Suaveolens

Este blog foi criado por um cearense apaixonado por plantas medicinais e por sua terra natal. O título Suaveolens é uma homenagem a Hyptis suaveolens uma planta medicinal e cheirosa chamada Bamburral no Ceará, e Hortelã do Mato em Brasília. Consultora Técnica: VANESSA DA SILVA MATTOS

Minha foto
Nome:
Local: Brasília, Distrito Federal, Brazil

Cearense, nascido em Fortaleza, no Ceará. Criado em Ipueiras, no mesmo estado até os oito anos. Foi universitário de agronomia em Fortaleza e em Recife. Formou-se em Pernambuco, na Universidade Rural. Obteve o título de Mestre em Microbiologia dos Solos pelo Instituto de Micologia da Universidade Federal de Pernambuco. Também obteve o Mestrado e o Doutorado em Fitopatologia pela Universidade de Brasília. Atualmente é pesquisador colaborador da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária da Universidade de Brasília.

15.10.08

PROFESSORINHA DO INTERIOR

NOTA DO BLOG: COM ESTES VERSOS DE DALINHA COMEMORAMOS O DIA DO PROFESSOR, 15 DE OUTUBRO!
.
.
Por
Dalinha Catunda

Renegou a palmatória.
Sabia contar história.
Tinha a meiguice da flor.
Tinha o dom de encantar,
Gostava muito de ensinar
A professorinha do interior.

Não teve filhos nessa vida,
Mas era uma tia querida,
Que a criançada adotou.
Ela irradiava tanta magia,
E sendo devota de Maria,
O catecismo me ensinou.

Ela era fina e elegante,
Jóia rara um diamante
Com todo seu esplendor.
Espírito de luz e beleza
Pro céu levou sua pureza,
Atendendo nosso Senhor.

Esse anjo de quem falo,
Rasgo meu peito e não calo,
Habita o meu coração.
É minha tia Isa querida,
Que já deixou essa vida,
Foi morar noutra dimensão.

Isa Catunda de Pinho,
Teve um bonito caminho,
Enquanto pode lecionou.
E a essa doce criatura
Que viveu em prol da cultura
Ofereço meus versos de amor.
___________________________________

Esta é minha homenagem a minha tia Isa Catunda professora que lecionou durante muitos anos na cidade de Ipueiras. Ela teve em vida, o carinho e o reconhecimento de muitos que passaram por sua sala de aula. Hoje ela já não vive fisicamente entre nós, mas continua a ser um espírito de luz a nos iluminar.
___________________________
Foto de D. Isa: do acervo do ipueirense Raimundo Nonato de S. Lima
___________________________

Maria de Lourdes Aragão Catunda – Poetisa, Escritora e Cordelista. Nascida e criada em Ipueiras-CE, conhecida popularmente como Dalinha Catunda, vive atualmente no Rio de Janeiro. Publica nos jornais "Diário do Nordeste" e "O Povo", nas revistas "Cidade Universidade" e "Municípios" e nos blogs: Primeira Coluna, Ipueiras e Ethos-Paidéia. É membro da Academia Brasileira de Literatura de Cordel. É co-gestora convidada do blog Suaveolens, além de ter blog próprio: (cantinhodadalinha.blogspot).

5 Comentários:

Blogger Jean Kleber Mattos disse...

Bela e merecida homenagem! Nossa professora Isa Catunda dispensa comentários! Obrigado, Dalinha!

15.10.08  
Blogger Dalinha Catunda disse...

Jean Kleber,
Além da homenagem a minha Tia Isa, neste dia do professor.Mulher que ajudou a construir a história cultural de Ipueiras. Quero lembrar a importancia de sua mãe dona Mundita.De seu Nenem Matos, seu pai, que continua vivíssimo, para contar a história. Dona Augusta,dona Diana, dona Estudilha, dona Ineizita,dona Ester, seu Dario. O professor Costa Matos que deu suas aulas sob a Luz de lampiões.
A estes pioneiros do ensino que iniciaram o saber em minha cidade meu respeito e meu louvor.
Dalinha Catunda

15.10.08  
Anonymous Ângela R Gurgel disse...

Boa tarde! Vim aqui para deixar meu abraço ao Professor Jean Kleber e peço licença a você Dalinha para fazer minhas as suas palavras e estender sua homenagem a todos os professores que faz de seu ofício um verdadeiro ato de amor. Linda a sua homenagem! Parabéns professores de meu Brasil!

15.10.08  
Anonymous Tereza Mourão disse...

Bela e merecida homenagem a esta querida e inesquecível professora e amiga de todos nós. E também a todos os professores estender esta homenagem e que nosso amado mestre Jesus esteja sempre segurando a mão de cada um e dando forças para continuar nesta linda profissão, e as vezes não reconhecida.
Bjos no coração e até breve
Tereza Mourão

15.10.08  
Anonymous Bérgson Frota disse...

Tia Isa é para nós ipueirenses o arquétipo perfeito, completo da professora, a "magistra" como diria os latinos. Fica para nós sua lembrança revivida em homenagens tão sublimes como esta.Parabéns.

16.10.08  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

Links para esta postagem:

Criar um link

<< Página inicial