07  
Anonymous Anônimo disse...

Reações instantâneas são tão verdadeiras que às vezes nos deixam mesmo sem "jeito", nessa hora pensar é a única coisa que não nos ocorre. Parabéns professor, o texto ficou ótimo, como sempre. Abraços.

14.7.07  
Anonymous Anônimo disse...

O texto é resumido mas possui uma mensagem ampla e profunda, nunca pensamos de forma sensata quando temos que proteger ou salvar o que é nosso. Só que esse modo é que nos faz reter ou salvar o que temos e amamos. Belo texto.

14.7.07  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial