Suaveolens

Este blog foi criado por um cearense apaixonado por plantas medicinais e por sua terra natal. O título Suaveolens é uma homenagem a Hyptis suaveolens uma planta medicinal e cheirosa chamada Bamburral no Ceará, e Hortelã do Mato em Brasília. Consultora Técnica: VANESSA DA SILVA MATTOS

Minha foto
Nome:
Local: Brasília, Distrito Federal, Brazil

Cearense, nascido em Fortaleza, no Ceará. Criado em Ipueiras, no mesmo estado até os oito anos. Foi universitário de agronomia em Fortaleza e em Recife. Formou-se em Pernambuco, na Universidade Rural. Obteve o título de Mestre em Microbiologia dos Solos pelo Instituto de Micologia da Universidade Federal de Pernambuco. Também obteve o Mestrado e o Doutorado em Fitopatologia pela Universidade de Brasília. Atualmente é pesquisador colaborador da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária da Universidade de Brasília.

23.4.10

SEU ZECA FROSINO, 23 DE ABRIL DE 2010


Hoje pela manhã, recebí um telefonema da poetisa Dalinha Catunda dando a triste notícia do falecimento de Seu Zeca Frosino, hoje dia 23 ao raiar do dia, no município de Ipueiras, no Ceará. O Blog Suaveolens em homenagem àquele que foi uma lenda viva da animação do lugar, transcreve texto de Dalinha Catunda com a biografia de Seu Zeca, publicado em 01 de julho de 2009 no blog cantinhodadalinha.blogspot.com


ZECA FROSINO, O REI DO FORRÓ


Em 9 de março do ano de 1926, nascia no lugarejo chamado Abílio Martins, interior de Ipueiras, aquele que pode ser chamado, por direito, de nosso rei do forró.José Batista dos Santos, conhecido popularmente como "Zeca Frosino", hoje na cultura cearense é sinônimo de tradição.

Sendo, portanto, parte importante do patrimônio histórico de Ipueiras.Filho de Eufrasino Batista dos Santos e Silvina Maria da Conceição, casado com Dona Maria Cordeiro dos Santos (serrana de fibra), de cuja união nasceram onze filhos, companheira de garra, que sempre acompanhou o marido, ajudando-o nos momentos difíceis, e incentivando-o nas horas dos sonhos.

Há mais de cinquenta anos, com muito sacrifício, porém com muita coragem, teve ele a singela idéia de organizar um forró para animar sua gente. A partir daí, chovendo ou fazendo sol, em todo primeiro sábado de lua cheia, no mês julho, ele faz Ipueiras dançar em ritmo de forró.A sabedoria dos simples deu a ele o poder de reunir numa mesma festa o povo da cidade e as gentes do interior numa perfeita confraternização.

Foi pautado na amizade, na honestidade, e acima de tudo no respeito, que "Zeca Frosino" conquistou uma legião de admiradores e seguidores.Assim, este ipueirense carismático, de alma festiva, digno de nosso respeito e admiração, lenda viva de Ipueiras, deixará em nossa história seu nome e a certeza de que passará de pai para filho a responsabilidade de levar adiante tão importante missão.

7 Comentários:

Anonymous Bérgson Frota disse...

Zeca Frosino foi um grande pioneiro, sua forma de fazer o seu forró a luz da lua nos deixa uma saudade que deve ser eternizada, sendo ele do mesmo ano de nascimento de peu pai, falecido no ano passado, sinto por esta figura tão carismática a saudade daqueles que são insubstituíveis.Que o mundo espiritual o receba com a mesma alegria que ele sempre criou entre nós.

23.4.10  
Blogger Jean Kleber disse...

Bérgson, conhecí Seu Zeca já agora no meu regresso a Ipueiras.Conhecia os filhos dele e os netos, amigos de minha família, que moram em Brasília. Tive o prazer de dançar no Corte Branco em Ipueiras em 2006, na festa das Bodas de Ouro dele. Apesar do pouco tempo, foi uma convivência bem intensa com a família. Sentí muito o seu falecimento.

23.4.10  
Anonymous Heloisa disse...

Zeca Frosino deixa muitas saudades. Sua alegria contagiante e seu carisma fizeram dele uma figura inesquecível. Lamento profundamente a sua ausência. Pessoas assim sao eternas em nossas lembranças. Um abraço, Heloisa.

23.4.10  
Anonymous Tereza Mourão disse...

Em 2008 quando estive em Ipueiras, pude finalmente conhecer um forró pé de serra dos bons. A alegria contagiante de seu Zeca Frosino em receber os convidados era tudo de bom. Ele era uma pessoa cativante, com certeza deixará muitas saudades a todos que o conheceram, pela sua alegria, generosidade e o grande amor que tinha pelos amigos, familia e por sua Ipueiras. A familia de seu Zeca as minhas mais sinceras condolências, e que Deus e os bons Espiritos em sua infinita misericórdia recebam este irmão de um coração do tamanho de sua cidade. Amigo, vc estará sempre em meu coração e nas minhas boas lembranças de nossa terra querida. Um forte abraço e meu muito obrigada por ter existido. Saudades eternas!

23.4.10  
Anonymous Anônimo disse...

Zeca Frosino foi um homem bom,grande amigo, tratando a todos com educação. Era humilde não faltando assento nem "bóia" para que em sua casa chegasse, não era o meu desejo dizer que virou santo poque morreu, mas na sua imperfeição de homem, plantou mais luz que treva. Descansa o justo merecido descanso meu amigo forrozeiro. Que Deus te receba de braços abertos.

24.4.10  
Anonymous Airlane de Paula disse...

O Rio de Janeiro tb de luto, por Zeca Frosino. Aqui a Familia Paulino, lamenta imensamente esta perda, ja que os laços entre as familias ja o sao por gerações...
Estamos todos entrestecidos, nao temos palavras para dimencionar, apenas que a familia receba nossas sinceras condolencias.

Feliz aquele, que um dia na vida teve oportunidade de esta presente numa daquelas festas (forrós) organizados por Zeca Frosino, assim como eu. Mais feliz ainda, sao aqueles que um dia estiveram sentadinhos em seu colo, recebendo amor e carinho, como se fosse de um avô, assim como eu...

Sem mencionar os filhos... Em especial Itamar, nao tenho palavras para descreve-lo.

24.4.10  
Anonymous Tereza Mourão disse...

Amigos, vejam no You Turb um video em homenagem a este grande homem do bem, nosso querido conterraneo Zeca Frosino.

http://www.youtube.com/watch?v=exiPTBP4yIY

Abraços
Tereza Mourão

26.4.10  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial