Suaveolens

Este blog foi criado por um cearense apaixonado por plantas medicinais e por sua terra natal. O título Suaveolens é uma homenagem a Hyptis suaveolens uma planta medicinal e cheirosa chamada Bamburral no Ceará, e Hortelã do Mato em Brasília. Consultora Técnica: VANESSA DA SILVA MATTOS

Minha foto
Nome:
Local: Brasília, Distrito Federal, Brazil

Cearense, nascido em Fortaleza, no Ceará. Criado em Ipueiras, no mesmo estado até os oito anos. Foi universitário de agronomia em Fortaleza e em Recife. Formou-se em Pernambuco, na Universidade Rural. Obteve o título de Mestre em Microbiologia dos Solos pelo Instituto de Micologia da Universidade Federal de Pernambuco. Também obteve o Mestrado e o Doutorado em Fitopatologia pela Universidade de Brasília. Atualmente é pesquisador colaborador da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária da Universidade de Brasília.

30.8.07

CIDADE MARAVILHOSA

Por
Dalinha Catunda

Cidade Maravilhosa
Mágica em sua beleza,
Geograficamente bela
Esplendor da natureza
Abrigo dos encantados
Que fitam embasbacados
Sua infinita riqueza.

Musa de tanto poetas,
Que cantam em seu louvor
Não deixe que a violência,
Apague seu esplendor.
Não quero ver lacrimados,
Olhos desencantados,
Vitimados pela dor.

Ó meu São Sebastião.
Mártir Santo padroeiro
interceda junto a Deus
Pelo Rio de Janeiro,
Traga para essa cidade,
Muita paz e felicidade,
E se puder, bem ligeiro.

Essa cidade sempre foi,
Acolhedora e maravilhosa,
Mesmo não sendo sua filha,
Dela me sinto orgulhosa,
Pois me abrigou em seu seio,
Realizou meus anseios,
E me fez vitoriosa.
___________________________
Foto da Cidade Maravilhosa:
www.redbullairrace.com/.../aboutthegame/rio.jpg
__________________________
Maria de Lourdes Aragão Catunda – POETISA, ESCRITORA E CORDELISTA. Nascida e criada em Ipueiras-CE, conhecida popularmente como Dalinha Catunda, vive atualmente no Rio de Janeiro. Publica nos jornais "Diário do Nordeste" e "O Povo", nas revistas "Cidade Universidade" e "Municípios" e nos blogs: Primeira Coluna, Ipueiras e Ethos-Paidéia. É co-gestora convidada do blog Suaveolens, além de ter blog próprio:

9 Comentários:

Blogger Jean Kleber disse...

Emoção. É o sentimento que me invade quando leio os versos de Dalinha. Nestes, a intimidade com a Cidade Maravilhosa é simplesmente enternecedora. Parabéns, Dalinha.

30.8.07  
Anonymous Anônimo disse...

Quatro quadras e vinte oito linhas de amor, exaltação e gratidão à uma das mais belas cidades do mundo. Dalinha exalta e pede pela cidade que lhe abrigou e deu-lhe a paciência e o amparo para vencer em sua dura jornada.

Bérgson Frota

30.8.07  
Anonymous Anônimo disse...

Poesia nota mil, meu, o Rio é mesmo uma cidade linda, tem mais é que ser cantada e rimada.

30.8.07  
Blogger Unknown disse...

DALINHA,
Me emociona esta alma cearense que vai se expandindo brasis afora, como Jean Kleber,amigo de todas as intelectalidades conferindo leveza e suavidade aos encontros.
assim de nada me extranhou ter amigas
poetas de poesias que cantam e encantam neste Rio de Janeiro so louvado agora pela sua violencia.
Aproveito para te dizer Dalinha,
a beleza deste Rio que emociana em tantos e tantos momentos como na reveiom em que milhares de pessoas de morros e de todos cantos do planeta vem reverenciar o mar a beleza o novo ano as esperancas e irmandade ali nas flores velas rezas e promessas de uma nos melhor abencoado por todos os santos e tradióes .

Dalinha
olhe a Lua cheia
Bem pelo cantinho dos olhos
resvalando no corcovado e veja
a imagem esculpida
protegendo a CIDADE MARAVILHA
a MAE KUANIN ( a nossa senhora da tradiçao asiatica, a IEMANJÄ da tradiçao afro ) ali todas as maes se encontram
abençoando o CRISTO REDENTOR
OLHE BEM
e me diga ,
se ali
Deus nao parou para descansar e,
( cá entre nos )
se deliciar se encantar
com a propria criaçao.

Mas se voce nao enxergar
esculpida desenhada na pedra
a
KUANIN
com os teus olhos, tua poesia e sensibilidade ja perceberam esta beleza magica magia.

31.8.07  
Anonymous Anônimo disse...

Meu Deus Dalinha, se é que posso tratá-la com esta intimidade, você estava inspirada ao escrever este poema, é lindo, um dos mais lindos que já lí em toda minha vida. Parabéns.

31.8.07  
Anonymous Anônimo disse...

Lindos versos a exaltar esta obra maravilhosa da natureza. Parabéns poeta, é sempre encantador ler tudo que escreves, este em especial está LINDO! Abraços.

31.8.07  
Anonymous Anônimo disse...

Dalinha sabe com suas poesias me tocar, leio sempre no jornal e netes blogs(primeira coluna e suaveolens) os trabalhos que nos encantam e mostram muito do seu refinado talento poético.

31.8.07  
Anonymous Anônimo disse...

Dalinha, que belos versos minha amiga, isto me fez recordar de minha última visita ao RJ no carnaval de 1980, quando minha escola de samba preferida, a Portela foi campeã. Espero brevemente retornar a esta cidade maravilhosa, terra que encantou a tantos poetas maravilhosos como o querido e inesquecível poetinha Vinicius de Morais.

2.9.07  
Anonymous Anônimo disse...

A cidade Maravilhosa mais uma vez me encanta e me deixa envaidecida. Ser contemplada com tantos comentários não é só merito da poeta que vos fala, e sim, desta bela cidade que por si só já é um poema.
Agradeço a todos pelo carinho e digo:A melhor maneira de prestigiar um autor é, além de ler, comentar seus textos.
A todos o meu abraço carinhoso.
www.cantinhodadalinha.blogspot.com

3.9.07  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial