Suaveolens

Este blog foi criado por um cearense apaixonado por plantas medicinais e por sua terra natal. O título Suaveolens é uma homenagem a Hyptis suaveolens uma planta medicinal e cheirosa chamada Bamburral no Ceará, e Hortelã do Mato em Brasília. Consultora Técnica: VANESSA DA SILVA MATTOS

Minha foto
Nome:
Local: Brasília, Distrito Federal, Brazil

Cearense, nascido em Fortaleza, no Ceará. Criado em Ipueiras, no mesmo estado até os oito anos. Foi universitário de agronomia em Fortaleza e em Recife. Formou-se em Pernambuco, na Universidade Rural. Obteve o título de Mestre em Microbiologia dos Solos pelo Instituto de Micologia da Universidade Federal de Pernambuco. Também obteve o Mestrado e o Doutorado em Fitopatologia pela Universidade de Brasília. Atualmente é pesquisador colaborador da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária da Universidade de Brasília.

26.4.07

QUANDO NOVEMBRO CHEGAR

Por
Jean Kleber Mattos


Em novembro de 2004, atendendo a um apelo de meus colegas de faculdade, concordei em ser o Coordenador de Pós-graduação da unidade, por dois anos.

O coordenador é responsável pelo conceito do curso. Ele zela pela produção intelectual do grupo, pela excelência das bancas examinadoras, pelo equilíbrio do número de orientandos por orientador, pela coerência e ajuste das linhas de pesquisa.

É ele quem faz o relatório anual do curso, um tal complexo, detalhado e trabalhoso chamado COLETA, e do qual dependerá o conceito do curso. Ele faz um treinamento específico antes de operar o tal programa, tão complexo ele é. Dois meses para preencher.

Não bastasse tudo isso, administra recursos financeiros, os quais tem de repartir sabiamente com as áreas de pesquisa do programa.

A execução de todas essas atribuições não se dá sem que suscetibilidades sejam feridas. Há portanto, que administrar desavenças, desajustes, demanda de privilégios e a já conhecida dificuldade com os recursos humanos de apoio, raramente habilitados.

Senti-me, enfim, como o síndico de condomínio que tem duas alegrias na vida. Uma no dia da eleição e outra quando entrega o cargo. O resto é dureza. Nem férias integrais eu tinha mais.

Dois anos decorridos, já em novembro de 2006, findou meu mandato e eu entreguei, alegremente, o cargo. Alguns colegas pediram-me para encarar um novo mandato. Neguei-me. Estava exausto. Em comemoração, dediquei-lhes, em agradecimento pelo apoio, os seguintes versos:

Quando novembro chegar
Vou agradecer ao Senhor
Meu nome será Jean
E não mais Coordenador!

Vou passear com meu cão
Brincalhão e corredor
Meu nome será Jean
E não mais Coordenador

O Céu vai abrir a porta
Do inferno, nem o vapor!
Meu nome será Jean
E não mais Coordenador

Vou cuidar de minha vida!
Que se encherá de cor
Meu nome será Jean
E não mais Coordenador

Vou voltar a ter saúde
Dar adeus ao meu terror
Meu nome será Jean
E não mais Coordenador

Vou me livrar da loucura
Vou deixar este setor
Meu nome será Jean
E não mais Coordenador

Se eu matasse um leão
A CAPES outro ia por
Meu nome será Jean
E não mais Coordenador

Adeus Cadastro Discente
Adeus COLETA, que horror !
Meu nome será Jean
E não mais Coordenador

Aposentado não serve
Serei apenas professor
Meu nome será Jean
E não mais Coordenador

Graduação é bacana
Se levada com amor
Meu nome será Jean
E não mais Coordenador

Vou voltar a ter minhas férias
Como um bom trabalhador
Meu nome será Jean
E não mais Coordenador

Jamais me peçam que volte
Arreneguei do labor
Meu nome será Jean
E não mais Coordenador !
__________________________________
Foto: Blog Ipueiras do www.grupos.com.br
__________________________________

Jean Kleber de Abreu Mattos, cearense, nascido em Fortaleza, viveu em Ipueiras dos dois aos oito anos de idade. Foi universitário de agronomia em Fortaleza e em Recife. Formou-se em Pernambuco. Atualmente é professor da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária da Universidade de Brasília.

6 Comentários:

Anonymous Anônimo disse...

Jean deixastes o cargo
e virastes um trovador.
com certeza é bem melhor
do que ser coordenador.

como sou sua amiga
sofri com a Tua dor,
penastes mais que Jesus,
sendo coordenador.

ainda bem que largartes,
esse nefasto labor.
ou então seria um louco
em vez de coordenador.

Coordenastes a tua vida.
coordenastes a tua dor.
coordenando tudo isso.
destes fim ao coordenador.

26.4.07  
Blogger Jean Kleber disse...

Resposta em versos, divinos, da poetisa que desta maneira lava-me a alma. Obrigado, Dalinha.
Heloisa manda um abração. Eu e seus outros fãs Vanessa e Ivan, também.

26.4.07  
Anonymous Anônimo disse...

Ilustre prof.
Adorei sua decisão
e seus belos versos, assim nós ganharemos mais um trovador e paixonado por tudo que faz, sem contar que terá mais tempo para visitar nossa terrinha onde o Cristo o espera de braços abertos.
E com esta resposa de nossa iluminada poetisa é tudo de bom.
Forte abraço,
Tereza Mourão

27.4.07  
Blogger luizalpiano disse...

É meu mestre, a vida é melhor assim
para não parar num hospício. Professor já ruim, eu imagino como você se sentia. ´Vão-se os dedos e ficam os anéis.

27.4.07  
Anonymous Anônimo disse...

Professor,
Seu talento é visível em tudo que faz/ se ser cordenador foi um tormento/ agora passou, ficou para trás/ registrado apenas no pensamento.

Não, não apenas no pensamneto/ também na história da instituição, pois sei que sua contribuição/ foi importante para seu fortalecimento.

bom seria se no Brasil/ mais jenas houvesse/ quem sabe esta pátria varonil/ mais futuro tivesse.

27.4.07  
Blogger Jean Kleber disse...

Obrigado Alpiano, Tereza e Ângela. Puxa, este blog está pleno de poesia. Maravilha!

27.4.07  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial