Suaveolens

Este blog foi criado por um cearense apaixonado por plantas medicinais e por sua terra natal. O título Suaveolens é uma homenagem a Hyptis suaveolens uma planta medicinal e cheirosa chamada Bamburral no Ceará, e Hortelã do Mato em Brasília. Consultora Técnica: VANESSA DA SILVA MATTOS

Minha foto
Nome:
Local: Brasília, Distrito Federal, Brazil

Cearense, nascido em Fortaleza, no Ceará. Criado em Ipueiras, no mesmo estado até os oito anos. Foi universitário de agronomia em Fortaleza e em Recife. Formou-se em Pernambuco, na Universidade Rural. Obteve o título de Mestre em Microbiologia dos Solos pelo Instituto de Micologia da Universidade Federal de Pernambuco. Também obteve o Mestrado e o Doutorado em Fitopatologia pela Universidade de Brasília. Atualmente é pesquisador colaborador da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária da Universidade de Brasília.

13.4.07

CARMINHA

CARMINHA
Por
Jean Kleber Mattos

Carminha era seu nome. Era a auxiliar de D. Marieta, a dona de nossa pequena república de estudantes em Recife. Limpava a casa, arrumava os cômodos, fazia a comida. Silenciosa. Sorridente. Falava pouquíssimo. Baixinho. Parecia observar-nos analiticamente. Sempre fiel à tarefa de apoiar a dona-da-casa.

O trabalho honesto de qualquer pessoa sempre me comoveu. A admiração por quem segue firme no trabalho, por humilde que seja, era-me inevitável. Desde que me tive por gente foi assim. Abominando a esperteza vil, a malandragem irresponsável e perniciosa, sempre admirei a força dos que optam pelo trabalho honesto ainda que duro. Em relação à Carminha, admiração e encantamento faziam par.

A perda precoce dos dentes incisivos é bastante comum nos interioranos do Brasil, certamente em função de alguma carência mineral. Carminha não fugia à regra. Perdera-os. O sorriso era discreto, tímido. Divino.

A miscigenação no Brasil nos brinda todos os dias com um caleidoscópio racial de grande riqueza. Em Recife, cuja civilização teve a marca de diversas etnias e populações incluindo índios, negros, portugueses, franceses e holandeses, o fenômeno tem uma espetacular expressividade. Algumas pessoas têm o cabelo duro dos negros e a pele branca, sardenta, certamente herdada do europeu. Carminha era assim. Nem magra nem obesa. Era “cheinha”, um termo comumente utilizado no Nordeste, significando alguém não tão volumoso como uma “boazuda”. Algo mais próximo da gostosinha...!

Corria o ano de 1966. Ao final dele eu me formaria em agronomia. Filho de classe média apenas remediada, meus pais eram professores. Eu carregava comigo as expectativas de ascensão social da família. Fazer de Carminha minha companheira, dividir a existência com ela, era apenas um devaneio. Um saboroso devaneio. Nunca tive oportunidade de declarar-lhe minha afeição. Cumprimentava-me sempre com um sorriso, imediatamente retribuído. Nossos olhares eram plenos de cumplicidade...

Passado algum tempo de minha saída da república, quando acamado por uma enfermidade, visitou-me no novo endereço em companhia de uma colega. O mesmo silêncio. O mesmo doce sorriso. A mesma tez branca, macia. E aquelas deliciosas sardas.

Meu Deus! Eu estava apaixonado por Carminha!
__________________________________
Foto: rua onde ficava a república de D. Marieta, na praça Maciel Pinheiro.
____________________________________________________

Jean Kleber de Abreu Mattos, cearense, nascido em Fortaleza, viveu em Ipueiras dos dois aos oito anos de idade. Foi universitário de agronomia em Fortaleza e em Recife. Formou-se em Pernambuco. Atualmente é professor da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária da Universidade de Brasília.

2 Comentários:

Blogger luizalpiano disse...

Uma bela história de amor! O amor é lindo, meu amigo! História parecida com essa vou enviar para o Blog.

14.4.07  
Anonymous Anônimo disse...

Jean Kleber,
Obrigada por abrir as portas do passado e nos presentear com esse pequeno conto, que conta de maneira tão singela a história de um amor.
Um abraço,
Dalinha Catunda

16.4.07  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial