Marcondes Rosa de Sousa
.
Prostrou-me, em súbita emoção, a trágica notícia. Ao lado de Demócrito, estivera eu, ao se lançar, entre líderes da terra, a obra A construção do Ceará - Temas da história econômica, de Cláudio Ferreira Lima , ali propondo o resgate da sintaxe perdida em nossa política, no alternar-se das solidárias cheias e das solitárias secas de nossos rios.
.
A custo, recobro o lado construtivo da emoção. É do “escrever é espantar-se” que extraio do barro do chão cotidiano, a “psicanálise e metafísica do mundo” a nos lastrear o projeto, sadios cúmplices os dois, desde os anos 80, quando, esgotada a União pelo Ceará, Celso Furtado reunia-nos dos então jovens empresários do CIC às mais avançadas correntes de esquerda: “o crescimento econômico a se metamorfosear em sustentável desenvolvimento”. Pontos e contrapontos a compor acorde. Universidades a transpor muros, nas praças, campos e ruas. Literatura, arte, cinema, em simpósios e festivais aqui (nacionais e internacionais). Programas de responsabilidade social e de educação a distância.
.
Com assento na Fiec, vistas “indústrias sem chaminés” nossas instituições de ensino superior. Histórica parceria. É o cotidiano da vida na pauta de projeto plural, sob o diapasão do “quebras comigo a flecha da paz?”, entre Iracema e o guerreiro branco, a ter por símbolo de agora a sinfonia regida pelo maestro Koellreutter, na reinauguração do Teatro José de Alencar, onde ruídos da obra concertavam-se com violinos e vozes, no desenho do solidário e plural. Uma saudade!
.
Mas, ícone maior a decantar, de Demócrito Rocha, o poema Rio Jaguaribe. E a desaguar, na solidária água grande e no Longo amanhecer de Celso Furtado. Dele, diria o poeta Manuel Bandeira - no alto, São Pedro, bonachão, a convidá-lo: “Entra, Demócrito, você aqui não precisa pedir licença”!
______________________________
Artigo publicado originalmente no jornal O Povo - Fortaleza-Ce, em 28/04/2008
______________________________
Marcondes Rosa de Sousa, advogado, é professor da Universidade Federal do Ceará (UFC) e da Universidade Estadual do Ceará (UECe). É uma das maiores autoridades em educação do Brasil. Ex-presidente do Conselho de Educação do Ceará e do Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais de Educação, é Colunista do jornal " O Povo ", onde mantém seus artigos quinzenais.
2 Comentários:
Marcondes Rosa de Sousa, colaborador do blog Suaveolens, é, antes disso, articulista do jornal O POVO. É com muito prazer que publicamos a justa homenagem de nosso amigo Marcondes ao jornalista Demócrito Rocha Dummar.
É lamentável o falecimento de Demócrito Dummar, diretor-presidente do grupo decomnicção O Povo.
Jornal bem democrático onde publico há mais de sete anos como colaboradora.
Com certeza essa morte repentina abala todos nós.
Dalinha Catunda
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial