Suaveolens

Este blog foi criado por um cearense apaixonado por plantas medicinais e por sua terra natal. O título Suaveolens é uma homenagem a Hyptis suaveolens uma planta medicinal e cheirosa chamada Bamburral no Ceará, e Hortelã do Mato em Brasília. Consultora Técnica: VANESSA DA SILVA MATTOS

Minha foto
Nome:
Local: Brasília, Distrito Federal, Brazil

Cearense, nascido em Fortaleza, no Ceará. Criado em Ipueiras, no mesmo estado até os oito anos. Foi universitário de agronomia em Fortaleza e em Recife. Formou-se em Pernambuco, na Universidade Rural. Obteve o título de Mestre em Microbiologia dos Solos pelo Instituto de Micologia da Universidade Federal de Pernambuco. Também obteve o Mestrado e o Doutorado em Fitopatologia pela Universidade de Brasília. Atualmente é pesquisador colaborador da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária da Universidade de Brasília.

16.8.08

SHOW DE LUIZ GONZAGA EM IPUEIRAS VERSÃO DE TADEU FONTENELE

Por
Tadeu Fontenele
.
Com a devida permissão do Zequinha, por ele ser, juntamente com o Luís Gonzaga, protagonista do evento, quero relembrar, e nisso minha memória em nada foi deletada, aquele grande acontecimento, que tive a felicidade de participar, nos meus quase 14 anos de idade.
.
Uma tarde de domingo, por volta das 14:00 horas, depois da abordagem do Zequinha e convicto da venda dos 5 livros, Luís Gonzaga sobe ao banco de madeira, improvisado como palco, coloca a sanfona, dá umas mexidas no fole, olha com aquele olhar de Rei toda a multidão e comenta alto para um dos seus acompanhantes: - Toim, tu já notou que aqui de NÊGO só eu e tu?
.
Em seguida fez referências a Delmiro Gouveia, dizendo que o grande empreendedor do Nordeste teria nascido na nossa região entre Ipu e Ipueiras. E aí, silêncio total. O Rei começava a cantar. "Peguei o trem em Teresina pra São Luis do Maranhão, atravessei o Parnaíba, ai ai que dor no coração...comendo lenha, soltando brasa, tanto queima como atrasa..." essa e outras músicas iam sendo cantandas acompanhadas de emoção, respeito e delírio da platéia.
.
E aí tive a idéia: vou lá em casa buscar a Dona Ineizita, minha mãe, para ela ver o show. Peguei a bicicleta pedalando à toda, desci o Alto da Estação voando e cheguei gritando em casa: - Mamãe, o Luís Gonzaga está cantando lá na Estação. - Vamos lá, monte na garupa da bicicleta. Ela montou e fizemos o caminho de volta. Quando chegamos no pé do Alto, para desilusão nossa, a Rural Wills vinha descendo. Mamãe, pelo menos, viu o Rei do Baião dentro do carro. O show terminara. O trem também partira, com Zequinha, Miraugusta e Dalvinha mais uma vez voltando para Nova Russas.
.
Agora o Zequinha pode contar a 2a. parte da história, quando ele, naquela mesma tarde, tendo chegado em Nova Russas, de trem, teve tempo ainda de recepcionar o Rei, que, por ter feito o percurso entre Ipueiras e aquela cidade, de carro, o trajeto foi mais demorado.
.
Abraços do Tadeu Fontenele
.

_____________________________
Foto 1: site adorocinemabrasileiro.com.br/filmes; Foto 2: D. Ineizita, mãe de Tadeu Fontenele; Foto 3: Figura de bicicleta com alguém na garupa, do site
educativa.org.br/.../imagem/bicicleta9.
_____________________________
Francisco Tadeu Fontenele, casado com Maria de Fátima Medeiros Fontenele, nasceu em 28 de outubro de 1952, em Ipueiras-Ceará. Filho do seu Zeca Bento, tabelião, tendo trabalhado com o seu pai na adolescência. Estudou em Fortaleza onde se formou Administrador. Construiu uma invejável carreira na Caixa Econômica Federal, onde ocupou todos os cargos de uma superintendência regional, vindo a aposentar-se em 2000. Com espírito empreendedor, investiu, ao lado de sua esposa Fátima e dois dos seus quatro filhos, no mercado de perfumes e cosméticos. Hoje, Tadeu e sua família ocupam posição de destaque no ramo em todo o Ceará, expandindo suas fronteiras para outros estados brasileiros.Nas horas de lazer, gosta de cantar. E sua voz convence, especialmente em músicas de Nelson Gonçalves. (dados obtidos do blog grupos.com.br/blog/ipueiras postado por Marcondes em 01-12-2006).

3 Comentários:

Blogger Jean Kleber disse...

Foi com imenso prazer que publiquei o relato de Tadeu, assim como foi com imenso prazer que publiquei a narrativa de Zequinha. Tenho especial apreço por estes companheiros profundamente comprometidos com a nossa história e com nossos valores culturais e sociais no presente. Valeu. Parabéns para todos nós.

16.8.08  
Blogger Dalinha Catunda disse...

Jean Kleber,
Você tem conseguido re/unir, nós, os ipueirenses neste seu espaço, bem democrático. É um prazer fazer parte deste seu time, que anda jogando um bolão.
Quanto os escritos sobre o Rei do Baião, cada dia surge uma nova informação. Os compradores do livreto: Zequinha Bento, Claudio Catunda, Rodolfo Aragão,(meu tio)e Gonçalo Ximenes Aragão,( Meu avô). Em minhas pesquisas e observações, agora só falta um, para fecharmos os cinco compradores

17.8.08  
Anonymous Anônimo disse...

Esta visita do Rei do Baião à Ipueiras não pecou por falta de documentação. Excelente trabalho de Tadeu Fontenele.

17.8.08  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial