Suaveolens

Este blog foi criado por um cearense apaixonado por plantas medicinais e por sua terra natal. O título Suaveolens é uma homenagem a Hyptis suaveolens uma planta medicinal e cheirosa chamada Bamburral no Ceará, e Hortelã do Mato em Brasília. Consultora Técnica: VANESSA DA SILVA MATTOS

Minha foto
Nome:
Local: Brasília, Distrito Federal, Brazil

Cearense, nascido em Fortaleza, no Ceará. Criado em Ipueiras, no mesmo estado até os oito anos. Foi universitário de agronomia em Fortaleza e em Recife. Formou-se em Pernambuco, na Universidade Rural. Obteve o título de Mestre em Microbiologia dos Solos pelo Instituto de Micologia da Universidade Federal de Pernambuco. Também obteve o Mestrado e o Doutorado em Fitopatologia pela Universidade de Brasília. Atualmente é pesquisador colaborador da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária da Universidade de Brasília.

18.2.11

CENTRO DE MEDICINA INAUGURA ESTUFA DE PLANTAS MEDICINAIS

Crédito da Foto: Júlio Cecílio (da Ascom do senador Rollemberg)
.
Da Ascom do senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF) - 16/2/2011

Autor da emenda para a implantação da horta, Rollemberg ressalta a importância de impulsionar a produção de plantas medicinais na região. Estufa funcionará no Centro de Medicina Alternativa (Cema) da Regional de Saúde de Planaltina.

O Centro de Medicina Alternativa (Cema) da Regional de Saúde de Planaltina inaugurou nesta quarta-feira (16/2) sua estufa de plantas medicinais. Autor da emenda para a implantação da horta e apoiador da instituição, o senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF) prestigiou a solenidade e ressaltou a importância do trabalho conjunto realizado pelo Ministério da Educação, do Governo do Distrito Federal, dos poderes legislativo local e federal e dos moradores para vencer a burocracia e transformar o projeto em realidade.

“Essa é uma forma de impulsionar a produção de plantas medicinais na região e resgatar o conhecimento popular. A população precisa ter acesso a medicamentos mais baratos”, salientou Rollemberg. As mudas de plantas medicinais produzidas serão utilizadas pelas equipes do Programa Saúde da Família.

Intercâmbio

Precursor do projeto e diretor por duas vezes da Regional de Saúde de Planaltina, o doutor Carlos Alberto Campos lembrou que a iniciativa começou em 1983. Com o apoio da Universidade de Brasília (UnB), foi feita uma pequena horta no local. A comunidade aderiu à idéia e hoje o objetivo do projeto é que os moradores busquem não apenas remédios, mas também possam plantar mudas em suas casas. “Assim, as pessoas poderão se relacionar, promover um intercâmbio de plantas e de ideias”, detalhou Campos.

O professor Jean Kleber de Abreu Mattos, da UnB, destacou a importância da educação para a saúde. Apesar de não existir estatística, ele reconhece que o investimento no autocuidado dos moradores influencia na diminuição da procura pela emergência do hospital da cidade. “Com a horta de plantas medicinais, os próprios moradores assumirão um papel de multiplicadores”, elogiou.

O deputado distrital Joe Valle (PSB) também participou do evento e falou dos obstáculos para que o projeto se concretizasse. “Foram várias instâncias trabalhando em conjunto para que desse certo”, acrescentou. “Agora, nosso objetivo é fazer com que se torne o melhor centro medicinal do Brasil”, finalizou.

O projeto é uma parceria com o Instituto Federal de Brasília (antigo Colégio Agrícola de Planaltina).

O gestor do blog Suaveolens compareceu à solenidade. Na foto acima, aparece conversando com o senador Rodrigo Rollemberg.

Crédito da Foto: Júlio Cecílio (da Ascom do senador Rollemberg)

3 Comentários:

Blogger Vanessa da Silva Mattos disse...

Parabéns aos organizadores do evento! O assunto "Plantas medicinais" merece atenção e incetivos especialmente na pesquisa científica!

18.2.11  
Blogger Unknown disse...

Parabéns a todos... É um assunto de suma importância...

21.2.11  
Anonymous Tereza Mourão disse...

Excelente matéria Jean, é bom saber que este projeto foi em parceria com o IFB. É lá onde o Delano está agora a fazer Agroecologia, no próximo ano termina. Bem, espero que desta vez ele faça até o final, pois na UNB em ciencia politica ficou faltando para terminar só a monografia, rsrs quem sabe um dia ele termina. O que ele quer agora é mexer com ecovilas.

22.2.11  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial