Suaveolens

Este blog foi criado por um cearense apaixonado por plantas medicinais e por sua terra natal. O título Suaveolens é uma homenagem a Hyptis suaveolens uma planta medicinal e cheirosa chamada Bamburral no Ceará, e Hortelã do Mato em Brasília. Consultora Técnica: VANESSA DA SILVA MATTOS

Minha foto
Nome:
Local: Brasília, Distrito Federal, Brazil

Cearense, nascido em Fortaleza, no Ceará. Criado em Ipueiras, no mesmo estado até os oito anos. Foi universitário de agronomia em Fortaleza e em Recife. Formou-se em Pernambuco, na Universidade Rural. Obteve o título de Mestre em Microbiologia dos Solos pelo Instituto de Micologia da Universidade Federal de Pernambuco. Também obteve o Mestrado e o Doutorado em Fitopatologia pela Universidade de Brasília. Atualmente é pesquisador colaborador da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária da Universidade de Brasília.

19.4.08

PARABÉNS BELA FORTALEZA

Por
Bérgson Frota
.
Começar um artigo sobre o teu aniversário evocando o passado muitos já fizeram. Não, não quero falar do começo, quero falar do agora, do hoje. Sim, da Fortaleza atual que cresce e brilha, que se destaca em várias áreas orgulhando seu povo.
.
Um dia fostes uma pequena vila, e antes de se tornar capital olhavas para a poderosa Recife, cuja a história rica e a extensão da autoridade submetia as terras hoje a ti pertencentes, mas cresceu e soube impor-se no cenário regional e nacional.
.
Teu progresso se deu lento, mas firme, não ostentas palácios barrocos, e do período tens poucas igrejas, mas constrói os prédios que o século XXI germina.
.
Tuas praças trazem a complexa arquitetura atual, revestida de grandes avenidas, tu riscas na terra os caminhos que levam às faculdades, shopings e parques.
.
A natureza foi generosa contigo, encheu-te com um colar de praias, cada uma mais bela que a outra. Tuas dunas povoam o litoral e as que antes eram mutáveis são hoje mais estáveis e fonte de turismo.
.
Terra de Iracema, pátria alencarina, loura desposada ao sol, são nomes que teus filhos te deram e a ti em melancólica saudade se referem. Sim, pois o cearense vai longe, mais te carrega como coração do Estado dentro do peito.
.
E como Alencar, o escritor que cantou Iracema, parece ser lícito dizer que a saudade do teu povo é a maior, e a mais forte.
.
Tuas noites não roubam do céu o brilho das estrelas, até os arranha-céus, cada vez mais altos parecem sugerir antes um encontro a um confronto com elas.
.
A lua cheia, quando se reflete nas espumantes ondas que morrem na tua longa orla, retrata na imaginação o brilho de um cristal prateado quebando-se e dividindo-se ao sabor do vai-e-vem infinito das marés.
.
Do alto, quando vistas à noite, o brilho das luzes, espalhadas em teu campo povoado, deixa pasmo quem de lá vê, e se de dia se observar, parece um postal que bem decora ao brilho do sol, teu título de terra da luz.
.
Este é um pequeno texto que encerra uma grande homenagem, nada foi referido a datas e pouco se aludiu da tua fundação e história, mas muito se disse em poucas linhas do teu presente, refletindo nele um futuro maior.
.
Completou no dia 13 de abril, 282 anos, mas tua idade nunca foi contada, nem sequer cantada, pois vives num eterno e sempre presente, és sempre a eterna e bela terra onde Iracema deitou e acalentou até os últimos instantes a vida do teu primeiro habitante.
.
Parabéns pelo progresso, pelas belezas naturais e as que com ousadia em ti por teus filhos foram e continuam sendo erguidas. Não fostes uma metrópole criada, tornartes metrópole por si só.
.
És hoje cosmopolita, acolhendo pessoas de todo mundo. Segue pois teu destino, firma com força na história o grande e rico papel que o presente te exige e o futuro de ti espera.
______________________
Foto : (mesquita.blog.br)
Publicado no "O Povo", de Forteleza-Ceará, em 19.04.2008
______________________________
Bérgson Frota, escritor, contista e cronista, é formado em Direito (UNIFOR), Filosofia-Licenciatura (UECE) e Especialista em Metodologia do Ensino Médio e Fundamental (UVA), tem colaborado com os jornais O Povo e Diário do Nordeste, desenvolvendo um trabalho por ele descrito de resgate da memória cultural e produzido artigos de relevância atual.

10 Comentários:

Blogger Jean Kleber disse...

Comemorando o aniversário de Fortaleza, o Suaveolens apresenta esta bela crônica do escritor Bérgson Frota. Obrigado, Bérgson, por esta bela homenagem à minha cidade natal.

19.4.08  
Anonymous Anônimo disse...

É a cidade Mãe de todos nós cearenses, a rapidez e presteza do blog Suaveolens em publicá-la (a crônica laudatória), demosntra de fato o amor genuíno que todos os cearenses, visto que seu gestor também o é, de prestar laudas a grande e maravilhosa cidade do nordeste do Brasil.


Bérgson Frota

19.4.08  
Anonymous Anônimo disse...

Lindo trabalho Bérgson, só peço que não esqueça Ipueiras. Parabéns.

19.4.08  
Anonymous Anônimo disse...

Fortaleza é de fato uma cidade linda, uma cidade maravilhosa. Quem tem alma cearense como eu, sem ser de fato me curvo diante dos elogios deste trabalho. Parabéns Bérgson Frota.

19.4.08  
Anonymous Anônimo disse...

Amigo conheço pouco Fortaleza, mais acredito nas belezas desta nossas Capital, não se esqueça do que a Maria Alice disse, sempre lembre de Ipueiras. Abraços e parabéns pelo trabalho.

20.4.08  
Anonymous Anônimo disse...

Oi Bérgson, achei estranho falar de Fortaleza, o que aconteceu com nossa Ipueiras que você sempre destaca nos seus trabalhos? Lí sobre o colégio São joão e agora Fortaleza? Não nos esqueça, Ipueiras tem ainda muita coisa a ser explorada. Mas depois desta bronca (rsrsrs), parabéns, seus trabalhos sempre são muito cativantes.

Lurdinha

20.4.08  
Blogger Dalinha Catunda disse...

Bérgson,
Parabéns por esse espírito cearense, sempre prestigiando A capital, o interior, o passado o presente, com a categoria que lhe é peculiar.
Dalinha Catunda

20.4.08  
Anonymous Anônimo disse...

Bérgson seu trabalho é notável por duas coisas, uma você nao aludiu muito sobre a criação da cidade e dois você procurou destacar somente aspectos positivos, tudo num texto impecável. Toda cidade tem aspectos negativos, mas pelo amor de Deus falar em assalto e ruas mal iluminadas num artigo sobre aniversário é o fim da picada, graças voc~e não fez. Moro no Acre há 25 anos,mas em hipótese alguma tiro Fortaleza do meu coração, sou feliz aqui, amo Rio Branco, mas em quem vai convencer um cabra da peste cearense a transformar Rio Branco em Cidade Maravilhosa ? Minha Cidade Maravilhosa é e será sempre Fortaleza, quer dizer a Bela, Bela Fortaleza.

22.4.08  
Anonymous Anônimo disse...

Agradeço a todos que de forma gentil e pessoal expressaram elogios ao meu trabalho. Quanto a esquecer Ipueiras, nunca, mas Fortaleza para mim é um extensão de Ipueiras e parabenizá-la é parabenizar o Ceará. Ao último comentário que presumo ser de um primo distante, haja vista ser eu tammbém moreira, queria dizer que concordo, sem cair num bairrismo doentio, para um cearense que ama de fato sua terra só há uma cidade maravilhosa no Brasil, e certamente esta é a bela, bela Fortaleza.Com perdão as outras mas, são cidades simpáticas.

22.4.08  
Anonymous Anônimo disse...

Gostaria de deixar claro aqui que apesar de para mim ser Fortaleza a Cidade Maravilhosa do Brasil respeito a opinião dos que daqui saíram e se consideram cearenses hoje consideram maravilhosas outras "povoações" deste imenso Brasil.

O Autor

22.4.08  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial