RE/UNIÃO PELO CEARÁ
Marcondes Rosa de Sousa
Virgílio Távora, 20 anos de morte! Data em branco quase, justo quando cobramos, de nossos dispersos políticos, um Ceará não mais perdido de seu projeto, como agora. VT, o histórico ícone de tal união, único político lembrado "cearense do século XX".
Infante em Ipueiras, tal qual o oscilar entre a grandiloqüência das cheias e a solidão das cacimbas no rio Jatobá, vi UDN e PSD em crônico litígio. Cena que me ficou: dois inimigos políticos, em luta na coxia em frente de onde morávamos, desarmados por meu pai, conciliador, que, por uma janela, atirou-me para dentro de casa...
Anos 80, fim de ciclo. E, sobre essa época, a confissão que nos fariam os do Movimento Pró-Mudanças contra os "coronéis": "Quem mais nos deu apoio foi VT. Por ironia, um coronel!"
Novo ciclo, sem dúvida, agora. No País, cheias prenunciando grandezas. Mas nós, perdidos do horizonte de um novo amanhecer. Nossos políticos, em seus narcíseos arquipélagos, sob o falso deleite dos pés de murici, cada um a cuidar de si. E, infantes, todos nós a saborear o ilusório "sem porto" das bolsas... Nossa educação, entre as piores do mundo, morrendo na praia. Praia a não atingir, em sadio desenvolver-se, o cidadão (ser social), o profissional (o construtor pelo trabalho) e a pessoa (o ser transcendente).
Hora das cheias a sepultar solitárias cacimbas. E a nos enfrasar na esperança de janela em mim marcada desde a infância, rumo ao sustentável futuro!
Publicado originalmente no jornal O Povo, de Forteleza-CE, em 09/06/2008
3 Comentários:
Tempos de Vigílio Távora, temos de Carlos Jereissati!... Não dá para esquecer. Um "coronel" progressista e antenado no futuro. Artigo oportunissimo este que ganha elegância na pena de Marcondes Rosa. Parabéns.
Marcondes,
Acho que todos nós sonhamos com as cheias da esperança desaguando nos canais competentes, fazendo a limpeza necessária, e por fim lavando nossa alma.
Dalinha Catunda
Mais un texto do Sr. Marcondes que nos leva a pensar e ao mesmo tempo agir em defesa dos interesses do nosso Ceará.
Bérgson Frota
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial