Suaveolens

Este blog foi criado por um cearense apaixonado por plantas medicinais e por sua terra natal. O título Suaveolens é uma homenagem a Hyptis suaveolens uma planta medicinal e cheirosa chamada Bamburral no Ceará, e Hortelã do Mato em Brasília. Consultora Técnica: VANESSA DA SILVA MATTOS

Minha foto
Nome:
Local: Brasília, Distrito Federal, Brazil

Cearense, nascido em Fortaleza, no Ceará. Criado em Ipueiras, no mesmo estado até os oito anos. Foi universitário de agronomia em Fortaleza e em Recife. Formou-se em Pernambuco, na Universidade Rural. Obteve o título de Mestre em Microbiologia dos Solos pelo Instituto de Micologia da Universidade Federal de Pernambuco. Também obteve o Mestrado e o Doutorado em Fitopatologia pela Universidade de Brasília. Atualmente é pesquisador colaborador da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária da Universidade de Brasília.

6.9.08

OUTRA PÁTRIA

Ipueiras - Ceará: Desfile de 7 de Setembro. Ala feminina . Site ipueiras.ce.gov.br. Foto da série histórica.
.
Por
Dalinha Catunda

Amar com fé e orgulho,
A terra em que nasci.
Aprendi ainda na infância,
Nos hinos e poemas que li.

Ó minha pátria sagrada,
Cadê teus encantos mil?
Poluído e acinzentado,
Hoje vejo teu céu de anil.

Teus rios, mares e florestas,
Carecem de preservação.
Na natureza não há festa
Predomina a devastação.

Se a boa terra jamais negou,
A quem trabalha seu pão.
Por que fazer do nosso pobre,
Um reles parasita da nação.

Sonegando-lhe trabalho,
E humilhando o cidadão.
Que recebe bolsas e vales
Enterrando o orgulho no chão.

Quem não vive do trabalho,
Do seu suor e da sua mão,
Não pode ter amor próprio,
Nem orgulho da sua nação.

Como imitar a grandeza,
Dessa terra em que nasci.
Se o exemplo lá de cima
Na verdade ainda não vi.

Por isso eu digo e repito,
Aos dirigentes da nação.
Primeiro dêem exemplo
Depois cobrem ao cidadão.

O que li de Bilac é passado,
Sentido não vejo agora.
Minha pátria hoje é outra.
Tenho saudades d’outrora.
__________________________________
Maria de Lourdes Aragão Catunda – Poetisa, Escritora e Cordelista. Nascida e criada em Ipueiras-CE, conhecida popularmente como Dalinha Catunda, vive atualmente no Rio de Janeiro. Publica nos jornais "Diário do Nordeste" e "O Povo", nas revistas "Cidade Universidade" e "Municípios" e nos blogs: Primeira Coluna, Ipueiras e Ethos-Paidéia. É membro da Academia Brasileira de Literatura de Cordel. É co-gestora convidada do blog Suaveolens, além de ter blog próprio: (cantinhodadalinha.blogspot).

5 Comentários:

Blogger Jean Kleber disse...

Sabe essas postagens que a gente faz e depois fica olhando e gostando? Essa foi uma. Na hora de escolher a foto ilustrativa veio-me a idéia de rastrear uma foto do dia 7 de setembro na Ipueiras do passado. No site da cidade, achei. Na série histórica. Aí está Dalinha. Parabéns pela mensagem rimada. Um beijo.

6.9.08  
Anonymous Anônimo disse...

Dalinha, linda a sua poesia, que bom saudarmos o sete de setembro em poesia e das boas. Amiga parabéns sou uma das muitas que torço por seu sucesso. Beijos.

6.9.08  
Anonymous Anônimo disse...

Mais um trabalho de excepcional sensibilidade poética de Dalinha. Parabéns pela bela poesia que traz verdades que certamente nós não podemos deixar de concordar.

7.9.08  
Blogger Dalinha Catunda disse...

Jean Kleber, Lurdinha e Bérgson,
Agradeço de coração a participação de vocês comentando e incentivando-me a continuar criando meus escritos.Vocês comentáristas de cadeira cativa passam a ser objetos de meu olhar ansioso. Cada vez que publico algo, me perguno:- será que eles já comentaram? Obrigada vocês são partes importantes dessa minha caminhada.

23.9.08  
Blogger Pensamentos e Tecnicas. disse...

é isso aew
por isso adoro minha cidade

14.2.10  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial