Suaveolens

Este blog foi criado por um cearense apaixonado por plantas medicinais e por sua terra natal. O título Suaveolens é uma homenagem a Hyptis suaveolens uma planta medicinal e cheirosa chamada Bamburral no Ceará, e Hortelã do Mato em Brasília. Consultora Técnica: VANESSA DA SILVA MATTOS

Minha foto
Nome:
Local: Brasília, Distrito Federal, Brazil

Cearense, nascido em Fortaleza, no Ceará. Criado em Ipueiras, no mesmo estado até os oito anos. Foi universitário de agronomia em Fortaleza e em Recife. Formou-se em Pernambuco, na Universidade Rural. Obteve o título de Mestre em Microbiologia dos Solos pelo Instituto de Micologia da Universidade Federal de Pernambuco. Também obteve o Mestrado e o Doutorado em Fitopatologia pela Universidade de Brasília. Atualmente é pesquisador colaborador da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária da Universidade de Brasília.

18.11.11

Feliz Aniversário José Arimatéa Catunda

Por Bérgson Frota

O tempo passa rápido, e para determinadas pessoas, é ele um palco de coragem e exemplo, por serem estas especiais.

José Arimatéa Catunda, uma figura singular na sociedade ipueirense é um desses exemplos.

Hoje completando 76 anos, com uma alegria, vivacidade e força inimagináveis.

Antes um atleta de oportunidades a sem saber contar, depois porém, aos 17 anos (1956), um acidente mudou totalmente sua vida prendendo-o para sempre numa cadeira de rodas.

Sua vida daí em diante vai lapidando o herói, que se algum dia queixou-se nunca se ouviu. A vida aos poucos foi fazendo com pressa de um adolescente um homem capaz de com a força levantar a família, e como ironia provar ser o que é hoje, o mais forte da família, não só pelo estóico modo com que desde então passou a viver como pela postura do não conformar-se, mas de sublimar com garra um sofrimento, mostrando a todos pelo exemplo que, a vida seja ela como a recebemos, merece ser vivida com alegria, com esperança e fé.

Um tio que para mim exemplou de perto e continua a exemplar a postura de um grande ser humano.

Para a maioria da cidade, Ipueiras, que o conheceu e conhece como “Dedé”, carinhoso apelido de camaradagem a um de seus mais queridos membros, é pois este dia, um grande dia, devotado a um ímpar ser humano que a vida tornou herói.

Finalizo este texto parabenizo-lhe neste 19 de novembro com os ricos versos de uma canção há muito ouvida :

“Sonhar mais um sonho impossível

Lutar quando é fácil perder

Vencer o inimigo invisível

Negar quando a regra é ceder”


Bérgson Frota, escritor, contista e cronista, é formado em Direito (UNIFOR), Filosofia-Licenciatura (UECE) e Especialista em Metodologia do Ensino Médio e Fundamental (UVA), tem colaborado com os jornais O Povo e Diário do Nordeste, desenvolvendo um trabalho por ele descrito de resgate da memória cultural e produzindo artigos de relevância atual.

4 Comentários:

Anonymous Tadeu Fontenele disse...

Bela mensagem do Bergson, oportuna homenagem e merecida comemoração do aniversário do nosso Zé Arimatéa, exemplo de tenacidade, exposição do amor que ele, Dedé, tanto dedica a Ipueiras, onde todos o amam e nós daqui também. Na grande fila para cumprimentá-lo, efusivo abraço do Francisco Tadeu.

18.11.11  
Blogger Jean Kleber disse...

Estou com você, Tadeu. Bela crônica de Bérgson homenageando o tio ilustre. Arimatéa é dessas pessoas que têm luz própria. Emocionei-me quando estive com ele em 2007, ao visitar Ipueiras. Parabéns ao nosso ícone e ao professor Bergson Frota pela bela crônica!

18.11.11  
Anonymous Antonio Padilha Neves disse...

Parabéns Dedé, meu amigo e irmão, que Deus te dê muitos anos de vida com saúde e alegria.

23.11.11  
Anonymous Mota Júnior disse...

Valeu o trabalho jovem Bérgson. O Arimatéa mereceu e merece muito mais. Feliz Aniversário Dedé !

29.11.11  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

Links para esta postagem:

Criar um link

<< Página inicial