Suaveolens

Este blog foi criado por um cearense apaixonado por plantas medicinais e por sua terra natal. O título Suaveolens é uma homenagem a Hyptis suaveolens uma planta medicinal e cheirosa chamada Bamburral no Ceará, e Hortelã do Mato em Brasília. Consultora Técnica: VANESSA DA SILVA MATTOS

Minha foto
Nome:
Local: Brasília, Distrito Federal, Brazil

Cearense, nascido em Fortaleza, no Ceará. Criado em Ipueiras, no mesmo estado até os oito anos. Foi universitário de agronomia em Fortaleza e em Recife. Formou-se em Pernambuco, na Universidade Rural. Obteve o título de Mestre em Microbiologia dos Solos pelo Instituto de Micologia da Universidade Federal de Pernambuco. Também obteve o Mestrado e o Doutorado em Fitopatologia pela Universidade de Brasília. Atualmente é pesquisador colaborador da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária da Universidade de Brasília.

12.5.07

E POR FALAR EM MÃE...



Por
Dalinha Catunda

O dia das mães chegando, comércio supermovimentado, em cada shopping uma decoração direcionada à Rainha do Lar. Na televisão os comerciais mostram mães sor­ridentes e felizes de mãos dadas com seus filhos, dando e recebendo carinho.

Nos tele-jornais e nas páginas policiais, outra realidade. Mães desesperadas cho­ram seus filhos, mortos por balas perdidas, pela polícia, por bandidos, enfim, pela vio­lência arrasadora que atualmente assola o nosso país despedaçando corações.

Atualmente, a Cidade Maravilhosa transformou-se num... Rio de Lágrimas. Hoje, mais do que nunca, "Ser mãe é padecer no Paraíso". A Beleza desta cidade jamais será contestada, mas a liberdade para usufruir desta maravilha já não existe. Vivemos atrás de grades, com alarme e seguranças em nossos prédios, os filhos saem com seus rastreadores que chamamos de celular e o coração de cada mãe, que tem seu filho na rua, só volta a bater no compasso quando os tem de volta ao lar.

A Cidade Maravilhosa, que adotou tantos filhos, necessitados, de outros estados, foi uma verdadeira mãe. Acolhedora, hospitaleira. Na realidade, merece uma considera­ção maior dos filhos, adotados ou não, e um olhar mais atento das autoridades.

Mas talvez o exemplo da Mãe Soberana, que não foi poupada na dor. Que viu seu filho receber a coroa de espinho, ser crucificado, e suportou todo esse sofrimento com resignação, seja a mensagem a nos dizer que a esperança precisa ser cultivada para que possamos ressuscitar a paz tão esperada.

_______________________________________
Foto de N.S. do Perpétuo Socorro: paroquiasocorrolx.no.sapo.pt
_____________________________________

Maria de Lourdes Aragão Catunda – POETISA, ESCRITORA E CORDELISTA. Nascida e criada em Ipueiras-CE, conhecida popularmente como Dalinha Catunda, vive atualmente no Rio de Janeiro. Publica nos jornais "Diário do Nordeste" e "O Povo", nas revistas "Cidade Universidade" e "Municípios" e nos blogs: Primeira Coluna, Ipueiras e Ethos-Paidéia. É co-gestora convidada do blog Suaveolens.

1 Comentários:

Blogger Jean Kleber disse...

O sofrimento das mães de hoje,em todas as regiões onde cresceu a criminalidade e sobretudo a violência que ceifa as preciosas vidas humanas, é indescritível. Oportuna abordagem esta, da poetisa, na data em que se comemora o Dia das Mães. Parabéns, Dalinha.

13.5.07  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial