Suaveolens

Este blog foi criado por um cearense apaixonado por plantas medicinais e por sua terra natal. O título Suaveolens é uma homenagem a Hyptis suaveolens uma planta medicinal e cheirosa chamada Bamburral no Ceará, e Hortelã do Mato em Brasília. Consultora Técnica: VANESSA DA SILVA MATTOS

Minha foto
Nome:
Local: Brasília, Distrito Federal, Brazil

Cearense, nascido em Fortaleza, no Ceará. Criado em Ipueiras, no mesmo estado até os oito anos. Foi universitário de agronomia em Fortaleza e em Recife. Formou-se em Pernambuco, na Universidade Rural. Obteve o título de Mestre em Microbiologia dos Solos pelo Instituto de Micologia da Universidade Federal de Pernambuco. Também obteve o Mestrado e o Doutorado em Fitopatologia pela Universidade de Brasília. Atualmente é pesquisador colaborador da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária da Universidade de Brasília.

20.4.07

MIMOSA PUDICA



Por
Dalinha Catunda

Dizes que sou melindrosa,
Que esmaeço se tocas em mim,
Por que não procuras outras plantas,
Menos sensitivas nesse jardim.

Me chamas de erva daninha,
Dormideira ou coisa assim,
Não passas de um carrapicho,
Querendo grudar em mim.

Sim, sou cheia de não-me-toques.
Tenho flores e muitos espinhos,
Mas sou o encanto das trilhas,
Ornamento de caminhos.

Mimosa pudica para os sábios,
Dormideira para muitos,
Malícia apenas sou,
Pra quem gosta do assunto.

______________________________________

Maria de Lourdes Aragão Catunda – Poetisa e escritora. Nascida e criada em Ipueiras-CE, conhecida popularmente como Dalinha Catunda, vive atualmente no Rio de Janeiro. Publica nos jornais "Diário do Nordeste" e "O Povo", nas revistas "Cidade Universidade" e "Municípios" e nos blogs: Primeira Coluna, Ipueiras e Ethos-Paidéia. É co-gestora convidada do blog Suaveolens.

______________________________________________

Foto: www.plantasdaninhasonline.com.br/pd

3 Comentários:

Blogger Jean Kleber disse...

Dalinha, estes versos certamente vão impressionar românticos e cientistas. São graciosos e acadêmicos ao mesmo tempo. Parabéns.

22.4.07  
Anonymous Anônimo disse...

Pois é Jean, a Dalinha com seus versos acaba dando vida a planta de
uma maneira bem peculiar, é assim como estivesse a escutar o que a Mimosa Pudica estava a pensar.
Parabéns

23.4.07  
Anonymous Anônimo disse...

Terezinha e Jean Kleber,
Aprendi a gostar dessa planinha, desde criança. Meu pai tinha um sítio nas Barreiras e, quando eu ia para lá, minha diversão era tocar na malícia para ver ela murchar. Fora isso me identifico muito com ela.
Um abraço, e obrigada a vocês pelos comentários.

24.4.07  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial