Suaveolens

Este blog foi criado por um cearense apaixonado por plantas medicinais e por sua terra natal. O título Suaveolens é uma homenagem a Hyptis suaveolens uma planta medicinal e cheirosa chamada Bamburral no Ceará, e Hortelã do Mato em Brasília. Consultora Técnica: VANESSA DA SILVA MATTOS

Minha foto
Nome:
Local: Brasília, Distrito Federal, Brazil

Cearense, nascido em Fortaleza, no Ceará. Criado em Ipueiras, no mesmo estado até os oito anos. Foi universitário de agronomia em Fortaleza e em Recife. Formou-se em Pernambuco, na Universidade Rural. Obteve o título de Mestre em Microbiologia dos Solos pelo Instituto de Micologia da Universidade Federal de Pernambuco. Também obteve o Mestrado e o Doutorado em Fitopatologia pela Universidade de Brasília. Atualmente é pesquisador colaborador da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária da Universidade de Brasília.

10.3.11

DIÁRIO DO CARNAVAL

Por
Bérgson Frota

Era fim de carnaval.
Na praia de Aracati a folia do último dia trazia uma certa melancolia, pensava, amanhã é quarta, e já preocupado com o trânsito pois tinha trabalho depois do meio-dia, tratei de avisar aos amigos do horário que sairíamos, madrugada de quarta-feira.
Tive o cuidado de verificar o carro, problemas na estrada era o que menos queria.
O carnaval não havia acabado.
A alma que faz do folião um criador de alegria, seria apenas adormecido. O carnaval era ainda, pois terça-feira e nos anteriores dias a alegria empolgante nos fez sintonizarmos ao ritmo e vibração que só esta festa nos traz, criando esperanças, esquecendo preocupações e acima de tudo, relaxando tensões e abrindo o espírito que mais leve estava para as duras batalhas do porvir.
Deixamos para trás tristezas e frustrações, preparamos nosso espírito para novas alegrias, sim, o carnaval é um grande depurador de nossas negatividades.
E agora fico ao escrever sobre o carnaval que passou, não com saudades, mas com lembranças alegres da multidão momina.
Do ritmo, da dança frenética levando ao êxtase a multidão de foliões, quanta alegria, dos momentos únicos deste carnaval. Que lembrarei sempre, principalmente da animação que é o grande coração a marcar com blocos ou individual o ritmo que nos traz tanta alegria.
Agora estamos a entrar em Fortaleza, o engarrafamento é pouco, ainda não nasceu o sol da quarta-feira de cinzas, atrás uns colegas dormem. Logo de mansinho o sol vai aparecendo, e penso com boas lembranças da alegria passada, dos blocos, de tanta festividade, das músicas vibrantes que se repetirão de forma nova, mas ao mesmo tempo diferente em carnavais vindouros. A alegria agora pertence somente ao último carnaval, descrito com afinco neste texto.
____________________________________

Foto: guarapari.olx.com.br


Bérgson Frota, escritor, contista e cronista, é formado em Direito (UNIFOR), Filosofia-Licenciatura (UECE) e Especialista em Metodologia do Ensino Médio e Fundamental (UVA), tem colaborado com os jornais O Povo e Diário do Nordeste, desenvolvendo um trabalho por ele descrito de resgate da memória cultural e produzindo artigos de relevância atual.

6 Comentários:

Blogger Jean Kleber disse...

Crônica de carnaval no estilo Bérgson Frota. Parabéns professor! Por aqui tivemos um bom carnaval...tranquilos...em casa...rsrsrs.
Grande abraço.

10.3.11  
Anonymous Daniel disse...

Um artigo legal, carnaval é sempre carnaval, sem droga, nem bebida em excesso, só é alegria. Tô já com saudade. Valew.

11.3.11  
Anonymous Mariana disse...

Um carnaval apesar de muitas vítimas aqui no Ceará, não tira a beleza e alegria de quem soube curti,autor,um relato legal de uma turma consciênte. Parabéns.


P.S.Eu tenho saudades.

11.3.11  
Anonymous Danilo Costa disse...

Meu carnaval foi em Aracati também, maassa, só que só voltei domingo, a folia continuou.Parabéns Bérgson.

14.3.11  
Anonymous Mariana Lins disse...

Uma excelente narrativa do carnaval, gostei do que foi dito sobre a alegria reinante a espantar nossas negatividades.Parabéns pelo trabalho.

14.3.11  
Anonymous Pedro Ailton disse...

Parabéns pelo artigo velho amigo, aqui também curti muito o carnaval,evoé.

16.3.11  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial