Suaveolens

Este blog foi criado por um cearense apaixonado por plantas medicinais e por sua terra natal. O título Suaveolens é uma homenagem a Hyptis suaveolens uma planta medicinal e cheirosa chamada Bamburral no Ceará, e Hortelã do Mato em Brasília. Consultora Técnica: VANESSA DA SILVA MATTOS

Minha foto
Nome:
Local: Brasília, Distrito Federal, Brazil

Cearense, nascido em Fortaleza, no Ceará. Criado em Ipueiras, no mesmo estado até os oito anos. Foi universitário de agronomia em Fortaleza e em Recife. Formou-se em Pernambuco, na Universidade Rural. Obteve o título de Mestre em Microbiologia dos Solos pelo Instituto de Micologia da Universidade Federal de Pernambuco. Também obteve o Mestrado e o Doutorado em Fitopatologia pela Universidade de Brasília. Atualmente é pesquisador colaborador da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária da Universidade de Brasília.

8.8.18

MEMÓRIAS CAPÍTULO 12: GRAVIDEZ SURPRESA MUSICADA



GRAVIDEZ SURPRESA MUSICADA
Por
Jean Kleber Mattos

Eu estava na rodoviária de Fortaleza numa noite de 1986, fazendo uma ligação interurbana para minha companheira Heloísa em Brasília. Ela ficara de confirmar a primeira gravidez da qual apenas tínhamos suspeitas. Ela atendeu à chamada e confirmou tudo. Os resultados dos testes não deixavam dúvidas. Ao meu lado estava a minha amiga Miriam Aguiar, aguardando ansiosa a resposta.

-Foi positivo ! – falei-.

-Yes ! disse ela - dando um tapa no ar, no melhor estilo Pelé.

Havíamos todos passado o carnaval em Salvador, em companhia de meus pais, em meio aos trios elétricos, na atmosfera de luz e cor do carnaval de rua.

Sucesso na época, o cantor Luiz Caldas, cantava uma música que dizia: “pega ela aí, pega ela aí...pra que? Pra passar batom...que cor?...violeta...”

O atraso na menstruação não era ainda suficiente para caracterizar a gravidez. As mulheres do grupo recorriam a conhecimentos ancestrais em busca de sinais positivos. Minha mãe estava convicta. Dizia ter observado uma pulsação extra no pescoço, o que, para ela era um sinal infalível.

Heloísa voltou à Brasília para assumir o emprego. Eu e meus pais seguimos para Fortaleza, pois eu ainda tinha uns dias de férias e precisava passar com eles.

Nada fora planejado, ou seja, o primeiro filho seria uma surpresa. Filhos amarram-nos pelo resto da vida. Sua chegada é sempre acompanhada de uma inegável ansiedade. Eles selam a união. São bem vindos sobretudo quando o casal está convicto e feliz com as escolhas.

E foi assim que se deu. O primogênito, viemos a saber mais tarde, era na verdade uma primogênita.

Deixei Fortaleza alguns dias depois de volta à Brasília, para encontrar Heloísa. Em conversa, ela me disse que, quando o médico confirmou-lhe a gravidez, viera-lhe à mente uma música da banda Blitz que versava assim: “mamãe estou...ligeiramente grávida...”

- Eu também pensei numa música – falei.

- Qual música?

- Não sou tão certinho como você...

- Qual música ?

- Um sucesso de Maria Alcina...

- Qual?

- “Seu delegado prenda o Tadeu...ele pegou minha irmã e...hã !!!”

***

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial