Suaveolens

Este blog foi criado por um cearense apaixonado por plantas medicinais e por sua terra natal. O título Suaveolens é uma homenagem a Hyptis suaveolens uma planta medicinal e cheirosa chamada Bamburral no Ceará, e Hortelã do Mato em Brasília. Consultora Técnica: VANESSA DA SILVA MATTOS

Minha foto
Nome:
Local: Brasília, Distrito Federal, Brazil

Cearense, nascido em Fortaleza, no Ceará. Criado em Ipueiras, no mesmo estado até os oito anos. Foi universitário de agronomia em Fortaleza e em Recife. Formou-se em Pernambuco, na Universidade Rural. Obteve o título de Mestre em Microbiologia dos Solos pelo Instituto de Micologia da Universidade Federal de Pernambuco. Também obteve o Mestrado e o Doutorado em Fitopatologia pela Universidade de Brasília. Atualmente é pesquisador colaborador da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária da Universidade de Brasília.

11.12.11

A Inauguração do Arco de Fátima em Ipueiras

Por
Bérgson Frota

O ano de 1954 marcou de forma triunfal a história religiosa de Ipueiras, foi a inauguração do Arco de Fátima.
O prefeito era Sebastião Gomes de Matos, e em decorrência de no ano anterior ter a cidade recebido a peregrinação do ícone lusitano, resolveu-se junto com a paróquia e o povo no mesmo ano (1953), começar a construção de um grande arco de alvenaria em memória da santa
visita.
Tendo este belíssimo monumento mariano a construção e desenho sido realizados pelo engenheiro-prático Pedro Frutuoso, pondo na obra características diferentes de outros arcos já conhecidos no Brasil.
Segundo consta, a fim de fortalecer a estrutura e fazê-la durar mais, o engenheiro copiou nas linhas das coluna e fechamento interno do monumento, detalhes do Arco de Tito, ainda em pé em Roma, mesmo tendo sido construído em 81 d.C., pelo imperador Tito Flávio.
Voltando ao arco de Ipueiras é de se lamentar que até hoje este monumento ainda não foi tombado pela atual administração municipal.
Erguido há 57 anos, sem tal proteção, corre o risco de sofrer nas suas características originais, alterações que poderão futuramente desvirtuá-lo dos detalhes que tanto o enriquecem como o embelezam.
Na rara foto de inauguração em março de 1954 podem se ver as adolescentes e hoje avós, bem como identificá-las :
No centro : Eliza Maria Mello Mourão (rainha)
Na direita : Miraugusta Campos Farias (princesa), Maria Aglaê Bonfim Medeiros (dama), Cristina Alves de Souza (dama), Ruth Moreira Frota (dama).
Na esquerda : Solange Rosa de Sousa (princesa), Adelaíde Marques Cavalcante (dama), Ivone Holanda (dama), Nazaré Belém Lima (dama).
Preservar tal monumento é reverenciar não só a história da cidade como respeitar os esforços dos que nos antecederam, e com isso enriquecer cada vez mais o patrimônio artístico do município.
*
Bérgson Frota, escritor, contista e cronista, é formado em Direito (UNIFOR), Filosofia-Licenciatura (UECE) e Especialista em Metodologia do Ensino Médio e Fundamental (UVA), tem colaborado com os jornais O Povo e Diário do Nordeste, desenvolvendo um trabalho por ele descrito de resgate da memória cultural e produzindo artigos de relevância atual.

4 Comentários:

Blogger Jean Kleber disse...

Bem vindo mais uma vez professor Bérgson, enaltecendo um dos monumentos mais importantes de Ipueiras. Obrigado, professor!

11.12.11  
Anonymous Bérgson Frota disse...

Agradeço pela publicação do trabalho,deixei livre publicar ou não porque o blog havia já publicado uma matéria parecida, inclusive com a foto, para mim seria abusar. Pediria uma correção no texto acima. No último parágrafo há uma frase "os esforços que dos que", se fosse possível eliminar o primeiro "que", ficando "os esforços dos que". Agradeço a sempre atenção e publicação dos meus trabalhos.

Muito Obrigado

12.12.11  
Anonymous Ana Claudia disse...

Um trabalho excelente, o prof. Bérgson cada vez nos presenteia com estas jóias históricas, que enriquecem o patrimônio memorial de nossa tão amada Ipueiras.Parabéns !

12.12.11  
Blogger Jean Kleber disse...

Já foi corrigido, amigo. Valeu.

12.12.11  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial