Suaveolens

Este blog foi criado por um cearense apaixonado por plantas medicinais e por sua terra natal. O título Suaveolens é uma homenagem a Hyptis suaveolens uma planta medicinal e cheirosa chamada Bamburral no Ceará, e Hortelã do Mato em Brasília. Consultora Técnica: VANESSA DA SILVA MATTOS

Minha foto
Nome:
Local: Brasília, Distrito Federal, Brazil

Cearense, nascido em Fortaleza, no Ceará. Criado em Ipueiras, no mesmo estado até os oito anos. Foi universitário de agronomia em Fortaleza e em Recife. Formou-se em Pernambuco, na Universidade Rural. Obteve o título de Mestre em Microbiologia dos Solos pelo Instituto de Micologia da Universidade Federal de Pernambuco. Também obteve o Mestrado e o Doutorado em Fitopatologia pela Universidade de Brasília. Atualmente é pesquisador colaborador da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária da Universidade de Brasília.

21.7.08

SAUDOSO ADEUS À MESTRA ISA CATUNDA

SEIS DEPOIMENTOS SOBRE ISA CATUNDA

TEREZA MOURÃO
.
Ipueiras está de luto (eu pelo menos estou), morreu hoje (20.07.2008) às cinco horas da manhã D. Isa Catunda, aos 96 anos de idade, minha 1ª professora e grande amiga de meu pai Tim Mourão, minha mãe e toda a família Mourão. O Enterro foi hoje a tarde. Sei que um dia nos encontraremos, querida D. Isa, você que não foi só uma professora mas, mesmo sem ter sido mãe, em sua profissão de catequista e alfabetizadora foi um pouquinho mãe de todos nós. Muitos de seus alunos, alguns já se foram, outros são brilhantes, professores, poetas, empresários, enfim, seguiram seu rumo e mesmo não estando mais morando aí, nunca a esqueceram, pois você, foi a base de todos nós. Descanse em Paz, minha querida amiga, por quem tinha um carinho imenso e admiração, por saber que mesmo nesta idade toda, tinha uma memória rara, onde há três anos me escreveu uma cartinha, falando de meu pai Tim Mourão, e ainda, lembrando ter sido minha professora, lembrando das músicas da campanha política daquela época e onde fez um tributo a meu pai, seu grande amigo, e que o Marcondes colocou no blog do grupo ipueiras, em abril de 2006.
Tereza Mourão
.
MARCONDES ROSA DE SOUSA

Solidário a seu sentimento. Tive a honra de, na infância, ser aluno de Isa, com quem aprendi a cobrir as letras e, ouvir estórias, e conhecer a força do afeto na educação.Por ocasião do retorno da Virgem de Fátima a Ipueiras, estive com ela e Tuquinha. Para mim, Isa Catunda, é um dos mais altos ícones de nossa educação, em Ipueiras.Aliás, Ipueiras - e isso, infelizmente, não vejo, nas placas das ruas, nos bustos, nos demais sinalizadores urbanos, é forte índice em tais ícones. Desde cedo, Isa, Dona Mundita, o veterano Nenem Matos, a severa Dona Ester, que uma única vez só, deu-me uma dúzia de bolos, para ensinar-me como, criança, aplicá-los em sua irmã, a Lelete, é, essa nossa terra, pródiga em ícones da educação e da conciliação. A passagem de Isa para a outra vida que seja, para nós todos, uma reflexão sobre isso. Que ao lado das abundantes placas dos "coronéis fulano e sicrano", que os conciliadores, nos campos da educação (escolar, social e política), recebam o nosso tributo histórico.
À Isa, os votos de que, a nós, nos traga a reflexão!
Do ex-aluno,
Marcondes, do "Seu Wencery"
.
SANDRINHA, filha caçula do Lisboa

Oi Terezinha, Bom dia! Aqui estou ainda de madrugada...Momento raríssimo de entrar aqui neste horário. Por incrivel que pareça neste dois dias acordei de madrugada e justo de sábado p/ domingo acordei às 5h e permaneci em oração. Assim que li seu e-mail não contive as lágrimas, pois o convivio com ela foi pouco mas desse pouco aprendi muito e gostava muito de ouvi-la. O ano passado estivemos com ela no aniversário da Vovó Ineizita de 90 anos e as "coleguinhas" estavam juntas. A Clarisse a acolheu na casa da vovó e pôde ser um pouco mais cuidada, pois chegou com hematomas nos braços e um pouco assustada, mas não falava no assunto...Era só alegria, conversas e mais conversas. Fiquei alguns momentos ainda com ela. Encontrava-se já um pouco surda, mas nem por isso deixou de conversar. Ela era lindinha mesmo...De um espirito muito nobre...Eu creio que ela foi muito bem amparada pela Luz Divina. Papai gostava muito dela e admirava muito e a reciproca era verdadeira. Ainda não dei a noticia para mamãe, mas creio que ela tambem vai ficar muito triste pois estivemos com ela e mamãe também admirava-a muito.
Obrigada. Bjs
Sandra Maria Fontenele Mourão

TADEU FONTENELE

Deus sabe o que faz. E nós, criaturas Dele temos muitos exemplos para não contestar esta afirmação. E temos que aceitar porque Ele não quis que comemorássemos os 100 anos de Isa Catunda. Ele a levou ontem, 20, com os seus 97 anos vividos aqui na Terra. Muito exemplo de vida deixou. Para mim, enquanto viver, a lembrança de carinho, afeto, paz, amor, uma pessoa dessas que identificamos como missionárias, tipo Madre Teresa de Calcutá, Irmã Dulce, para propagar os ensinamentos de Deus. Tive o privilégio de ser seu aluno. Das lições recebidas o compromisso de levar o exemplo para aqueles que me sucederem. Nossas preces para a Isa. Eternizemos os ensinamentos que ela nos transmitiu.
Abraços do Tadeu Fontenele.

NONATO (FIREMAN)

Ano passado, quando estive em Ipueiras, fui almoçar na casa do Eduardo - irmão da Dalinha, Dona Isa me pediu uma imagem de Santa Helena...Com certeza está ao lado da sua santa predileta...Nossos pêsames à famí­lia enlutada...
Nonato - Brasília.



AUXILIADORA CARVALHO

Teca,Profundo pesar pela partida da nossa professora D. Isa. Sinceras condolências de toda família de D. Brígida.

Auxiliadora.

NOTA DO BLOG: EM QUE PESEM OS DEPOIMENTOS DE TEREZA MOURÃO, CO-GESTORA DO BLOG SUAVEOLENS E DO PROFESSOR MARCONDES ROSA NOSSO COLABORADOR, NA QUALIDADE DE GESTOR E TENDO CONHECIDO, NA MINHA INFÂNCIA EM IPUEIRAS, A PROFESSORA ISA CATUNDA EM SUA SANTA MISSÃO, EU MANIFESTO MEU PROFUNDO PESAR POR TÃO GRANDE PERDA PARA TODOS OS IPUEIRENSES E AMIGOS DE IPUEIRAS. JEAN KLEBER MATTOS.
Neste blog leia "O aniversário de Tia Isa" (12.05.2007) de Jean Kleber Mattos e no blog cantinhodadalinha.blogspot.com, "Histórias de Tia Isa" (19.04.2007) e "É isso aí, Tia!"(10.05.2007) , ambos da autoria de Dalinha Catunda.

Do blog IPUEIRAS, postado por Marcondes em 25/10/2007 sob o título "Isa Catunda-Depoimentos Vários", transcrevemos:
.
Dalinha Catunda:

“Minha tia Isa é a criaturinha que tem meu amor incondicional. Exemplo de vida, de fé, minha referência maior, minha incentivadora no gosto pela literatura e na cultura em geral.”

Frota Neto:

"Foi pelo fio condutor de dona Isa que nós, contemporâneos, estivemos sob o encantamento das tantas mágicas para as portas do conhecimento. Do começar nas trilhas do mais saber ao itinerário que eleva o humano ao que sendo sua origem - divino.”

De Costa Matos:

"Mestra Isa, sinta a infinidade de bênçãos ao seu trabalho de tantos anos nas salas de aula. Os seus alunos de ontem estamos proclamando a grandeza da sua missão. E numa situação semelhante àquela do capítulo 19, versículo 40 do Evangelho de Lucas, se nós, seus discípulos, nos calarmos, ‘as pedras gritarão’ que Deus está satisfeito com as suas ações de Mestra neste mundo.”

De Tadeu Fontenele:

"A meiguice da Isa, seus afagos e carinhos aos alunos contrastavam com o procedimento dominante, na época, pelo uso da palmatória, instrumento que ela jamais usou."

Pe. Jaques Moura:

"Na cidade de Ipueiras onde D. Isa Nasceu e realizou seus sonhos, ela tem cadeira-cativa no coração de todos os conterrâneos, mercê da obra que a imortalizou: soube com exímia solicitude, empregar seus talentos de pedagoga no preparo e condução de crianças e adolescentes confiados a seu mister, durante os longos decênios de magistério. As gestas identificam a guerreira."

Renato Bonfim:

"Eu Tive o imenso prazer quando ainda garoto de ser seu aluno, quando me ensinava as primeiras letras do alfabeto. Sou muito grato por tudo que aprendi com seus dedicados ensinamentos, que hoje me faz ser um homem honrado, digno e com uma personalidade forjada na sua educação e na de meus queridos pais Edmundo Medeiros e Edite Bonfim Medeiros."

Darci Maria Weihs:

“Tão querida de todos. Quando menina, ela me tratava durante as conversas como se eu fosse adulta, me ouvindo atentamente. Quando adolescente, ficava eu horas e horas conversando com ela. Quando estou em Ipueiras, nunca deixo de visitar este "Ícone da educação".

Marcondes Rosa de Sousa:

“Para as gerações muitas que, com ela, nos iniciamos na caligrafia e ouvimos suas estórias, a nonagenária Isa Catunda, entre ricos nomes que ostenta Ipueiras, é, com certeza, forte ícone na área de educação.”

5 Comentários:

Anonymous Anônimo disse...

Jean e Marcondes, embora sabendo que a morte para D. Isa Catunda era uma benção,devido sua idade 96 anos e seu estado, a mesma já não falava mais, estava só vejetando em uma cama, pelo que me falavam ela sentia a presença das pessoas quando conseguiam visitá-la, as vezes apertava a mão delas. Mas o que mais me entristece é ver o pouco caso que os atuais ipueirenses tem com seus ícones, com quem realmente teve um significado muito importante em nossa cidade, viveu estes anos todos, lúcida e cheia de amor e alegria para com seus alunos e amigos e aqueles que iam visitá-la faziam um bem a ela que vc nem imagina. Merecia sim, uma grande homenagem, com nome de rua e de preferência um busto seu na praça da igreja onde ela sempre residiu. Outra surpresa para mim, foi não terem esperado nem um dia para enterrá-la, este enterro poderia ter sido hoje e dando tempo para avisar os que moram em Fortaleza, e não fazerem às 17:00 hs do mesmo dia de sua morte e onde até sua sobrinha querida e afilhada Dalinha Catunda, mesmo estando em Ipueiras, a mesma só foi tomar conhecimento da morte da tia quando o caixão já estava para ir ao cemitério. Aqui fica o meu protesto aos ipueirenses de agora e principalmente as autoridades, que envolvidos só com a política e nem sequer uma notinha no site de Ipueiras sobre o falecimento de tão importante mestra e querida de outrora.
Muita Paz e muita Luz e boas vibrações para todos.
Teresinha a do Seu Tim Mourão

21.7.08  
Blogger Jean Kleber disse...

Tereza, essa é a preocupação dos que fazem blog Suaveolens e os blogs irmãos": Ipueiras,Cantinho da Dalinha,Primeira Coluna... A de não deixar morrer a nossa história. A de não deixar que a memória de nossos ícones seja enterrada com eles. Estes espaços servem para isso. Os políticos e administradores às vezes não conseguem cobrir esse espaço. Nós estamos aqui para isso.
Toda a honra à tia Isa!
Beijo
Jean Kleber

21.7.08  
Anonymous Anônimo disse...

Jean Kleber,
Agradeço por sua gentileza em inserir minha mensagem sobre o passamento da nossa estimada Isa Catunda. Apreciei o oportuno protesto da Teresinha, com o qual me solidarizo e torcendo esta manifestação sensibilize os ipueirenses para a prática do respeito e reconhecimento por quem tanto fez por nossa cidade. Estou enviando um e-mail para a Prefeitura de Ipueiras, pedindo que reparem esta falha e façam inserção no site sobre este marcante acontencimento. Abraços do Tadeu Fontenele.

22.7.08  
Anonymous Anônimo disse...

Pelas homenagens aqui prestadas percebe-se que "Tia Isa" viveu dignamente os seus dias. Que seus descendentes espelhem-se em seus exemplos multiplicando-os aqui na terra. A família meus pêsames. Abraços.

23.7.08  
Blogger Dalinha Catunda disse...

Amigos,
Quando cheguei a Ipueiras, sabia o verdadeiro estado de minha tia Isa.
Fui visitá-la no hospital, e quando ela voltou para casa também a visitei. Na Sexta feira anterior a sua passagem, senti uma vontade muito grande de estar com ela, e assim o fiz. Passei a mão no seu rosto e disse: __ Titia, é a Dalinha! ela se mexeu, entreabriu os olhos e ergueu os braços meio endurecidos numa reação, que pode não ter sido de reconhecimento. Mas, meu coração diz que sim. Ali fiz minha despedida. No cemitério, não me contive, até pela situação de não ter tido a oportunidade de velar seu corpo, e chorei todas as lágrimas que me vieram como lamento. Mas sei que ali estava só a matéria pois seu espirito elevado estava em cada um de nós que bebeu em sua fonte. E não tenho duvidas que foi recebida de braços abertos no reino dos céus.
Agradeço a todos que se comoveram e se manifestaram, em nome da Familia Catunda de Pinho.
Dalinha Catunda

28.7.08  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial