Suaveolens

Este blog foi criado por um cearense apaixonado por plantas medicinais e por sua terra natal. O título Suaveolens é uma homenagem a Hyptis suaveolens uma planta medicinal e cheirosa chamada Bamburral no Ceará, e Hortelã do Mato em Brasília. Consultora Técnica: VANESSA DA SILVA MATTOS

Minha foto
Nome:
Local: Brasília, Distrito Federal, Brazil

Cearense, nascido em Fortaleza, no Ceará. Criado em Ipueiras, no mesmo estado até os oito anos. Foi universitário de agronomia em Fortaleza e em Recife. Formou-se em Pernambuco, na Universidade Rural. Obteve o título de Mestre em Microbiologia dos Solos pelo Instituto de Micologia da Universidade Federal de Pernambuco. Também obteve o Mestrado e o Doutorado em Fitopatologia pela Universidade de Brasília. Atualmente é pesquisador colaborador da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária da Universidade de Brasília.

13.2.13

Sobre Bento XVI e uma nova Igreja Católica


Por
Bérgson Frota       

            A notícia divulgada recentemente sobre a renúncia do papa Bento XVI, causou surpresa no mundo, seu ato lembrou-nos o de Celestino V, que em 1294 deixou o papado, vindo a falecer dois anos depois.
            A atitude não pode ser considerada incoerente, pois que ao completar em abril deste ano 86 anos, o papa já sofria com o peso da idade, sendo pois em várias ocasiões internado e usar recentemente divulgado um marca-passo.
            Sua idade avançada, os problemas de saúde e sua clara lucidez o fizeram tomar esta atitude de extremo sacrifício pela renúncia, mas de louvável valor no que tange o fato de com responsabilidade dolorida constatar não ter mais forças necessárias para conduzir com êxito como ele mesmo disse “a Nave de Pedro”.
           Louvado seja pois seu ato.
            Quanto a Igreja Católica, esta precisa acordar agora para a realidade das mudanças que não param de surgir.
            A Europa detém o maior número de cardeais aptos a votar no próximo conclave, no entanto possui apenas 24% de sua população católica, a América que detém 48% dos católicos, não chega a ter tantos cardeais, para se ter uma idéia no próximo conclave somente cinco cardeais brasileiros terão direito a voto.
            Faz-se necessário entender que a África e a Oceania também possuem muitos católicos e minguados cardeais.
            Recentemente divulgou-se pela imprensa da dura resistência dos cardeais europeus em votarem para o cargo de Sumo Pontífice um sul-americano ou um africano. Tal resistência só vai isolando a fechada política do Vaticano. Um papa italiano, francês, húngaro ou espanhol falará fraco e distante para o povo e as necessidades espirituais dos países emergentes e do “terceiro mundo”.
             Para tudo existe o bom senso, este conclave próximo mostrará de fato as lúcidas intenções da maioria dos cardeais (que são europeus).
             A igreja católica perde seguidores de forma assustadora nos países onde antes estavam a maior parte de seu rebanho para seitas evangélicas e outros cultos, isso com o devido respeito.
            As decisões de caráter religioso e coerente devem e de forma urgente prevalecer neste conclave. Infelizmente a Europa ao escolher como papa mais um europeu, perderá a chance de reconhecer uma nova ordem mundial e a verdadeira universalidade do culto que prega.
                                                                                    
                                        Bérgson Frota, escritor, contista e cronista, é formado em Direito (UNIFOR), Filosofia-Licenciatura (UECE) e Especialista em Metodologia do Ensino Médio e Fundamental (UVA), tem colaborado com os jornais O Povo e Diário do Nordeste, desenvolvendo um trabalho por ele descrito de resgate da memória cultural e produzindo artigos de relevância atual.    
                                                                          
                      Foto do Papa – site : notícias.gospelmais.com.br

6 Comentários:

Blogger Jean Kleber disse...

Excelente texto, caro Bérgson. Parabéns!

13.2.13  
Anonymous Marcelo Catunda disse...

Fico confuso primo com tantas mudanças. Um horizonte enevoado é o que vejo. Abraços e parabéns pelo texto.

13.2.13  
Blogger Bergson Frota disse...

Agradeço as palavras elogiosas do sr. Jean Kleber e do primo Marcelo, respondendo a este último concordo com você é "sinistro" o horizonte que também vejo.

14.2.13  
Blogger Jean Kleber disse...

Recebi pelo yahoo, o seguinte comentário de nosso conterrâneo Tadeu Fontenele

"Mais um excelente e oportuno trabalho do nosso Bergson. Como católico, que esta renúncia seja logo superada. Como leitor e acompanhante atento do que é registrado na mídia, minha curiosidade para que os fatos sejam esclarecidos e mostradas as verdadeiras razões do ato que surpreendeu todo o mundo. Tadeu Fontenele."

14.2.13  
Anonymous Tadeu Fontenele disse...

Caro Jean Kleber,
O seu blog já é rico de informações. Tanto que, hoje, um amigo que de há muito não o via, pediu-me informações sobre a presença do Luiz Gonzaga em Ipueiras, registro que ele sabia que tenho. Logo pensei naquele belo trabalho de inserção de fotos e desenhos que você fez nos relatos meu e do Zequinha Bento, que fazem parte do acervo do Suaveolens. Confesso que não foi muito fácil localizar, pois tive que clicar em todas as edições mensais até o mês de ago/2008. Reconheço que, embora excelente “datilógrafo” (uso rapidamente os 10 dedos no teclado) não tenho a mesma perfomance nos atalhos dos hardwares e softwares para ter respostas rápidas, oportunas para situação como esta que surgiu hoje. Assim, já preparado para outras investidas, peço que o amigo me oriente como posso fazer do seu blog um Google, onde, através de palavra chave, localize aquilo que quero pesquisar: uma poesia da Dalinha, uma crônica do Bergson, um conto do Alpiano, uma letra de música do Carlitto (agora com dois tês), enfim, tudo que diz respeito a nossa Ipueiras e a outros rincões que, com maestria você tem inserido no grande Suaveolens. Abraços para você e todos de seu lar doce lar.

Francisco Tadeu
tel- 085-8897-0992
tadeufontenele@uol.com.br

18.2.13  
Blogger Marcondes Rosa de Sousa disse...

Oportunas, as posições aqui lançadas,sobre Ipueiras, os ipueirenses e o nosso grupo. Um abraço a todos.

11.3.13  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial