Suaveolens

Este blog foi criado por um cearense apaixonado por plantas medicinais e por sua terra natal. O título Suaveolens é uma homenagem a Hyptis suaveolens uma planta medicinal e cheirosa chamada Bamburral no Ceará, e Hortelã do Mato em Brasília. Consultora Técnica: VANESSA DA SILVA MATTOS

Minha foto
Nome:
Local: Brasília, Distrito Federal, Brazil

Cearense, nascido em Fortaleza, no Ceará. Criado em Ipueiras, no mesmo estado até os oito anos. Foi universitário de agronomia em Fortaleza e em Recife. Formou-se em Pernambuco, na Universidade Rural. Obteve o título de Mestre em Microbiologia dos Solos pelo Instituto de Micologia da Universidade Federal de Pernambuco. Também obteve o Mestrado e o Doutorado em Fitopatologia pela Universidade de Brasília. Atualmente é pesquisador colaborador da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária da Universidade de Brasília.

12.5.08

JANELA DE ESPERANÇA

Por
Marcondes Rosa de Sousa

Cena histórica! O POVO e a Assembléia Legislativa lançam, no Plenário 13 de Maio, o livro "A construção do Ceará - Temas de história econômica", de Cláudio Ferreira Lima. Demócrito Dummar a meu lado, coube-me dela extrair as visões em abraço entre o logos (história real) e o mythos (história imaginada). Ensaio-e-erro a buscar um "sentido": o quebrar a flecha da paz, entre o guerreiro branco e Iracema. Moacir, o cearense filho da dor, a construir futuros por terras estranhas. Aqui, rios a oscilar entre a solidária grandiloqüência das cheias e o solitário das secas. Anos 60, VT e a União pelo Ceará; anos 80, o Pró-Mudanças, Celso Furtado, feito guru, o crescimento a metamorfosear-se em desenvolvimento.
.
Litoral e sertão, em luta histórica. A irmaná-los, a profecia do Conselheiro: "o sertão a virar mar, o mar a virar sertão". O caminho das águas, a bandeira branca. Agora, hegemonias em cacos, mas "caos produtivo". Nossa educação (indústria científico-cultural), entre as piores do mundo.Agricultura, nem mesmo a familiar. Indústria, o curto fôlego, só a da construção civil. Febre, a efêmera das bolsas (mercado e família). Inteligências múltiplas e verbo, em babel, na construção de ansiado amanhã.
.
"Janela de esperança" abre-nos a obra. Recobra-nos as cheias. Sepulta-nos solidões e arranhões. Reacende-nos a luminosidade do inacabado filme de Orson Welles e o "aqui tudo se mexe" dos cineastas nos festivais nacionais e internacionais que aqui realizamos.
.
No Museu Histórico e Antropológico, observa-nos, inquieto, o Bode Ioiô, ícone dos laços entre arte, política e boemia, a nos relembrar que, desde o 13 de Maio, o Ceará Moleque proclama que aqui o sol nasce mais cedo. E se não, repete-se a cena de, sonolento, ser vaiado, em plena Praça do Ferreira!
_____________________________
Publicado originalmente no jornal O Povo - em Fortaleza, a 12/05/2008
_____________________________
Foto 1: Praça Portugal em Fortaleza-Ceará (site skyscrapercity)
Foto 2: Bode Ioiô; documentário do Museu Histórico e Antropológico do Ceará.
_____________________________
NOTA DO BLOG: para ler a história do Bode Ioiô, coloque no campo PESQUISAR BLOG, a palavra IOIÔ e clique sobre as palavras PESQUISAR BLOG. Aí, você poderá ler a crônica de Bérgson Frota alusiva ao fato histórico. Também sobre a Vaia ao Sol, recupere a crônica de Marcondes Rosa de Sousa "O povo a vaiar o sol". Basta por a palavra vaiar. A crônica buscada surgirá logo abaixo da crônica do dia. Experimente.
_____________________________
Marcondes Rosa de Sousa, advogado, é professor da Universidade Federal do Ceará (UFC) e da Universidade Estadual do Ceará (UECe). É uma das maiores autoridades em educação do Brasil. Ex-presidente do Conselho de Educação do Ceará e do Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais de Educação, é Colunista do jornal " O Povo ", onde mantém seus artigos quinzenais.

3 Comentários:

Blogger Jean Kleber disse...

A erudita crônica do professor Marcondes Rosa não apenas trata de maneira elegante do recorrente tema de nosso desenvolvimento sustentável, como ensejou-me tratar de mais um recurso deste blog. A rastreabilidade. Ele faz alusão a dois fatos históricos: o "bode Ioiô" e a "vaia no sol". O leitor pode acessar facilmente crônicas que tratam deste temas mediante o PESQUISA BLOG. Basta colocar uma das palavras do título no campo PESQUISA BLOG e clicar ao lado. A crônica buscada vem na hora. Valeu Marcondes. Obrigado. Um abraço.

13.5.08  
Anonymous Anônimo disse...

Ler um texto do sr. Marcondes Rosa é presentear a inteligência, dado que o resultado por fim compensa o esforço.

Bérgson Frota

13.5.08  
Anonymous Anônimo disse...

Jean Kleber,

Inteligente e sensível, o tratamento que você deu a essa crônica. De minha parte, um esforço imenso por reproduzir apresentação de uns 30 minutos, na Assembléia Legislativa cearense sobre as bases de um movimento-apelo por um novo ciclo em nossa política, após Virgílio e o ´Pró-Mundanças. Daí, haver eu recorrido mais à sugerência do que a explicitação. Você, no entanto, perceptível, deu pistas (as do Bode Ioiô e da vai ao sol) e ao incansável trabalho deste jovem Bergson Frota, sobre nossa tradição e história.

Parabéns a você e ao Bergson, cujo trabalho acompanho e admiro.

Abrs. Marcondes Rosa

15.5.08  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial