Suaveolens

Este blog foi criado por um cearense apaixonado por plantas medicinais e por sua terra natal. O título Suaveolens é uma homenagem a Hyptis suaveolens uma planta medicinal e cheirosa chamada Bamburral no Ceará, e Hortelã do Mato em Brasília. Consultora Técnica: VANESSA DA SILVA MATTOS

Minha foto
Nome:
Local: Brasília, Distrito Federal, Brazil

Cearense, nascido em Fortaleza, no Ceará. Criado em Ipueiras, no mesmo estado até os oito anos. Foi universitário de agronomia em Fortaleza e em Recife. Formou-se em Pernambuco, na Universidade Rural. Obteve o título de Mestre em Microbiologia dos Solos pelo Instituto de Micologia da Universidade Federal de Pernambuco. Também obteve o Mestrado e o Doutorado em Fitopatologia pela Universidade de Brasília. Atualmente é pesquisador colaborador da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária da Universidade de Brasília.

14.2.13

Carnaval, saudades de Aracati


Por
Bérgson Frota 

Acordei cedo, quarta-feira, Deus, fim de carnaval.
A casa alugada cheia de redes penduradas e foliões a recuperarem forças num sono profundo. Era já nove para dez da manhã.
Tratei de me despedir com um banho frio na piscina da pousada lembrando da praia próxima de Canoa Quebrada, agora só lembrança. Na casa alguns já despertos procurando roupas e rapidamente pondo nas mochilas.
Outros procurando água de coco ou água comum, a sede chegava forte.
Na verdade não havia bagunça, só confusão, e isso na ampla casa que durante a noite fazia o vento forte pelo telhado assobiar.
Havíamos elegido um dia antes quem não iria beber, era esse que ia nos levar com segurança para casa e escapar da atual e rígida lei de trânsito.
Mas e o carnaval ?
Foi um dos melhores. Aracati tem a beleza do carnaval cearense na medida certa. Praias e gente acolhedora, distante de confusões, de briga e perigos.
Os quatro dias foram de alegria, de folia saudável, de precauções necessárias e mesmo na bebida com a responsabilidade devida.
A alegria só ficou menor porque sabíamos que na quarta-feira voltaríamos para casa. Para o batente, para a batalha diária.
Mas deixa pra lá, quem vai perder tempo em se importar. Aracati vai nos esperar no próximo ano, e assim como este, teremos a certeza que será um carnaval inesquecível.
Para Aracati e seu povo hospitaleiro hum milhão de obrigados. Partimos cheios de saudade, mas também de alegria, pois sabemos que passamos lá o melhor dos carnavais no Ceará.

Foto da praia de Canoa Quebrada do site : guiace.com.br
                                                                                                             


Bérgson Frotaescritor, contista e cronista, é formado em Direito (UNIFOR), Filosofia-Licenciatura (UECE) e Especialista em Metodologia do Ensino Médio e Fundamental (UVA), tem colaborado com os jornais O Povo e Diário do Nordeste, desenvolvendo um trabalho por ele descrito de resgate da memória cultural e produzindo artigos de relevância atual.   

1 Comentários:

Blogger Jean Kleber disse...

Parabéns, amigo. Bela crônica.

14.2.13  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

Links para esta postagem:

Criar um link

<< Página inicial