Suaveolens

Este blog foi criado por um cearense apaixonado por plantas medicinais e por sua terra natal. O título Suaveolens é uma homenagem a Hyptis suaveolens uma planta medicinal e cheirosa chamada Bamburral no Ceará, e Hortelã do Mato em Brasília. Consultora Técnica: VANESSA DA SILVA MATTOS

Minha foto
Nome:
Local: Brasília, Distrito Federal, Brazil

Cearense, nascido em Fortaleza, no Ceará. Criado em Ipueiras, no mesmo estado até os oito anos. Foi universitário de agronomia em Fortaleza e em Recife. Formou-se em Pernambuco, na Universidade Rural. Obteve o título de Mestre em Microbiologia dos Solos pelo Instituto de Micologia da Universidade Federal de Pernambuco. Também obteve o Mestrado e o Doutorado em Fitopatologia pela Universidade de Brasília. Atualmente é pesquisador colaborador da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária da Universidade de Brasília.

27.3.09

HOMENAGEM PÓSTUMA A EDMUNDO MEDEIROS


Nesta data (27.03 2009), o Sr. Edmundo Medeiros, se vivo fosse estaria completando 95 anos. A sua família lhe presta esta homenagem póstuma, com eterna saudade fazendo votos a Deus de que em sua misericórdiosa bondade o tenha colocado em bom lugar.
.

IPUEIRAS PERDEU UM GRANDE HOMEM

Por
Renato Bonfim

Edmundo Bezerra de Medeiros de todos conhecido, simplesmente, por Edmundo Medeiros, filho mais velho do casal Cesário de Sousa Medeiros e de Maria de Paiva Bezerra, nasceu a 27 de março de 1914 e que veio a falecer, a 12 de maio de 2005, aos 91 anos de idade. Ainda em tenra idade e agindo diferentemente dos jovens da época, migrou do campo para a cidade, na ânsia de estudar e, em decorrência, vislumbrar novos horizontes e melhores dias para sua vida.
*
Demonstrou, ao longo de sua existência, talento e obstinação, a ponto de, ainda jovem, tornar-se escrevente do 1º Cartório de Nova Russas entre os anos 1932 a 1934. O seu apego a Ipueiras, seu inesquecível torrão natal, era tamanho que o fez a ela retomar definitivamente. Bafejou-lhe a sorte, nesse ínterim, ao encontrar Edite veio, logo depois, exatamente, no dia 8 de dezembro de 1936, a se tornar sua fiel esposa e inseparável companheira durante 69 anos.
*
Desse enlace matrimonial entre Edmundo e Edite adveio proles numerosas, constituídas de 15 filhos, dos quais 10 ainda vivos Renato Bonfim, Edésio, Nemésio, Aglaê Machado, Dagmar Costa, Leda Bonfim, Graça Formiga, Fátima Fontenele, Antônio Bonfim (Tuíca) Mimosa Pessoa. Sendo 4 homens e 6 mulheres, todos bem sucedidos nas diferentes atividades que abraçaram.
*
Possuidor de rara inteligência, Edmundo Medeiros sempre dignificou os cargos e funções que exerceu, com destaque para:- Correspondente do Banco do Brasil, S.A., agências de Sobral e Ipu, por 33 anos- 22 de julho de 1942 a 6 de outubro de 1975, data em que foi instalada a unidade daquela Instituição Financeira em nosso município.- Correspondente do Banco de Crédito Comercial e do Sul América por vários anos.- Correspondente do Jornal O POVO, por 30 anos, tornando-se, assim, membro da Associação dos Jornalistas do Interior. -Colaborador para a melhoria da justiça desta terra, exercendo a função de adjunto de promotor, por 6 anos, com todas as atribuições do cargo.- No campo político, Edmundo Medeiros foi vereador em três legislaturas e Prefeito Municipal no biênio 1947/1948.- Contribuição com a Educação, exercendo a função de supervisor do Ensino de 1º Grau do estado do Ceará.
*
A par de todas essas atividades, era o comércio de tecidos, a que lhe garantia a sobrevivência própria e da família. Assim, durante 70 anos, manteve-se à frente de sua loja, constituída em seu próprio nome, onde de maneira honrosa, amável e atenciosa, atendia a todos que procuravam, quer clientes, quer amigos, quer pessoas simples do povo que necessitavam de sua orientação e de seus prestimosos serviços. Edmundo Medeiros, com certeza, amou tanto sua terra, a ponto de fazer dela a razão de ser sua vida. A prova maior disso que de lá nunca se afastou.
*
Quis o destino, no entanto, que, embora não fosse essa a sua íntima vontade, viesse a baixar à sepultura, sua última morada, num jazigo no Parque da Paz, repousando definitivamente na companhia de Francisco, filho querido e Edite, dileta esposa que acompanhou, durante toda a vida, e agora por toda eternidade.
*
Em síntese, soube ser Edmundo, em vida, vivificante exemplo de cristão fervoroso, de pai dedicado e de cidadão de inesgotáveis qualidades morais, razões pelas quais, aqui e agora, rogam seus entes queridos que Deus, na sua infinita misericordia, lhe dê o repouso eterno e o privilégio de privar de sua beatitude celestial.


_________________________________________

Renato Bonfim Medeiros é ipueirense, filho de Edmundo Medeiros e conceituado empresário residente em Fortaleza, no Ceará.

2 Comentários:

Blogger Jean Kleber disse...

Compartilho com meus amigos, familiares do Sr. Edmundo Medeiros, grande amigo de meu pai, Sr. Mattos, nesta homenagem póstuma. É com grande emoção que o faço.

27.3.09  
Blogger Dalinha Catunda disse...

Edmundo Medeiros, foi um ipueirense que soube honrar sua terra e sempre será um saudade em nossos corações.
dalinha Catuna

29.3.09  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial