Suaveolens

Este blog foi criado por um cearense apaixonado por plantas medicinais e por sua terra natal. O título Suaveolens é uma homenagem a Hyptis suaveolens uma planta medicinal e cheirosa chamada Bamburral no Ceará, e Hortelã do Mato em Brasília. Consultora Técnica: VANESSA DA SILVA MATTOS

Minha foto
Nome:
Local: Brasília, Distrito Federal, Brazil

Cearense, nascido em Fortaleza, no Ceará. Criado em Ipueiras, no mesmo estado até os oito anos. Foi universitário de agronomia em Fortaleza e em Recife. Formou-se em Pernambuco, na Universidade Rural. Obteve o título de Mestre em Microbiologia dos Solos pelo Instituto de Micologia da Universidade Federal de Pernambuco. Também obteve o Mestrado e o Doutorado em Fitopatologia pela Universidade de Brasília. Atualmente é pesquisador colaborador da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária da Universidade de Brasília.

26.9.12

O Carnaval Eleitoral

Por
Bérgson Frota      

Passo lentamente na Av. Santos Dumont, o dia já está acabando, e o carro a avançar com dificuldade. Uma passeata de um candidato, não sei o nome, e o enfado de um dia todo de trabalho a me cansar.
Aciono o botão interno da paciência.
Uma garota bate insistente no vidro da porta do carro e o baixo pela metade, me entrega uns “papéis”, pequenos santinhos. Na frente rapazes e moças com bandeiras de um candidato.
O trânsito vai lento, devo contornar parte da Praça Portugal e logo entrar na Av. Dom Luís.
O dia está escurecendo, as luzes da cidade começam a acender . Muitas buzinas, gritaria. Logo os vultos ficam quase a parecer sombras a interromperem o trânsito, já lento e caótico de Fortaleza.
Ligo o som e uma suave música parece inundar o ambiente com calma. Lá fora o engarrafamento diário, mas que infelizmente a cada dia   tornar-se maior.
Finalmente em casa, entro com outros no elevador. Silenciosos, acho-os tensos. Estou cansado.
Aos poucos vou ficando só.
O elevador continua a subir, finalmente meu andar.
Caminho até o meu apartamento, entro, e sem perceber vejo a propaganda me entregue no trânsito caída no piso. Foto de um sujeito gordo, sorridente e maquiado, embaixo o nome e o número.
Caminho em direção ao quarto. Ligo a TV, trocando de roupa preparo-me para um banho.
Da janela vejo a comitiva que está agora passando em frente ao meu prédio.
Demoro pouco, e sigo para o banho.
Penso no “custo” da democracia, e finalmente em todas as promessas das propagandas eleitorais, cuja maioria nunca serão cumpridas.
Vem-me a idéia de um carnaval eleitoral, feito a nossa revelia, me conforta a idéia de que logo passará.
Deixo a mente vagar, o som da água a banhar-me parece levar de mim todos os aborrecimentos do dia.                                                      

Foto da passeata   site: heitorgregorio.com.br/page/18/

Bérgson Frota, escritor, contista e cronista, é formado em Direito (UNIFOR), Filosofia-Licenciatura (UECE) e Especialista em Metodologia do Ensino Médio e Fundamental (UVA), tem colaborado com os jornais O Povo e Diário do Nordeste, desenvolvendo um trabalho por ele descrito de resgate da memória cultural e produzindo artigos de relevância atual.

                                                                             

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial