A SOCIAL DEMOCRACIA BRASILEIRA
Marcondes Rosa de Sousa
O Povo - 08.10.2010 (Fortaleza-Ce)
Eleições. Cedo, levanto-me. Sou dos primeiros a votar. Ao sair, uma anciã me aborda. “Votou contra a onda de corrupção que assola o País?” Polegar para cima, digo que sim. No táxi, o motorista me dá conta da compra de votos nos bairros, no Centro e no Interior. Ao final da noite, a notícia: Tasso não conseguira se eleger.
Conheci Tasso quando, pró-reitor de extensão da UFC, aguardava eu um dia Celso Furtado, então retornado ao País, que vinha, por mediação de Violeta Arraes, para os Encontros Culturais. No aeroporto, conheci os “jovens empresários do CIC”, ali à espera de conferencista que não viera, liderados pelo governador Gonzaga Mota, que quis abraçar seu professor. Celso topou antes passar pelo Centro Industrial do Ceará (CIC). Depois, retornaria por uma quinzena.
Beni Veras, então a assessorar Tasso governador, pede-me que, ghost writer, esboce roteiro para a palestra “Dos ideais do CIC a uma prática de governo”. Que ideais? – indago-lhe. Ele, a sorrir, sugere-me que os extraia da prática... Fernando Henrique Cardoso assistiu a essa palestra, sentenciando ao final: “Mas essa é que é a social democracia brasileira. Não a abstrata que importamos da Europa”. Ciro, tive-o, coordenador do 1º Ciclo de Humanidades, como aluno.
Tasso governador, elegeria ele prefeito de Fortaleza. Quando pró-reitor de Extensão, aqui realizamos o Festival de Fortaleza do Cinema Nacional e a quinta edição do internacional FestRio. Depois, intriga-me ao chegar a seu gabinete, ele governador, e ver foto que, no ângulo de quem a tirou, sugeria queda de braços dele com Tasso. E, nordestino, vejo este agora retrair-se do projeto político que iniciamos: http://www.almacarioca.net/luiz-inacio-nao-veio-ver-celso-joao-ubaldo-ribeiro/. E o clamor geral é que ele não se afaste dos rumos outrora iniciados.
____________________________________
Foto: psdbmg.wordpress.com
Marcondes Rosa de Sousa, advogado, é professor da Universidade Federal do Ceará (UFC) e da Universidade Estadual do Ceará (UECe). É uma das maiores autoridades em educação do Brasil. Ex-presidente do Conselho de Educação do Ceará e do Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais de Educação, é Colunista do jornal " O Povo ", onde mantém seus artigos quinzenais.
marcondesrosa@gmail.com
1 Comentários:
Professor Marcondes participa efetivamente da dinâmica da política nacional deste país. Este artigo ilustra bem sua trajetória como professor universitário e cidadão engajado na rede de ações que identificam um setor importante de nosso mosaico civilizatório. Artigo bem didático e revelador.Parabéns.
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial