Suaveolens

Este blog foi criado por um cearense apaixonado por plantas medicinais e por sua terra natal. O título Suaveolens é uma homenagem a Hyptis suaveolens uma planta medicinal e cheirosa chamada Bamburral no Ceará, e Hortelã do Mato em Brasília. Consultora Técnica: VANESSA DA SILVA MATTOS

Minha foto
Nome:
Local: Brasília, Distrito Federal, Brazil

Cearense, nascido em Fortaleza, no Ceará. Criado em Ipueiras, no mesmo estado até os oito anos. Foi universitário de agronomia em Fortaleza e em Recife. Formou-se em Pernambuco, na Universidade Rural. Obteve o título de Mestre em Microbiologia dos Solos pelo Instituto de Micologia da Universidade Federal de Pernambuco. Também obteve o Mestrado e o Doutorado em Fitopatologia pela Universidade de Brasília. Atualmente é pesquisador colaborador da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária da Universidade de Brasília.

2.8.08

TRIBUTO A ISA CATUNDA

Por
Marcondes Rosa de Sousa

Morre, em Ipueiras, onde, vivi minha infância, a professora Isa Catunda. Dela, a mim e a gerações muitas, que por ela passamos, ficaram-nos as pacientes lições de caligrafia e as atraentes estórias que nos contava. Isa abria-nos a cadeia dos que marcavam a educação em Ipueiras - lembro-me de Ester Mourão, Mundita Mattos, Dario Catunda que de lá sairiam para as Oropa, França e Bahia. De mim, a base para que, nas brumas da Serra dos Órgãos, em Petrópolis, e em Campinas (SP), abrisse a mente para um mundo mais largo. Assim, foi para muitos: políticos, empresários, clérigos, artistas, poetas...

Em nós alunos, traço comum nos ficou. Ali, nas Ipueiras das águas retiradas, berço da fratricida luta entre mellos e mourões, a se metamorfosear nos embates de então entre os velhos PSD e UDN, quem nos educava, infundia, em nós , a lição da pacificação.

De Ipueiras, saíra impulsionado por Dona Ester, sua mãe, Gerardo Melo Mourão, que, na expressão de Carlos Drummond de Andrade, é o nosso Dante, poeta maior. Mas, por ironia, nem mesmo esse poeta maior alça-se a ícone, em sua terra, onde bustos, placas de ruas, praças e monumentos outros cultuam os feitos dos coronéis de outrora... E, nesse tom, é a própria vida política que reedita, de surda forma, os fratricidas conflitos entre melos e mourões.

Hoje, quando vemos mais claro o papel de indústria sem chaminé a gerar capital humano, sob a atmosfera da responsabilidade social, é hora de revermos a galeria dos ícones nas retiradas águas. E, de mim, escrevente compromissado do cartório ali de meu pai, aponho, com vibração, a minha rubrica: Dou fé e assino. O tributo, pois, a Isa Catunda! Que ela abra tal galeria para quantos, pelas vias do educar, vêm construindo a convivência social em Ipueiras!

E-mail: marcondesrosa@gmail.com.br
_______________________________
Artigo publicado originalmente no jornal O POVO de Fortaleza - Ceará em 04-08-2008.
_______________________________
FOTO: Isa Catunda (esq.) almoçando com o poeta Gerardo Mello Mourão (dir.) sob o abraço do amigo Vavá, filho do histórico prefeito Tim Mourão.
_______________________________
Marcondes Rosa de Sousa, advogado, é professor da Universidade Federal do Ceará (UFC) e da Universidade Estadual do Ceará (UECe). É uma das maiores autoridades em educação do Brasil. Ex-presidente do Conselho de Educação do Ceará e do Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais de Educação, é Colunista do jornal " O Povo ", onde mantém seus artigos quinzenais.

6 Comentários:

Blogger Jean Kleber disse...

Importante artigo de Marcondes Rosa de Sousa somando-se às homenagens à professora Isa Catunda de Pinho. Nele a visão do professor e do político e o apelo por mais harmonia, progresso e paz. Parabéns.

4.8.08  
Blogger Dalinha Catunda disse...

Marcondes,
Minha tia será lembrada sempre na voz de seus alunos, como você faz agora.
As praças e ruas de Ipueiras, são motivos de ironia, risos e piadas. Não basta ser um ícone e ter seus feitos comprovados. É necessário efetivamente pertencer a familia de políticos. Com este requisito você arranca as placas que carregam os tradicionais nomes de ruas dando lugar a mãe e parentes de politicos.Diante de tanto disparate eu prefiro: O Beco dos cururus, A Vila Cuncun e a famosa Rua da Bosta.
Um abraço e obrigada por homenagear Tia Isa.

4.8.08  
Blogger Jean Kleber disse...

Dalinha, Heloisa recentemente disse-me que nomes de plantas e de fatos históricos por exemplo, na opinião dela, são melhores para designar logradouros, porque não mudam. No Suaveolens há um artigo de Raymundo Netto, intitulado "Sou Contra José de Alencar" que trata desse assunto. Vale a pena conferir. Grande abraço.

4.8.08  
Blogger Dalinha Catunda disse...

Jean Kleber,
A Heloisa tem razão. Eu nasci na Rua xv de novembro,hoje Raul Catunda. Não sou contra as homenagens, sou contra as mudanças.Raul Catunda foi politico pintor escultor e merece ser lembrado. Mas não temos um centro de tradições ipueirense para fazer isto. E Vão-se as ruas. Gerardo Mello Mourão tem uma entrevista forte, no Diário do Nordeste a respeito da mudança de nomes de ruas. Vou ler o Raimundo Neto e darei minha opinião.
Um abraço,
Dalinha

4.8.08  
Anonymous Anônimo disse...

A sensibilidade e riqueza da narrativa deste texto do Sr. Marcondes Rosa, enobrece a longa e brilhante trajetória entre nós da inesquecível Tia Isa.

4.8.08  
Anonymous Anônimo disse...

A sensibilidade e riqueza da narrativa deste texto do Sr. Marcondes Rosa, enobrece a longa e brilhante trajetória entre nós da inesquecível Tia Isa.

4.8.08  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial