Suaveolens

Este blog foi criado por um cearense apaixonado por plantas medicinais e por sua terra natal. O título Suaveolens é uma homenagem a Hyptis suaveolens uma planta medicinal e cheirosa chamada Bamburral no Ceará, e Hortelã do Mato em Brasília. Consultora Técnica: VANESSA DA SILVA MATTOS

Minha foto
Nome:
Local: Brasília, Distrito Federal, Brazil

Cearense, nascido em Fortaleza, no Ceará. Criado em Ipueiras, no mesmo estado até os oito anos. Foi universitário de agronomia em Fortaleza e em Recife. Formou-se em Pernambuco, na Universidade Rural. Obteve o título de Mestre em Microbiologia dos Solos pelo Instituto de Micologia da Universidade Federal de Pernambuco. Também obteve o Mestrado e o Doutorado em Fitopatologia pela Universidade de Brasília. Atualmente é pesquisador colaborador da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária da Universidade de Brasília.

10.5.07

EXPLODE CORAÇÃO !

Por
Marcondes Rosa de Sousa


"Chega de tentar, dissimular (...) "o que não dá mais p'ra ocultar". Nós, em educação, "entre os últimos do mundo"! Bordões, antes ocos, ora se enchem de crédito. "Não basta!", diz Buarque, sobre os planos do MEC. "Chega de promessas vazias e discursos divorciados da ação" (ex-reitor Antônio Albuquerque, da UFC).

O professor, "vigilante em seu aperfeiçoamento", diz-nos Evanildo Bechara, "apesar de toda sorte e desamparo", aí está a mostrar sinais de "inquietude e desilusão", fugindo para "ocupações de salários menos vis", ante soluções que tardam "mais do que é possível suportar". Ao "poder da caneta", os docentes pedem tom mais "pão, pão; queijo, queijo", ao expressar suas dores: "palhaços de alunos", hoje, na escola privada; clientes a lhes exigir distorcido produto - o diploma, estelionatário cheque-sem-fundo.

Professor, "jumento de verdureiro", porta a porta, por entre violências de tribos e gangues, em busca do suado pão nosso. Todos já fartos "do lirismo bem comportado" e "funcionário público" dos sindicatos, "com manifestação de apreço a seu diretor" (Bandeira). No Piauí, eleito melhor escola no País, o discreto Dom Barreto. Por terra, o enganoso marketing dos primeiros lugares. Portos, postos ao chão: profissional, cidadão e pessoa (CF) ou os mundos do trabalho e da prática social (LDB), inerte o Ministério Público.

Volto à palestra, na FIEC, em 1997, do Embaixador do Brasil na Indonésia, trazido por Albuquerque (no Sebrae), a falar do novo, nos quatro cantos do mundo e a nascer, pragmático, com os direitos sociais a anteceder os políticos. Modelo para o Brasil? Sim, mas para lugares como o Ceará, onde o libertário sol sempre nasceu mais cedo! Como Gonzaguinha, "quero sentir a dor dessa manhã nascendo" (...)

"Não dá mais p'ra segurar, explode coração"!
______________________________________________________
Obs.: esta matéria foi publicada originalmente no jornal cearense "O Povo" em 09/05/2007.
______________________________________________________
Foto Sala de Aula: obras.rio.rj.gov.br
Foto Prof. Marcondes: http://www.grupos.com.br/blog/ipueiras, postada por Marcondes.
_______________________________________________________

Marcondes Rosa de Sousa, advogado, é professor da Universidade Federal do Ceará (UFC) e da Universidade Estadual do Ceará (UECe). É uma das maiores autoridades em educação do Brasil. Ex-presidente do Conselho de Educação do Ceará e do Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais de Educação, é Colunista do jornal " O Povo ", onde mantém seus artigos quinzenais.

2 Comentários:

Anonymous Anônimo disse...

Publicar o presente artigo de Prof. Marcondes é para nós uma honra. Trata-se de uma autoridade em educação, no Brasil, reconhecido nacionalmente, além de ser um grande amigo nosso.

10.5.07  
Anonymous Anônimo disse...

Jean Kleber,
Não tenho dúvidas que o SUAVEOLENS fica muito mais rico com a presença do nosso amigo Marcondes, que sempre na ativa, tenta tocar grupos e blogs, muitas vezes, tentando juntar o estouro da boiada. A educação tem em Marcondes um ser atuante, sempre buscando novos caminhos para que a luz da educação comece a brilhar com mais intencidade.

10.5.07  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial