Por Dalinha Catunda
Sou do Ceará, acostumada com muito céu e muito chão, tudo isso encontrei em Brasília para encanto dos meus olhos.
Bem instalada, no apartamento de Tereza Mourão, uma lua imensa, cheia de magia, transpassava a vidraça iluminando o ambiente, numa penumbra natural.
As Paineiras floridas desabrocharam salpicando o chão de pétalas para que eu embevecida pudesse passar, as nuvens se esconderam e a cidade me presenteou com o céu azul mais maravilhoso que eu já pude ver em toda minha vida.
A falta de umidade respeitosamente não apareceu, para meu conforto. Eu não teria palavras para traduzir a beleza do que é um passeio de veleiro ao cair da tarde no Lago Paranoá. Ver o sol se esconder, a beleza do escarlate em suas nuances até sumir de vez preparando o espaço para o brilho soberano de uma lua cheia de encanto cercada de intermitentes estrelas.
O Verde das árvores, o azul do céu em contraste com a arquitetura dessa cidade planejada é simplesmente majestoso. Nem me fez falta a falta de esquinas! Os monumentos realmente me encantaram.
Estou falando de uma Brasília que vi e senti por mais de uma vez e me encantei. Não daquela Brasília que aparece sendo covardemente ridicularizada na televisão.
Hoje gostaria de parabenizar essa bela cinquentona que me conquistou e parabenizar também meus amigos nordestinos que fizeram de Brasília seu segundo lar e que me acolhem com tanto carinho.
______________________________________
Ilustração:site cet.unb.br\portal\images\stories\bsb.jpg
______________________________________
Maria de Lourdes Aragão Catunda – Poetisa, Escritora e Cordelista. Nascida e criada em Ipueiras-CE, conhecida popularmente como Dalinha Catunda, vive atualmente no Rio de Janeiro. Publica nos jornais "Diário do Nordeste" e "O Povo", nas revistas "Cidade Universidade" e "Municípios" e nos blogs: Primeira Coluna, Ipueiras e Ethos-Paidéia. É membro da Academia Brasileira de Literatura de Cordel. É co-gestora convidada do blog Suaveolens, além de ter blog próprio: (cantinhodadalinha.blogspot).
* NOTA DO BLOG: Hoje é o dia do aniversário de Brasília.
3 Comentários:
Bela e oportuna homenagem da nossa poetisa ipueirense. Obrigado Dalinha!!!
Reforçando o comentário para a estatística do blog que está marcando ultimamente um comentário a menos.
Olá Jean Kleber,
Precisamos falar desta Brasília que existe além da Brasília dos políticos.
É uma Brasília decente de gente trabalhadora, como os nordestinos e tantos outros povos que ajudaram a erguer a capital do Brasil.
O que me faz ver Brasilia com este olhar apaixonado é a hospitalidade dos meus amigos cearenses e entre eles está você e minha querida Heloisa.
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial