Suaveolens

Este blog foi criado por um cearense apaixonado por plantas medicinais e por sua terra natal. O título Suaveolens é uma homenagem a Hyptis suaveolens uma planta medicinal e cheirosa chamada Bamburral no Ceará, e Hortelã do Mato em Brasília. Consultora Técnica: VANESSA DA SILVA MATTOS

Minha foto
Nome:
Local: Brasília, Distrito Federal, Brazil

Cearense, nascido em Fortaleza, no Ceará. Criado em Ipueiras, no mesmo estado até os oito anos. Foi universitário de agronomia em Fortaleza e em Recife. Formou-se em Pernambuco, na Universidade Rural. Obteve o título de Mestre em Microbiologia dos Solos pelo Instituto de Micologia da Universidade Federal de Pernambuco. Também obteve o Mestrado e o Doutorado em Fitopatologia pela Universidade de Brasília. Atualmente é pesquisador colaborador da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária da Universidade de Brasília.

22.5.08

A INAUGURAÇÃO DO ARCO

Por
Bérgson Frota
.
No ano de 1953 nossa cidade (Ipueiras) recebeu a visita da imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima. Em decorrência dos milagres que ocorreram, foi permitida uma permanência maior da imagem na cidade, fato que levou a permissão da construção do arco um ano depois.
.
Somente cidades que tiveram na época o privilégio de uma maior duração da visita construíram arcos. O primeiro arco foi de madeira e menor que o atual, caiu numa tempestade. Chamaram então o mesmo arquiteto que fez o Cristo de Ipueiras, Pedro Frutuoso, e este terminou sua obra em 1954.
.
Na inauguração, elegeram a rainha do arco, duas princesas e seis damas, a foto é portanto deste evento. Nos meus arquivos, possuo esta foto, só que sem defeito e o nome das participantes.
Na perspectiva de quem vê a foto eis os nomes :
.
No centro: Eliza Maria Mello Mourão (rainha)
.
Na direita: Miraugusta Campos Farias (princesa), Maria Aglaê Bonfim Medeiros (dama), Cristina Alves de Souza (dama) Ruth Moreira Frota (dama)
.
Na esquerda: Solange Rosa de Sousa (princesa), Adelaide Marques Cavalcante (dama), Ivone Holanda (dama), Nazaré Belém Lima (dama).
_____________________________
Obs : A foto que segue pertence ao autor do artigo. Foi uma foto restaurada por um processo digital.
_____________________________
NOTA DO BLOG:
1- As jovens rainhas, princesas e damas citadas na legenda desta foto histórica, são hoje respeitadas avós. Sem dúvida contam estas ricas estórias aos atentos netos. Nossa homenagem e nossa saudade desses tempos tão belos. Para ver com mais detalhes, clique na foto.
_____________________________
Bérgson Frota, escritor, contista e cronista, é formado em Direito (UNIFOR), Filosofia-Licenciatura (UECE) e Especialista em Metodologia do Ensino Médio e Fundamental (UVA), tem colaborado com os jornais O Povo e Diário do Nordeste, desenvolvendo um trabalho por ele descrito de resgate da memória cultural e produzido artigos de relevância atual.

10 Comentários:

Blogger Jean Kleber disse...

Este texto, e sobretudo a foto, me comovem muito. Conhecí todas as meninas da foto e ainda hoje convivo com algumas delas, já avós. São amizades que vencem o tempo. Parabéns, Bérgon, por resgatar tão bem a nossa história.

22.5.08  
Anonymous Anônimo disse...

A publicação deste trabalho mais uma vez me leva a parabenizar a sensibilidade dos gestores do blog para com a história de Ipueiras, em especial ao Sr. Jean Kléber. Queria registrar que o Sr. Marcondes Rosa já o havia posto no blog Grupos, o que também merece também elogios, visto que não se trata da minha parte de um capricho estéril ter este trabalho de minha autoria re-publicado, mas sim de deixar também registrado o nome das exemplares figuras que participaram do evento.

22.5.08  
Anonymous Anônimo disse...

Professor é uma pena que só reste esta foto para registro de um evento tão importante que foi. Parabenizo-le pelo trabalho,destas conheci a Miraugusta, gente boa e a Cristina do Guarani uma jóia de pessoa também.


Toinha Lucena (a do Garrote)

22.5.08  
Anonymous Anônimo disse...

Bérgson parabéns por este resgate. É pena que só tenha uma foto mesmo para um evento tão importante. Deixar o nome das princesas, rainha, damas tudo isso tem muito valor se não muito hoje mais ainda amanhã.

23.5.08  
Anonymous Anônimo disse...

Bérgson seus trabalhos são importantes pois resgatam nossa memória. Eu como ipueirense tenho sempre percebido isso, aquele trabalho sobre a história da igreja foi nota dez e agora este do arco que apesar de já ter sido publicado eu não conhecia é excelente, eu também lí o do arco de Fátima, mas vou comentar os dois juntos, são dois excelentes trabalhos, estou vendo o meio de imprimir para guardar para futuras pesquisas.

Edzilene Soares Ribeiro

23.5.08  
Anonymous Anônimo disse...

Gostaria que o povo ipueirense espalhado pelo grande Brasil valorizasse e se manifestasse nas grandes matérias que este site divulga. Parabéns Bérgson Frota, pena que a maioria das personagens da foto já tenham morrido, foi uma homenagem em tanto.

Eurismar Linhares

25.5.08  
Anonymous Anônimo disse...

Parabéns ao autor e ao blog, matéria super interessante.

Valdênia

26.5.08  
Blogger Dalinha Catunda disse...

Bérgson tem resgatado bons capitulos da história de Ipueiras.
O Arco Triunfal em homenagem a imagem peregrina é um marco importante em nossa cidade. Nossa Senhora de Fátima realmente se transformou na mãe maior de nossa cidade. Cantam: minha Tia Isa Catunda e minha mãe Neuza Aragão que minha Avó dona Rosina foi cega para a igreja e voltou enxergando.
A fé dos ipueirenses na virgem santa é muito grande. Somos um povo em sua maioria católico.
Dalinha Catunda

26.5.08  
Anonymous Anônimo disse...

Novamente gol de placa mermão. Aqui em Cuiabá acompanho seus trabalhos. Desculpe a demora em aparecer, estive no interior. Mais uma vez parabéns pelos artigos.

27.5.08  
Anonymous Anônimo disse...

Parabéns pelo trabalho de resgate Bérgson Frota. Valew.

27.5.08  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial