Suaveolens

Este blog foi criado por um cearense apaixonado por plantas medicinais e por sua terra natal. O título Suaveolens é uma homenagem a Hyptis suaveolens uma planta medicinal e cheirosa chamada Bamburral no Ceará, e Hortelã do Mato em Brasília. Consultora Técnica: VANESSA DA SILVA MATTOS

Minha foto
Nome:
Local: Brasília, Distrito Federal, Brazil

Cearense, nascido em Fortaleza, no Ceará. Criado em Ipueiras, no mesmo estado até os oito anos. Foi universitário de agronomia em Fortaleza e em Recife. Formou-se em Pernambuco, na Universidade Rural. Obteve o título de Mestre em Microbiologia dos Solos pelo Instituto de Micologia da Universidade Federal de Pernambuco. Também obteve o Mestrado e o Doutorado em Fitopatologia pela Universidade de Brasília. Atualmente é pesquisador colaborador da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária da Universidade de Brasília.

20.8.08

KIDENIRO TEIXEIRA: AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Por Tereza Mourão (Co-gestora do blog)

Antes de dormir abri o computador e vi a noticia do Marcondes sobre a morte do Dr. Kideniro. Por estes dias estávamos a lembrar dele, de seus escritos etc. Daí procurando mais noticias a respeito do assunto, encontrei uma nota no Jornal O Povo na Coluna Fala Cidadão do dia 02/08/2008 de Sinésio Cabral a qual transcrevo aqui para vocês.
.
"KIDENIRO TEIXEIRA
Recentemente, por conta de uma pneumonia, às vésperas de completar cem anos de idade, a 16 de agosto próximo, vi Kideniro Teixeira na UTI do Hospital Gênesis “resistindo e morrendo, morrendo e resistindo”...(na feliz expressão do saudoso jornalista e primoroso poeta - Dr. Demócrito Rocha, fundador deste tradicional jornal das multidões - no seu grande e inesquecível poema sobre o Rio Jaguaribe). “Enquanto há vida, há esperança” - diz o adágio antigo e, “para Deus”, consoante o texto bíblico, “nada é impossível”. Nossas humildes preces, no sentido de que se recupere, sob as bênçãos de Deus, o estimado colega e grande amigo: Kideniro Teixeira.
Sinésio Cabral. Fortaleza-CE."
.
Vejam só como são as coisas. Neste sábado passado, (16/8) quando estávamos a comemorar, no salão da Igreja N. S. das Graças em Brasília o aniversário de Nely, o Dr. Kideniro estaria a completar 100 anos de vida, pelas informações de Sinésio Cabral. Realmente é uma grande perda. As noticias que tinhamos dele através mesmo de jornal ou de pessoas ligadas a ele, é de que estava a escrever ou já tinha escrito mais um livro.
.
Que Deus e a espiritualidade maior o amparem em seu retorno a Pátria Mãe, e para nós é mais um que precisamos manter sempre na lembrança, para que os conterrâneos que vivem hoje em Ipueiras não esqueçam da importância do Dr. Kideniro para nossa cidade.
___________________________________

5 Comentários:

Blogger Jean Kleber disse...

O informe de Tereza Mourão complementa o quadro de notícias e ressalta a importância de Kideniro Teixeira para as letras do Ceará.

20.8.08  
Blogger Dalinha Catunda disse...

Tereza,
A morte do Dr Kideniro nos deixa tristes, disso não tenho dúvidas. Porém, trouxe você de volta as páginas deste blog. Acho que você deveria continuar fazendo essa parte informativa do blog, que sempre soube fazer tão bem.
Um abraço,
Dalinha

20.8.08  
Anonymous Anônimo disse...

Jean, obrigada por divulgar esta noticia em seu blog da maneira que fez, e vc querida Dalinha, obrigada pelo incentivo e palavras de apoio e na medida do possivel daqui para a frente farei esta parte de relações públicas e caso o Kleber ache conveniente tem todo meu apoio para publicar. Pois assim como Dr. Kidaniro, D. Dolores e nossa querida Tia Isa não podem ser esquecidos, assim como muitos outros que já se foram participaram e fizeram parte ativa da história de nossa querida Ipueiras.
Um forte abraço e até breve
Teresinha Mourão

20.8.08  
Anonymous Anônimo disse...

Feliz lembrança da Sra. Tereza Mourão ao saudoso Kideniro Teixeira, bem elaborado e bem lembrado.

21.8.08  
Anonymous Anônimo disse...

Eu só queria saber se Dr. Kideniro é filho de Zeca da Lapa.

21.8.08  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial