Suaveolens

Este blog foi criado por um cearense apaixonado por plantas medicinais e por sua terra natal. O título Suaveolens é uma homenagem a Hyptis suaveolens uma planta medicinal e cheirosa chamada Bamburral no Ceará, e Hortelã do Mato em Brasília. Consultora Técnica: VANESSA DA SILVA MATTOS

Minha foto
Nome:
Local: Brasília, Distrito Federal, Brazil

Cearense, nascido em Fortaleza, no Ceará. Criado em Ipueiras, no mesmo estado até os oito anos. Foi universitário de agronomia em Fortaleza e em Recife. Formou-se em Pernambuco, na Universidade Rural. Obteve o título de Mestre em Microbiologia dos Solos pelo Instituto de Micologia da Universidade Federal de Pernambuco. Também obteve o Mestrado e o Doutorado em Fitopatologia pela Universidade de Brasília. Atualmente é pesquisador colaborador da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária da Universidade de Brasília.

6.9.08

O DIA DA PÁTRIA

Por
Bérgson Frota
.
Na década de setenta, em pleno regime militar, no dia da Pátria todas as cidades do interior do Ceará faziam grandes ou pequenos desfiles, que em alguns municípios se destacavam pela pompa e organização enquanto noutros numa simples comemoração.
.
Já no início do mês de agosto, em Ipueiras, sempre depois das aulas da tarde, precisamente na quadra do ginásio, começavam os ensaios de bateria para o desfile de sete de setembro.
.
O ritmo cadenciado mais destacado era o dos tambores, e durante todo o mês, até o seguinte, eram ouvidos pontualmente, no fim de tarde os sons ritmados, alternando com outros instrumentos, fazendo um todo cadenciado e harmônico.
.
Assim se preparavam para o desfile do sete de setembro os alunos do Colégio Otacílio Mota, dos grupos Padre Angelim e Aloísio Aragão e do Educandário.
.
A amplificadora acordava às cinco da manhã a cidade, e nós alunos cedo nos arrumávamos para ir ao grupo escolar que pertencíamos e de lá organizados nos dirigirmos a praça Sebastião Matos, em frente ao colégio.
.
A primeira fila do desfile era liderada pelos bateristas vindo atrás os representantes dos Estados.
.
Figuras da nossa história, os escravos, os imigrantes e finalmente os alunos que com suas fardas eram antecedidos por uma faixa que identificava o grupo escolar que representavam.
.
Durante toda marcha havia professores que de forma ágil orientavam os alunos e as diversas seções de filas.
.
Assim formava o desfile um belo espetáculo cívico.
.
Fazíamos o caminho pelas principais ruas da cidade e finalmente parávamos em frente à prefeitura onde em fila ouvíamos os discursos das autoridades municipais, que exaltavam a importância do sete de setembro e o significado do patriotismo.
.
Hoje, em Fortaleza, ao assistir o desfile me vem à lembrança do som dos tambores, dos fins de tarde em ensaios, do dia da grande apresentação no desfile e sou tomado pela nostalgia daquela manifestação que primeiro nos acordava o civismo e assim nos marcava de forma indelével para toda vida.
.
( Publicado no O Povo em 06.09.2008 )
Foto : Arquivo Pessoal
_____________________________
Bérgson Frota, escritor, contista e cronista, é formado em Direito (UNIFOR), Filosofia-Licenciatura (UECE) e Especialista em Metodologia do Ensino Médio e Fundamental (UVA), tem colaborado com os jornais O Povo e Diário do Nordeste, desenvolvendo um trabalho por ele descrito de resgate da memória cultural e produzido artigos de relevância atual.

16 Comentários:

Blogger Jean Kleber disse...

Precioso documento de resgate da Ipueiras em que Bérgson Frota viveu a infância e adolescência. Um texto sensível,inteligente e suficientemente detalhado. É com grande prazer que o publicamos neste espaço. Parabéns e obrigado, professor Bérgson.

6.9.08  
Anonymous Anônimo disse...

Bérgson fiquei alegre por este resgate e pela divulgação da foto na primeira página do caderno. Que fique de registro que Ipueiras um dia teve desfile, e dos bons. Beijos.

6.9.08  
Anonymous Anônimo disse...

Parabéns professor Bérgson, mais uma das belas crõnicas sobre Ipueiras. O texto lindo, e hoje sete de setembro que saudade aqui em Ipueiras daqueles espetáculos. Confesso que chorei e fiquei a me procurar naquela foto em frente a prefeitura. Para quem não tem mais, recordar é viver. Continue a nos brindar com jóias como esta.

7.9.08  
Anonymous Anônimo disse...

Bérgson gostei muito deste trabalho, moro em Rondônia e faz mais de 15 anos que não vou a Ipueiras, o sete de setembro era uma festa sagrada para mim que sempre procurei e consegui desfilar em trajes típicos.Parabéns.

7.9.08  
Anonymous Anônimo disse...

Parabéns pelo trabalho amigo, as lembranças são o que nos dão força para seguir, viver e fazer melhor tudo que ainda estamos por concretizar.Ótimo resgate.

7.9.08  
Anonymous Anônimo disse...

Feliz sete de setembro professor, aqui em Ipueiras a gente se sentiu homenageada com o trabalho.


P.S. Moro no Vamos-Ver

7.9.08  
Anonymous Anônimo disse...

Professor parabéns pelo trabalho, muito bom registrar estas coisas para posteridade.Uma pergunta : você está na foto ?

7.9.08  
Anonymous Anônimo disse...

Parabéns pelo trabalho. Seus textos tem destacado muito Ipueiras e seu povo, quanto a pergunta acima, a do anônimo, acho que é uma foto antiga não ?

7.9.08  
Anonymous Anônimo disse...

É lamentável que hoje, pois estou aqui em Ipueiras, apesar de não mais morar, estou de passagem,rsrsrs, não há um movimento que acuse que é sete de setembro, pasmem. O relato de Bérgson Frota é uma prova de como vamos de forma lenta e sutil perdendo nossas pequenas comemorações que são pequenas mas somadas e com a passagem do tempo se tornam grandes perdas para toda uma comunidade. Parabéns jovem arauto, nota dez para seu trabalho.

7.9.08  
Blogger Dalinha Catunda disse...

Bérgson,
Parabéns por esse tocante relato sobre o nosso sete de setembro no interior.
Os ensaios já eram uma festa. E o dia sete era sagrado.
Feliz de quem tem lembranças para transformá-las em belos textos.
Um abraço,
Dalinha

8.9.08  
Anonymous Anônimo disse...

Olá gente da minha Ipueiras queridae agora distante, passei e vi este trabalho do dia sete como a gente chamava no meu tempo, boas recordações devem ser lembradas, parabéns pelo trabalho ao autor e ao blog. São destes trabalhos que precisamos pois na saudade do passado encontramos mais força para viver o presente e planejar com mais positividade o futuro.

10.9.08  
Anonymous Anônimo disse...

Gostaria de deixar meus parabéns ao Bérgson, garoto que vi crescer, lembro dele ainda pequeno em Ipueiras já estudando inglês, e hoje um jornalista, a fazer textos cativantes e acima de tudo emocionantes, pois acordam na gente que a tudo isso viveu uma alegria nostálgica. Sucessos.

10.9.08  
Anonymous Anônimo disse...

Professor excelente trabalho sobre o sete de setembro, ainda lembro das músicas patrióticas que tocava na rádio cedinho, quem quissesse dormir que esquecesse. Parabéns.

11.9.08  
Anonymous Anônimo disse...

Bérgson sua crônica é linda e acima de tudo como já foi dito toca-nos o coração com saudosas lembranças. Continue a lembra-nos daqueles maravilhosos tempos que abrilhantaram nossa infância.

12.9.08  
Anonymous Anônimo disse...

Agradeço de coração a todos que de forma pessoal e sentimental teceram ao meu trabalho ou a minha pessoa, elogios. Na realidade amigos meu trabalho é divulgar o que foi para não fazê-lo esquecido, e principalmente sobre Ipueiras. Respondendo ao amigo Anônimo, eu não estou na foto, esta fotografia trata-se de uma das que compõem um acervo a mim doado para cópia e preservação de muitas peças datadas do desfile de 1969, na primeira administração do prefeito Manuel Cavalcante Dias.Da mesma coleção é a fotografia que ilustra a bela poesia de Dalinha Catunda que antecede ao meu trabalho no blog. Fico grato aos gestores do mesmo, que mais do que divulgar o trabalho também o espalham aos mais distantes recantos do Brasil. Obrigado.



O Autor

Bérgson Frota

12.9.08  
Anonymous Anônimo disse...

Parabéns professor pelo trabalho, nunca tinha lido uma crônica sobre o sete de setebro em Ipueiras e apesar de morar num distrito próximo (Charito), sou ipueirense e amo Ipueiras.

16.9.08  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial