Suaveolens

Este blog foi criado por um cearense apaixonado por plantas medicinais e por sua terra natal. O título Suaveolens é uma homenagem a Hyptis suaveolens uma planta medicinal e cheirosa chamada Bamburral no Ceará, e Hortelã do Mato em Brasília. Consultora Técnica: VANESSA DA SILVA MATTOS

Minha foto
Nome:
Local: Brasília, Distrito Federal, Brazil

Cearense, nascido em Fortaleza, no Ceará. Criado em Ipueiras, no mesmo estado até os oito anos. Foi universitário de agronomia em Fortaleza e em Recife. Formou-se em Pernambuco, na Universidade Rural. Obteve o título de Mestre em Microbiologia dos Solos pelo Instituto de Micologia da Universidade Federal de Pernambuco. Também obteve o Mestrado e o Doutorado em Fitopatologia pela Universidade de Brasília. Atualmente é pesquisador colaborador da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária da Universidade de Brasília.

3.8.07

A MATRIZ DE SÃO GONÇALO

Por
Bérgson Frota


Celebra-se em 2007, os 250 anos de fundação da freguesia de São Gonçalo da Serra dos Cocos, atual Matriz de São Gonçalo, distrito de Ipueiras.

Possuindo uma história rica e mais antiga que a da sede do município, foi uma das quatro primeiras freguesias a serem criadas no Ceará.

Sua fundação data de 30 de agosto de 1757, por provisão do bispo de Pernambuco, Dom Francisco Xavier Aranha e durante 126 anos foi o maior centro da religiosidade na região.

Enquanto freguesia recebeu quatorze vigários, alguns dos quais permaneceram por mais de trinta anos. Devido a sua importância religiosa, jesuítas perseguidos nela se refugiaram, e intentaram construir um convento próximo, ficando porém só nos alicerces, ainda hoje vistos.

A extinção da freguesia deu-se em 27 de outubro de 1883, ano em que Ipueiras tornou-se município.

A história e o patrimônio deste renomado distrito, representado pela bela capela de estilo barroco tardio, de grossas paredes e altar singular, obra do século XVIII, são a prova física e palpável do esmero com que ainda hoje são conservados, festejados e mantidos os ritos de devoção e fé ao venerado padroeiro.

A Matriz de São Gonçalo situa-se na região oeste do município, sobre a serra da Ibiapaba, e dista 18 km da sede, sendo dos distritos de Ipueiras, um dos mais bem assistidos e o mais visitado.
___________________________________
A foto da matriz é de Carlos Moreira do blog Primeira Coluna:
A foto da placa que comemora os 200 anos é do site oficial de Ipueiras:
www.ipueiras.ce.gov.br/ e nela se lê: "1757-1957: Placa afixada em 30-08-57 pelo Pe. Francisco Correia Lima, vigário de Ipueiras, comemorativa do bicentenário da Freguesia de S. Gonçalo da Serra dos Côcos, criada em 30-8-1757."
________________________________
Bérgson Frota, formado em Filosofia/Licenciatura pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e em Direito pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR), é um prestigiado cronista ipueirense e pesquisador da história e da geografia do Ceará, especialmente da cidade de Ipueiras. É professor visitante da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) e professor de Grego Clássico no Seminário da Prainha - Fortaleza.

15 Comentários:

Blogger Jean Kleber disse...

É com muita satisfação que o blog Suaveolens publica esta matéria sobre os 250 anos da Freguesia de São Gonçalo da Serra dos Cocos. Este é um precioso resgate da memória do município de Ipueiras, um trabalho do pesquisador Bérgson Frota.

3.8.07  
Anonymous Anônimo disse...

Valeu mermão pela pesquisa pelo esforço, você faz seu nome. Parabéns.

4.8.07  
Anonymous Anônimo disse...

Conhecí a Matriz quando era pequena em visita a um tio meu que lá morou, o clima é maravilhoso e a capela muito bonita, mas não havia esta estátua, acho que é recente, lembro do pinga, não sei se ainda há.Toda aquela região é tão verde que a gente esqueçe que está no Ceará.

4.8.07  
Anonymous Anônimo disse...

Como historiadora vejo de forma louvável este resgate. A placa tem muita importancia e pelo que ví a fachada da igreja retrata de fato um barroco tardio, lembra-me as igrejas aqui de Minas, não tão rica mas na sua rústica arquitetura uma beleza singualr.

6.8.07  
Anonymous Anônimo disse...

Bérgson, com suas pesquisas,é um membro importante do Blog suaveolens, pois dele sai dados com ótimas informações, a nos deixar mais cientes da história de nossa cidade.

8.8.07  
Blogger Elivelton Rodrigues Lima disse...

Ola sou de Matriz, é otimo ver que nosso lugar é lembrado! Moro ha muito tempo e vi a estatua sendo fixada e vejo o belo pinga de São Gonçalo abençoando todos os romeiro, visitantes e moradores da nossa querida Matriz de São Gonçalo!!!
Obg pelo carinho de todos!! abç

10.2.09  
Anonymous Anônimo disse...

olá.....
sou de matriz,e tenho maior orgulho de morar nesse lugar ezuberante,e maravilhoso.......

26.3.09  
Blogger matriz disse...

a matriz e muito legal adoro a matriz!!

10.3.10  
Blogger manoel disse...

e otimo !!!
adorei tudo!!!!

11.3.10  
Blogger Vanderleia disse...

Matriz de São Gonçalo é considerado um dos lugares mais históricos da região, e com uma beleza estonteante e moradores que vivem de braços abertos a receber todos que aqui visitam.... Vivo em Matriz e tenho um orgulho imenso de ser uma cidadã matrizense. E faço o convite quem quiser conhecer, Matriz espera por vocês.

29.5.11  
Anonymous Gabriel Braga Barroso disse...

Estudei em Matriz por 3 anos e confesso que foram uns dos melhores da minha vida. Um clima maravilhoso e um povo muito acolhedor que jamais esquecerei. Quando vou ao Ceará não deixo de passar nessa terra tão boa e abençoada por Deus e vigiada por São Gonçalo. Um grande abraço a todos da Matriz, em especial a Gonçalinha do Sr. João Estevão.

15.1.13  
Blogger francisco disse...

É muita saude deste lugar, estive poucas vezes, mais para mim marcou muito dentro do meu peito, Matriz fria mais quente na sua beleza. E assim fica estas poucas palavras falando um pouco da nossa querida Matriz.

5.7.13  
Blogger francisco disse...

Desculpe, eu falei saudade e não saude, quero mais uma vez saúdar o grande Jean Kleber.

6.7.13  
Blogger Jean Kleber disse...

Obrigado, Francisco !

7.7.13  
Blogger Unknown disse...

Boa tarde alguém poderia me passa o telefone da secretária da paróquia de são Gonçalo do Ceará por favor obrigado. Apaz de cristo eo amor de maria

22.11.18  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial