DILMA, A PRESIDENTA?
Marcondes Rosa
O Povo - 25.02.2011 01:30 Fortaleza-Ce.
*
Li na imprensa a Coluna Conversa com a Presidenta (sic). No texto, em negrito, a referência, em todo ele, à forma “presidenta”. Na foto, a presidenta com a faixa verde-amarela. E aí, numa faixa esverdeada, a observação aos leitores: “Enviar a pergunta à presidente Dilma (...).
*
Revisor de jornal por anos e professor da área de língua e literatura, vou até meus dicionários, com o propósito, sei lá, de derrubar do cavalo o “lulez”... “Presidenta”, diz-nos o Instituto Antônio Houaiss, no volumoso e moderno Dicionário Houais da Língua Português, que o vocábulo é a mulher que exerce a função da mulher que preside um país ou uma organização.
Antenor Nascente segue a mesma linha em seu Dicionário da língua portuguesa (2004). E entre outros tantos, Silveira Bueno, em sua coleção Grande Dicionário Etimológico-prosódico da Língua Portuguesa (Edição Saraiva).
*
E termino enfim por cair eu do cavalo, ao voltar à palmatória de dona Ester, mãe de Gerardo Mourão. Um dia, numa classe de alunos dos vários níveis, deu-me ela a palmatória e mandou que desse bolos em todos.
*
Lelete Mourão foi a primeira. Lançou-me ela olhar de piedade. Deixei cair a palmatória em tom suave. Furiosa, a professora, ensina a todos como imprimir forte bolo...
*
No Seminário em Petrópolis, aprendi com dom Cintra a distinção entre humildade e vaidade. Melhor média, a minha. Com o “não mereço”, recuso e troféu. Humildade, nasce do húmus, o chão. Vaidade, do vazio.
*
Em Campinas (SP), no Seminário da Imaculada, Monsenhor Luiz de Abreu. Um dia, ouço-o a declarar em bom som: “Ao melhor aluno, não mais que nove. Ao melhor professor, não mais que 9,5. E 10 apenas para Deus!”E após pausa: “Dei o primeiro dez”. É verdade: São Paulo exporta café e o Ceará, o talento. Razões a Lula, caí do cavalo...
_____________________________________________
Crédito da foto de Dilma Russef: Luiz Filipe Barcelos/UnB Agência
_____________________________________________
Marcondes Rosa - Professor da Universidade Federal do Ceará e da Universidade Estadual do Ceará
marcondesrosa@terra.com.br
4 Comentários:
Matéria interessante, bem articulada e repousante, do professor Marcondes Rosa. Desfrutem!
Jean Kleber,
Grato por sua iniciativa. Mais ligeiro que a minha, nos Grupos de Discussão, aguardando ainda tempo para veiculação nos blogs.
Parabéns pela iniciativa e postura.
Grato abraço,
Msrcondes
Olá Marcondes,
Bom ver você em ação
Um abraço,
Dalinha
PRESIDENTA OU...
O que espero de fato,
É que seja competente.
Não importa se ela é:
Presidenta ou presidente,
Mas que honre sua saia
Nos velhos erros não caia,
Do dever seja ciente.
Como sempre um texto que nos cativa pela clareza nos levando a pensar. Parabéns Professor.
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial