Suaveolens

Este blog foi criado por um cearense apaixonado por plantas medicinais e por sua terra natal. O título Suaveolens é uma homenagem a Hyptis suaveolens uma planta medicinal e cheirosa chamada Bamburral no Ceará, e Hortelã do Mato em Brasília. Consultora Técnica: VANESSA DA SILVA MATTOS

Minha foto
Nome:
Local: Brasília, Distrito Federal, Brazil

Cearense, nascido em Fortaleza, no Ceará. Criado em Ipueiras, no mesmo estado até os oito anos. Foi universitário de agronomia em Fortaleza e em Recife. Formou-se em Pernambuco, na Universidade Rural. Obteve o título de Mestre em Microbiologia dos Solos pelo Instituto de Micologia da Universidade Federal de Pernambuco. Também obteve o Mestrado e o Doutorado em Fitopatologia pela Universidade de Brasília. Atualmente é pesquisador colaborador da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária da Universidade de Brasília.

16.10.12

15 de Outubro – Dia do Professor!

15 de Outubro – Dia do Professor!
Por

Ângela Rodrigues Gurgel


Ser professor é praticar a decência contra o despudor, a liberdade contra o autoritarismo, a autoridade contra a licenciosidade; é lutar, constantemente contra qualquer forma de discriminação. 

É ser um semeador cuja habilidade maior é cultivar terrenos de todas as espécies usando como instrumentos a palavra, o respeito, a dedicação e a esperança. 

Essas ferramentas, no mínimo peculiares, utilizadas no exercício diário do professor transformam sua ação numa espécie de agricultura mágica que possibilita não só o alimento do corpo, mas também do espírito. 

O professor é esse ser real, mas, ao mesmo tempo, mítico, porque lança sementes àqueles que serão os profissionais do futuro. 

Sua missão fomenta a transformação, a renovação e a vitalidade de novas colheitas e novos frutos. 

Ser um educador/semeador significa proporcionar aos aprendizes das salas de aula do mundo os saberes necessários à realização dos sonhos e da transcendência. 

O professor garante às novas gerações a autoconfiança necessária para ousar, para realizar e para concretizar os sonhos individuais e coletivos que compõem a história da humanidade. 

Acreditando na educação como fonte de luz para os novos amanhãs o professor transforma o binômio ensino-aprendizado num passaporte rumo à viagem repleta de aventuras do conhecimento. 

Que neste dia 15 de Outubro, todos nós, artesãos de sonhos, possamos crer que nosso maior presente é esculpir idéias, transformar vidas e renovar nosso saber! Parabéns Mestres!

Figura do professor: site not1.xpg.com.br/professor-ideal-qualidades-e-acoes-de-bons-educadores-educacao/

Ângela M. Rodrigues de Oliveira P. Gurgel, poetisa, nasceu em Mossoró-RN, tendo vivido em outras cidades do Rio Grande do Norte (Almino Afonso, Caraúbas, Caicó e Natal) e do Pará (Tucuruí e Marabá). Atualmente mora em Mossoró-RN. Graduada em Ciências Sociais, cursa atualmente Filosofia na UERN (Universidade do Estado do RN) e Direito na UnP (Universidade Potiguar). Já exerceu o cargo de Secretária de Educação em Caráubas, onde também foi Diretora de uma escola de Ensino Médio.

1 Comentários:

Blogger Jean Kleber disse...

Seja bem vinda de volta ao Suaveolens. A honra é nossa!

16.10.12  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial