Suaveolens

Este blog foi criado por um cearense apaixonado por plantas medicinais e por sua terra natal. O título Suaveolens é uma homenagem a Hyptis suaveolens uma planta medicinal e cheirosa chamada Bamburral no Ceará, e Hortelã do Mato em Brasília. Consultora Técnica: VANESSA DA SILVA MATTOS

Minha foto
Nome:
Local: Brasília, Distrito Federal, Brazil

Cearense, nascido em Fortaleza, no Ceará. Criado em Ipueiras, no mesmo estado até os oito anos. Foi universitário de agronomia em Fortaleza e em Recife. Formou-se em Pernambuco, na Universidade Rural. Obteve o título de Mestre em Microbiologia dos Solos pelo Instituto de Micologia da Universidade Federal de Pernambuco. Também obteve o Mestrado e o Doutorado em Fitopatologia pela Universidade de Brasília. Atualmente é pesquisador colaborador da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária da Universidade de Brasília.

22.10.08

COMUNICADO

Por
Tereza Mourão

Amigos e conterrâneos,

Comunico a todos que o nosso amigo e um dos ícones de Ipueiras o jornalista Frota Neto, mais uma vez se ausentará do Brasil, para residir em Berna na Suíça por dois anos onde sua esposa Maria Stela será a nova embaixadora do Brasil junto à Suiça e também junto ao principado de Liechtenstein (um pequeno país vizinho à Suíça e que é uma importante praça financeira internacional).

Caso tenha uma folga o Frota me falou que poderá em novembro ainda dar um pulinho rápido em Fortaleza, e dia 14 ou o mais tardar 15/11 já estará viajando para a Suíça. Quanto ao lançamento dos livros de seu irmão Marcos Frota no dia 25/10, ele lamentou muito não poder ir, mas de coração estará presente torcendo pelo sucesso do irmão. Aqui com certeza, todos nós os amigos saudosos torcem por uma boa estadia lá fora, mas ficam cheios de saudades esperando um breve regresso com as bênçãos de Deus.

Também aproveito para comunicar o lançamento dos livros de Marcos Frota "O Senhor do Tempo" (romance) e "O Bar do Ulisses - Uma Confraria de Pescadores" (contos) no dia 25/10/2008 às 20 horas na rua Marcondes Pereira n° 58, bairro Joaquim Távora. Quero agradecer pelos exemplares que me foram enviados um deles por obséquio do cronista ipueirense Bérgson Frota. Este 1° livro é muito gostoso de ler. Já comecei e logo que terminar farei um comentário.

Por enquanto digo a vocês que vale a pena ler. Sobre o outro o livro de Marcos que são contos, inclusive alguns citando Ipueiras e sua gente, ele amanhã estará a recebê-lo da gráfica, a tempo do lançamento.

Lamento muito não poder ir ao lançamento, mas, assim como o Frota, estarei aqui de coração a torcer pelo sucesso do Marcos. Sei que este é o primeiro de vários que ainda virão.
Muita Paz e muita luz

De Brasília, com o coração e o pensamento em Fortaleza e em Ipueiras, aqui me despeço.
Tereza Mourão (Teresinha do Seu Tim Mourão)
.
NOTA DO BLOG:
Para os leitores que não estão informados sobre quem é Frota Neto, sobre ele publicou o jornalista Antônio Viana em 19/10/2005 o seguinte texto:

O cearense de Ipueiras, Antonio Frota Neto, jornalista famoso com passagem na imprensa local, mas, consagrado quando de sua passagem por Brasília, onde exerceu importantes cargos públicos, dentre os quais, o de Porta Voz do Presidente Sarney e Presidente da Rádiobrás, deverá voltar à terrinha ainda este ano para prestigiar a entrega do Prêmio Frota Neto de Literatura, que chega ao seu quinto ano de existência. O Prêmio foi criado por Lei Municipal em 03/05/2001 e naquele mesmo ano era distribuído pela primeira vez.

A idéia do Prêmio Frota Neto (que tem dois livros publicados), nasceu quando na Escola de Ensino Fundamental Creuza Melo, no aniversário de Ipueiras, fora prestada uma homenagem ao jornalista. A amiga e admiradora de Frota Neto, de longas datas, Maria de Lourdes Aragão Catunda (Dalinha), que reside no Rio de Janeiro, veio especialmente a Ipueiras para ao lado da irmã de Frota, Ruth Frota e a Secretária de Educação do Município, Mônica Souto Vasconcelos, promoverem o lançamento do projeto que, diga-se de passagem (adverte a Jornalista Silvana Frota) – é patrocinado pelo próprio jornalista-escritor.

Referência: site
antonioviana.com.br/novo.php?sec=coluna&id=6527
Fotos: na primeira foto, Tereza Mourão ao lado de Frota Neto na sessão solene de homenagem póstuma ao ipueirense Gerardo Mello Mourão no Senado Federal em 2007. A segunda foto apresenta a capa do livro de Marcos Frota "O Senhor do Tempo". Na terceira foto, o gestor do blog Suaveolens Jean Kleber, ao lado de Frota Neto na sessão solene de homenagem póstuma ao ipueirense Gerardo Mello Mourão no Senado Federal em 2007.

Tereza Mello Mourão é funcionária aposentada do INSS, tendo trabalhado também na SUDEPE. Pertence à nobreza ipueirense, lá sendo nascida filha do histórico e saudoso prefeito Tim Mourão. Tereza é uma grande incentivadora da união dos ipueirenses dispersos no planeta. Sua ação se dá sempre no sentido de aproximar os conterrâneos e promover os valores da Ipueiras-Ceará.

3 Comentários:

Blogger Jean Kleber disse...

Eu desejo toda a felicidade possível ao meu caro amigo Frota Neto nesta nova estapa de sua bem vivida existência. Tudo de bom, amigo! Para você e para Maria Stela. Ao seu irmão Marcos Frota, faço votos para o pleno sucesso na cerreira de escritor. Pelas notícias que tenho, Marcos iniciou a carreira com chave de ouro!
Grande abraço aos dois!

22.10.08  
Anonymous Anônimo disse...

Pois é Jean, nosso amigo Frota Neto este ano não poderá está presente na entrega do Prêmio Frota Neto e nas comemorações dos 125 anos de nossa terrinha, mas de coração estaremos torcendo para que estes dois anos passem rápido e tenhamos novamente o convivio de um dos ícones ipueirenses. Muitas felicidades para ele e Maria Stela, que também será Embaixadora da Suiça além do principado de Liechtenstein. Marcos, sucesso nesta nova carreira como escritor, nos presenteando com leituras tão agradáveis e gostosas de se ler. A minha cidade Ipueiras, meus saudosos parabens desta filha que mesmo de longe traz sempre guardada em seu coração o orgulho de ser ipueirense, e que todos vcs vitualmente recebam uma braçada de flores de preferencia as margaridas.
Abraços
Teresinha Mourão

22.10.08  
Blogger Dalinha Catunda disse...

Olá Terezinha,

Ipueiras completa 125 anos de emancipação política no dia 25 de outubro e como você já falou, estou postando no meu blog só textos fando da nossa velha mais sempre querida Ipueiras.

Além dos poemas, estou citando dados oficiais da cidade. Vale a pena passar lá. www.cantinhodadalinha.blogspot.com

O Prêmio Frota Neto de Literatura, o qual ajudei a criar em todas as etapas, acontece nesse dia também, foi uma sugestão minha aceita prontamente pelo Frota Neto.

Ao Frota Neto e a Maria Stela meus votos de felicidade nessa boa vida cigana. Que tudo corra muito bem na Suiça e aqui ficaremos na torcida pelo melhor para o casal.

Ao meu querido amigo Marcos Frota, desejo muito sucesso, lamento não ter podido aceitar o convite para fazer sua apresentação no Lançamento Dos Livros: "O Senhor do Tempo" e o "Bar do Ulisses" em Fortaleza, Mas aqui estarei fazendo figa para que tudo corra as mil maravilhas.


Dalinha Catunda

23.10.08  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial