Suaveolens

Este blog foi criado por um cearense apaixonado por plantas medicinais e por sua terra natal. O título Suaveolens é uma homenagem a Hyptis suaveolens uma planta medicinal e cheirosa chamada Bamburral no Ceará, e Hortelã do Mato em Brasília. Consultora Técnica: VANESSA DA SILVA MATTOS

Minha foto
Nome:
Local: Brasília, Distrito Federal, Brazil

Cearense, nascido em Fortaleza, no Ceará. Criado em Ipueiras, no mesmo estado até os oito anos. Foi universitário de agronomia em Fortaleza e em Recife. Formou-se em Pernambuco, na Universidade Rural. Obteve o título de Mestre em Microbiologia dos Solos pelo Instituto de Micologia da Universidade Federal de Pernambuco. Também obteve o Mestrado e o Doutorado em Fitopatologia pela Universidade de Brasília. Atualmente é pesquisador colaborador da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária da Universidade de Brasília.

15.10.11

A PROFESSORA

Por
Bérgson Frota

Ali estava ela, a apresentar-se no primeiro dia de aula. A classe cheia, e a sua presença imponente a impor um respeito brando e obediente aos alunos.
Depois de escrever na lousa, ainda quadro negro, a matéria, explicava com mansidão, mas firmeza, o que deveria ser copiado e do copiado o que precisava ser respondido.
O tempo parecia não passar. Alguém a perguntar levantando primeiro o braço, lá entre as várias carteiras escolares um não entendido.
Ela, a professora respondia. Respondendo também a outras dúvidas, e explicando os vários não entendidos que sempre se seguiam.
Se era para nota o trabalho ?
Se poderia ser feito em grupo ?
Se haveria dever de casa ?
A professora movida pela “digna vocação” a tudo esclarecia.
Depois do intervalo, as anotações finais a serem feitas em casa, e noutro dia obrigatoriamente trazidas.
Assim era a professora, na sua labuta diária a ensinar e passar aos alunos o seu conhecer. Criando neles uma curiosidade que os levava a querer mais e mais saber.
Talhando-os no ensinar e finalmente a aprender o que lhes seria útil no futuro e porque não dizer na vida.
Assim como uma mãe segunda, cumpria sua missão, a de “educar”.
A professora que um dia foi mestra de muitos passou, mas deixou no que plantou o conhecimento, e muitos que com ela estudaram, continuaram com outras e outros mestres a alargar os seus conhecimentos e assim fazer sua história.
Mais que uma profissão, um sacerdócio, uma missão, uma santa e sublime “vocação”.


Foto: Sra. Ruth Frota (do acervo do cronista Bérgson Frota)
______________________________________
Bérgson Frota, escritor, contista e cronista, é formado em Direito (UNIFOR), Filosofia-Licenciatura (UECE) e Especialista em Metodologia do Ensino Médio e Fundamental (UVA), tem colaborado com os jornais O Povo e Diário do Nordeste, desenvolvendo um trabalho por ele descrito de resgate da memória cultural e produzindo artigos de relevância atual.
NOTA DO BLOG: No dia 15 de outubro comemora-se o dia do professor. A Sra. Ruth Frota no fim da década de 50, formou-se na Escola Normal Rural (Ipueiras-Ceará), capacitando-se com isso a ensinar durante 25 anos.

6 Comentários:

Blogger Jean Kleber disse...

Justíssima homenagem ao Dia do Professor, e mais ainda, à professora Ruth Frota, mestra exemplar que exerceu por 25 anos este sacerdócio da cidade de Ipueiras-Ceará. Parabéns, professor Bérgson Frota!

15.10.11  
Anonymous Edilene Soares disse...

Uma crônica linda. Parabéns.

18.10.11  
Anonymous Edilson Veras disse...

Fui aluno desta grande professora, pena que não more mais em Ipueiras. Parabéns pela excelente crônica.

20.10.11  
Anonymous Carlos Magno Ferreira (Professor) disse...

Uma feliz homenagem aos professores e professoras, a vocação de educar, e o educar, embora tão mal valorizado e também tão mal remunerado no nosso País, é um sinal básico do atraso que nós brasileiros temos que nos apressar a corrigir. Ao autor meus parabéns.

21.10.11  
Anonymous Cláudio Oliveira disse...

Parabéns pela crônica, fico feliz por ver minha professora encimando o texto.

25.10.11  
Anonymous Pedro Ailton disse...

Parabéns pelo trabalho.Abraços.

26.10.11  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial