SORRISO DE CRIANÇA
No brilho dos olhos da criança se vê o mundo da esperança, um mar de promessas a se concretizar. Um “sem limites” sempre a dizer sim. Um eterno brincar.
Viver cada momento com tamanha intensidade como que se já não existisse tempo, dia ou noite, só o viver, o suficiente, que faz da infância o eterno paraíso dos homens, sempre a ser recordado e jamais recuperado.
Mas o que se encerra no sorriso da criança ? Que mistério traz aquela alegria descompromissada e ingênua ?
Talvez a própria consciência da ausência do medo, da segurança ainda vivida ao lado dos pais, talvez a errônea certeza que nada de ruim possa lhe ocorrer, e mesmo a certeza até dita assim inconsciente da presença divina, a sempre velar pelos seus caminhos.
O dia da criança são todos dias.
O que seria do mundo sem a presença destes pequenos seres, os homens e mulheres do amanhã.
Seres sempre a perguntar com seus “por quês” o sentido do mundo que os cerca e espera.
E viva o mundo pelas crianças.
São como flores a enfeitar a humanidade, são o repositório da esperança quando a fé frágil e fraca do adulto se mostra débil e inoperante.
A criança traz na sua inocência a luz que o mundo sempre carecerá, traz na sua esperteza, a força em potencial que o futuro dela dependerá.
O Grande Mestre uma vez falou “Vinde a mim todas as criancinhas, pois delas é o Reino dos Céus”, errado não poderia estar.
Nos anos que se sucedem formando séculos e milênios, a história humana vai sempre pautar-se na presença das crianças, no seu modo de saudar de forma tão marcante, simples e festiva, a vida diária.
Esta que nós adultos a recebemos sem dar nem avaliar o seu verdadeiro valor.
Aprendamos com as crianças, se foi dito “ninguém entrará no Reino dos Céus se não voltar a ser criança”, algum mistério terá.
Muito mesmo elas têm a nos ensinar, portanto respeitemos esses pequenos seres.
.
Salve todas as crianças, é dia de festa.
(Publicado no jornal O Povo em 11.10.2008)
6 Comentários:
Continuamos comemorando o Dia da Criança, desta vez com uma bela crônica de Bérgson Frota. As crianças merecem tudo, sobretudo nosso cuidado e proteção. Parabéns a todas as crianças e nosso muito obrigado ao professor Bérgson.
Uma bela homenagens as crianças. Bérgson está de parabéns.
Parabéns Professor, o trabalho está faltando nada. Uma bela homenagem à criançada.
O texto diz tudo o que vem a ser este pequeno ser que não cansamos de amar. Salve o dia das cianças.
Bérgson,
Parabéns por mais essa crônica tão bem cuidada, bem ao seu estilo.Parabéns também pela publicação no jornal "O Povo"
Dalinha Catunda
Parabéns por este belo trabalho sobre o dia das crianças. Destacar o sorriso como tema na face destes pequenos mais tão valiosos seres foi uma idéia genial.
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial