Suaveolens

Este blog foi criado por um cearense apaixonado por plantas medicinais e por sua terra natal. O título Suaveolens é uma homenagem a Hyptis suaveolens uma planta medicinal e cheirosa chamada Bamburral no Ceará, e Hortelã do Mato em Brasília. Consultora Técnica: VANESSA DA SILVA MATTOS

Minha foto
Nome:
Local: Brasília, Distrito Federal, Brazil

Cearense, nascido em Fortaleza, no Ceará. Criado em Ipueiras, no mesmo estado até os oito anos. Foi universitário de agronomia em Fortaleza e em Recife. Formou-se em Pernambuco, na Universidade Rural. Obteve o título de Mestre em Microbiologia dos Solos pelo Instituto de Micologia da Universidade Federal de Pernambuco. Também obteve o Mestrado e o Doutorado em Fitopatologia pela Universidade de Brasília. Atualmente é pesquisador colaborador da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária da Universidade de Brasília.

12.8.07

MEU PAI, JEREMIAS CATUNDA MALAQUIAS

Por
Bérgson Frota

Introdução do blog (Jean Kleber): como gestor do blog, eu já intentava, faz algum tempo, escrever algo sobre Jeremias Catunda, um dos ídolos ipueirenses de minha infância. Para mim, o correligionário de meu pai, Sebastião Mattos Sobrinho e o esportista, pois jogava "volley-ball" na quadra do Educandário, assim como seu irmão Jonas, que também era um "volley-ball player" mas que eu o via mais como o goleiro do time de futebol. Ficamos devendo, portanto, a crônica especial sobre o poeta Jeremias.

MEU PAI

Falar de alguém sempre presente na nossa vida é difícil, pois carecemos de distância para rompermos a cumplicidade da intimidade no intuito de não exagerarmos nem diminuirmos no que vamos expor, enfim, a difícil prática da virtude do meio tão preconizada por Aristóteles.

O começo nos soa distante, e as imagens lutam para se fixarem na memória, enfim, vão surgindo as primeiras lembranças aos poucos, como a nos pedir tempo.

As constantes viagens, sempre a quebrar a sua presença no lar. Os telegramas antecipando sua volta. Os passeios nos primeiros carros. O exemplo de dignidade e amor no lar. A sempre dedicação aos pais e irmãos, eternos tributários seus à Lei Maior.

Sua cultura, a ser seguida por mim e meus irmãos.

O pacificador das constantes querelas familiares onde sempre primou pela concórdia e união.

Um político nato, um exímio orador.

Na mocidade, quando morando em Fortaleza, o jovem trabalhador, na labuta durante o dia para depois varar as madrugadas debruçado sobre os livros, queria estudar Direito.

Aproveitou as lições do tempo que viveu, e dele presenciou suas alegrias e tristezas, mas a estas não deixou que lhe endurecesse o espírito, ao contrário, tornou-se melhor.

Quando pela marcha irrevogável do tempo chega aos 81 anos, com o corpo já fragilizado, traz na consciência a tranqüilidade de que se não fez tudo que quis, pelo possível se esforçou e com dificuldade concretizou.

O dia dos pais é o dia em que lhe prestamos tributo, eu e meus irmãos, e como toda a humanidade, que tem na figura paterna a importante base da família, prestamos nós tributo também a todos os pais, os que são e os que serão e finalmente aos que já se foram deixando nos seus a eterna e insubstituível lacuna que nada, nem o tempo deixa a saudade apagar.

( Publicado no jornal O Povo, de Fortaleza-CE, em 12.08.2007 )
_______________________________
Foto do atleta Jeremias Catunda nos anos 50:
www.ipueiras.ce.gov.br/
__________________________________
Bérgson Frota, formado em Filosofia/Licenciatura pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e em Direito pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR), é um prestigiado cronista ipueirense e pesquisador da história e da geografia do Ceará, especialmente da cidade de Ipueiras. É professor visitante da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) e professor de Grego Clássico no Seminário da Prainha - Fortaleza.

8 Comentários:

Blogger Jean Kleber disse...

O blog Suaveolens comemora o Dia do Pais com uma poesia de Dalinha Catunda e uma crônica de Bérgson Frota, ambos homenegeando seus próprios pais, dois Catunda, um, Expedito, outro, Jeremias. Por intermédio de Dalinha e Bérgson, homenageamos todos os pais neste dia de emoção. Parabéns para todos nós, filhos e pais.

12.8.07  
Anonymous Anônimo disse...

Bonita narrativa de amor filial. Os pais são muito importantes para os filhos, como presença e exemplo, não desmerecendo o importante papel da mãe, mas sendo dia dos pais saudemos os pais.

12.8.07  
Anonymous Anônimo disse...

Blz, trabalho do dia dos pais, data de valor real e infelizmente muito comercial, hoje. Parabéns Bérgson.

12.8.07  
Anonymous Anônimo disse...

Este texto de Bérgson Frota é um verdadeia declaração de amor ao pai, e também a todos os pais, porque no final ele diz isso, é muito bonito esta homenagem ao senhor Jeremias Catunda.

12.8.07  
Anonymous Anônimo disse...

Parabéns ao Bérgson pela Crônica, relato bem ao seu modo, acarinhando seu pai nesse dia tão especial.
Parabéns a Jean Kleber por esse dia, onde os pais ficam na mira de todos, mas certamente sabemos que para um bom pai, todo dia é seu dia.
Dalinha Catunda

13.8.07  
Anonymous Anônimo disse...

Trabalho nota dez Bérgson, bom texto, rico de sentimentos, seus trabalhos seja lembrando a infância, seja tratando de pessoas para você de valor, revelam a grandeza e inteligência de sua alma. Beijos.

13.8.07  
Anonymous Anônimo disse...

Ótimo trabalho Bérgson, de longe acompanho seus artigos seja num blog ou outro, demoro, mas coloco seu nome no google e acho, quando não comento é por falta de tempo, continue a escrever sobre Ipueiras e sobre os temas que você domina. Prosperidade e paz.

14.8.07  
Anonymous Anônimo disse...

Professor parabéns, lí no jornal seu trabalho e me deram o toque que estava na internet neste blog, a mesma foto de seu pai que está no jornal e o texto muito bem feito,não estou mais em Reriutaba, moro agora em Sobral, já concluí o curso e estou me preparando para especialização como me aconselhou. Desejo-lhe muitas coisas boas. Da aluna do curso de letras-UVA.

17.8.07  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial