Suaveolens

Este blog foi criado por um cearense apaixonado por plantas medicinais e por sua terra natal. O título Suaveolens é uma homenagem a Hyptis suaveolens uma planta medicinal e cheirosa chamada Bamburral no Ceará, e Hortelã do Mato em Brasília. Consultora Técnica: VANESSA DA SILVA MATTOS

Minha foto
Nome:
Local: Brasília, Distrito Federal, Brazil

Cearense, nascido em Fortaleza, no Ceará. Criado em Ipueiras, no mesmo estado até os oito anos. Foi universitário de agronomia em Fortaleza e em Recife. Formou-se em Pernambuco, na Universidade Rural. Obteve o título de Mestre em Microbiologia dos Solos pelo Instituto de Micologia da Universidade Federal de Pernambuco. Também obteve o Mestrado e o Doutorado em Fitopatologia pela Universidade de Brasília. Atualmente é pesquisador colaborador da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária da Universidade de Brasília.

10.5.08

MÃE E MESTRA

Por
Bérgson Frota
.
Diz uma antiga lenda que Deus, depois de criar a humanidade, preocupou-se em demasia com sua criação, e que não vendo outra saída, concedeu à mulher um pouco da fagulha de seu amor divino.
.
Esta dádiva faz com que a figura da Mãe encarne na Terra a mais perfeita e mais próxima forma de amor que Deus devotou e sempre devota aos homens.
.
Todas as Mães são portadoras de luz, diz-se até que ao levar no ventre o filho, em torno de sua cabeça para muitos, cuja sensibilidade é maior, vê-se um halo de flores, como se a saudar a nova vida em gestação.
.
Nos olhos daquela que espera, encontra-se uma luz, e muitos hão de dizer : é o pequeno ou a pequena que dentro dela cresce, e já deseja ver pelas pupilas da Mãe, o mundo que lhe espera.
.
Saúdo neste trabalho a todas as Mães, as pobres que com sacrifício lutam pela subsistência dos seus filhos, pelas Mães que com alegria encantam o rosto do filho preso ao leito, pelas Mães que já se foram embora nunca esquecidas, e finalmente pelas Mães que, com olhos enternecidos fitam o filho a mamar, envolvidas num êxtase de quase santidade
.
Mãe, três letras apenas. Como pode um texto em tão poucas linhas conter o sentimento de amor de um filho ? Como palavras, tão pobres e eternas traiçoeiras das intenções reais dos homens, podem exprimir a real candura dos teus beijos, o afeto dos teus olhos, o cuidado que tuas ações na incondicional e irrestrita doação de amor que gera ?
.
Na data em que se comemora o dia das Mães, quero desejar também à minha Mãe, de coração, com gratidão e amor, mesmo um quinto do que de suas mãos recebi, a boa direção, o afeto, e acima de tudo o amor incondicional que me deu, com isto me fazendo crer de forma mais segura e feliz nos meus semelhantes.
.
À Ruth Frota Catunda.
.
Mestra na profissão, pois era professora, hoje aposentada. Foi mestra também em casa junto aos filhos, meus irmãos com quem soube tratar assim também como a mim , incutindo em nós valores imutáveis de honra, lealdade e amor.
.
Fostes minha Mãe boa filha.
.
Sim, fostes aquela que esteve junto aos pais e por último os deixou. Fostes aquela que herdou o meio de vida de teu pai, conciliando de forma magistral a arte da farmácia com a da magistratura.
.
O que dizer em relação a meu Pai, a quem sempre tratastes com respeito, amor e sacrifício.
.
Teu exemplo para mim e meus irmãos é sagrado.
.
Teu abnegado sacrifício sempre para nos proporcionar o melhor, o mais aceitável e o justo.
.
Fonte eterna de puro amor, Mãe tu és o maior exemplo na terra que o Criador, na sua grande benevolência nos permitiu gozar.
.
Feliz dia das Mães minha Mãe, feliz dia das Mães a todas as Mães que com amor, dedicação e afeto, exercem com lucidez e coragem a sempre e insuperável virtude da maternidade.
________________________________________
Foto da homenageada: álbum de família da Srª. Ruth Frota Catunda
________________________________________
Publicado no jornal O Povo de Fortaleza-Ce, em 10.05.2008
________________________________________
Nota do blog: da mesma forma, o blog Suaveolens festeja o dia das mães com a crônica de Bérgson Frota em homenagem à sua mãe Ruth Frota Catunda.
________________________________________
Bérgson Frota, escritor, contista e cronista, é formado em Direito (UNIFOR), Filosofia-Licenciatura (UECE) e Especialista em Metodologia do Ensino Médio e Fundamental (UVA), tem colaborado com os jornais O Povo e Diário do Nordeste, desenvolvendo um trabalho por ele descrito de resgate da memória cultural e produzido artigos de relevância atual.

10 Comentários:

Blogger Jean Kleber disse...

Ruth Frota foi minha colega no Educandário N.S. da Conceição, assim como vários de seus irmãos, filhos de Idálio Frota. Curso primário. Todos muito meninos. Lembro com saudade de todas as alegrias daquele tempo. Dos jogos, das brincadeiras, das festas. Todos moram em meu coração.É portanto com grande prazer e emoção que publico a crônica do escritor Bérgson Frota, o filho. Obrigado, Bérgson. Vida longa para sua mãe e seu pai.Grande abraço a todos.

10.5.08  
Anonymous Anônimo disse...

Agradeço a postagem deste trabalho.Afinal uma crõnica sobre o dia das mães é tirar água de pedra, não pela falta de assunto mas por que o mesmo exige muita coragem e explícita subjetividade.Obrigado mais uma vez.

10.5.08  
Anonymous Anônimo disse...

Linda homenagem a dona Ruth, parabéns professor.

10.5.08  
Anonymous Anônimo disse...

Quando eu elogio seus trabalhos véi, mesmo de longe, não faço sem razão. Este é nota dez. Parabéns.

11.5.08  
Anonymous Anônimo disse...

Parabéns Bérgson, este trabalho está completo para o dia das mães, muito bem feito mesmo, só faltou nada.Beijos.

11.5.08  
Blogger Dalinha Catunda disse...

Bérgson,
Eu me junto a você nessa homenagem a dona Ruth, hoje muito minha amiga, e no passado, minha querida professora.
Parabéns a você pelo texto, e a dona Ruth pelo dia das mães.
Dalinha Catunda

11.5.08  
Anonymous Anônimo disse...

Falar de mãe é revelar nosso lado sempre menino (a), nossa vontade de pedir colo... Linda homenagem! Abraços. Ângela Rodrigues.

11.5.08  
Anonymous Anônimo disse...

Parabéns pela bela crônica Bérgson, na verdade fazer um trabalho assim é se expor, mas se expor por tal causa é muita coragem.

Hamilton Lima

12.5.08  
Anonymous Anônimo disse...

Brother parabéns, mais um né, todo mundo te dando, não vou ficar fora. Matéria legal de sua genitora.

Miltone

12.5.08  
Anonymous Anônimo disse...

Gostaria de agradecer aos gestores deste blog sempre sensíveis e de certa forma pioneiros em divulgar novos e questionadores trabalhos, sendo estes dos mais diversos autores. O texto acima comentado tem caráter mais subjetivo que de cunho público, ao fazê-lo quis homenagear minha Mãe, e coloquei também minha homenagem a todas as mães. Os comentários que recebí foram gestados da boa vontade de pessoas que perceberam minha intenção e mesmo assim não se furtaram de deixar seu nome e elogio. Agradeço a todos, e creiam-me ao comentá-lo vocês se engrandeceram e muito para mim. Obrigado.

13.5.08  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial